23 julho 2007

Computadores para crianças.

Neste momento existe uma competição para achar o computador ideial para crianças, para o projecto "um laptop para cada criança".

Os computadores que concorrem são giros, pequenos para serem transportados por crianças e têm que ser resistentes a embates, muito mais resistentes que os convencionais laptops, por isso estes Pc's não têm disco rijo, e em vez disso, têm uma memória flash a substituí-lo, entre outros detalhes.
Agora o mais engraçado é todos eles usarem um sistema operativo que, também pela experiência no campo que também tenho tido e posso afirmá-lo, provou ser resistente a crianças de tenra idade. Então, este é movido pelo Mandriva, enquanto este é movido pelo Red Hat... e este parece-me ser o mesmo mas com outras cores, e o desktop dele não deixa dúvidas.

Então e não trazem o Windows Vista (já vi perguntar)? Pois não, por várias razões:

  • 1º porque estes Pc's precisam ser baratos.
  • 2º porque não têm memória nem outros recursos estupidamente exagerados para sustentar um sistema tão guloso... para que o Vista funcionasse nestas máquinas teria primeiro que levar um valente clister.
  • 3º porque é para ser usado por crianças... crianças daquelas que ainda não lêm o que está escrito nos botões que carregam, que exploram tudo o que lhes aparece na frente e vão descobrindo o que é cada botão vendo o que cada um deles faz, e não pelo que lá está escrito... crianças que carregam à mão cheia no teclado, que conseguem as coisas mais mirabolantes que já vi acontecer em computadores. Meter qualquer sistema windows nas mãos de crianças assim, seria criar brinquedos para durar em média uma semana, e não é isso que se pretende.
Pretende-se que seja um computador para crianças usarem e aprenderem, não um computador para ser usado por adultos (ou quase adultos) precisando de alguma formação no manuseamento de computadores. Em resumo, estes computadores precisam ser fáceis de usar e resistentes aos disparates que estas crianças cometem... Windows ? Nem pó... :)

Gostava de comprar um para o meu puto de 3 anos... pode ser que o faça se aparecerem por cá à venda ao preço anunciado. Por outro lado, o puto já mexe no meu e no dos irmãos.

Abraços
ArameFarpado

2 comentários:

Diz a verdade, Arame! Queres um para TU brincares!

E não posso querem ver? ;)