11 junho 2007

As coisas bizarras que nos aparecem...

Tenho aqui uma Pen usb dum colega meu, em que ele me diz que não consegue apagar umas coisas que gravou nela.
Pois claro que não, com os nomes que as pastas e ficheiros têm!
Não é a primeira vez que vejo tal coisa e até hoje estou para descobrir como é que conseguem esta façanha...
Isto foi feito (segundo o dono da Pen) no WinXP com um copiar por "drag & drop", e apreciem bem o resultado:
O erro que dá ao apagar.




Parte do conteúdo de pastas e ficheiros.






Parte da árvore de directórios.

Ora bem, dá para ver perfeitamente que todos (ou quase) os ficheiros têm caracteres "proibidos" no nome (como =*<>, etc) e têm caracteres que não pertencem ao charset usado... já a montei com utf8 e com iso8859-15 e tenho sempre caracteres malucos... de qualquer maneira, o próprio windows que os gravou agora não consegue apagá-los. Renomeá-los também não é possivel.

Além destes nomes marados, há tamanhos de ficheiros mal informados: vários acusam 1,5Gb e esta Pen é de apenas 128Mb.
Ok, filesystem corrupto... mas não deixa de ser estranho que este filesystem com toda esta trapalhada anda assim há mais de um mês e tem dado para gravar outras pastas e posteriormente apagá-las.

É para formatar... mas realmente eu gostaria de saber como é que se conseguem estas façanhas, porque eu não as consigo fazer :)

Abraços
ArameFarpado

11 comentários:

Usei o xispe durante muitos anos e nunca me aconteceu isso. Que tripalhice...

boas! isso ja me aconteceu! e desconfio que tenha sido no computador artilhadinho de todo o tipo de badware, que um colega meu tem! inclusive quando meto a minha pen
nessa maquina, se ele tiver a a tocar alguma coisa no media player, o computas insiste a a copiar os ficheiros de musica pra pen! lol


luis

Esse tipo de problema me ocorreu num cartão de memória da minha câmera HP. Usava o modo PPTP (não me lembro se é assim mesmo...) no linux e não me aparecia para desmontar o volume encontrado. Resultado: apareceram diversos diretórios que não deveriam estar lá, arquivos com mais de 2Gb (meu cartão é de 256Mb!) e tive que formatar na ignorância meu cartão. Após mudar para modo USB Mass Storage, me aparece a opção de desmontar o volume e nunca mais apareceram arquivos/diretórios esquisitos...

Para apagar ficheiros difíceis: http://winhlp.com/WxCannotDelete.htm

Pois... é que estas coisas só são conseguidas por certas pessoas com habilidades especiais :)

Ok, possiblidades, mas o pc onde isto foi feito não tem badware, na verdade aquele windows nunca mais voltou a ser ligado à net depois de reinstalado.

A situação da desmotagem já me ocorreu... será que ele retirou a pen sem antes a "preparar para remoção" como é feito no windows? mas será que isso ia fazer tal trapalhada? não sei...

e duvido que as dicas dadas em
http://winhlp.com/WxCannotDelete.htm
sirvam de alguma coisa, quando se tem caracteres proibidos nos nomes de ficheiros... é que qualquer acção que se tenta neles, mesmo em linha de comandos, retorna que o ficheiro nao existe.

Esse problema acontece pq a fat perdeu a parte da tabela relacionada ao tamanho dos arquivos, eles continuam lá. Tem alguns programas que permitem que ela seja restaurada e vc nao perde os dados.

Chama o Victor!

A primeira vez que uma coisa dessas me aconteceu foi para aí em 87/88 num SO que se chamava MS-DOS...
Naquela altura ainda se conseguiu recuperar alguma coisa com o PcTools, para aí na 1ª incarnação...
Sim, penso que licio tem toda a razão em afirmar que tem a ver com a FAT.
Existe, ainda, a hipótese de recorrer ao suporte da M$, eh... eh... eh...

@braço.

PS: O comentário anterior, "Chama o Victor" foi da minha autoria. Aguardei por alguns link's mas nada. Bolas!

A tabela FAT é o mapa de alocação, é onde está defenido o espaço livre, ocupado e por quem... não pode ter sido só a fat... a tabela root também tem que estar corrompida pois é nessa que ficam os nomes de ficheiros e directorias, além disso o próprio tamanho do volume estava corrompido também...

Recuperar? Nããã, não estava lá nada que valesse a pena esse trabalho...
Levou com um mkfs.vfat nos queixos que põs-se logo em sentido ;)


A única vez que "vi" e percebi o que tinha acontecido, mas mesmo assim não ficou uma trapalhada tão grande, foi quando no win95, faltou a luz com o defrag a funcionar: algumas pastas passaram a ser reconhecidas como ficheiros e o conteúdo delas sumiu-se... mas não ficou com caracteres estranhos nos nomes, esta coisa de aparecer estes caracteres já a vi várias vezes mas nunca consegui perceber o que é que a provoca... provavelmente nem a MS sabe porque ;)