21 julho 2007

Minhas deambulações pelo País das bicicletas

Uma das coisas que gosto de fazer é de passear por países menos desenvolvidos que Portugal e de fazer as respectivas comparações entre os países em questão. Coube desta vez a sorte à Holanda. Posso dizer que é um país muito mais religioso que o nosso. Soube isso quando abri a porta do armário no meu quarto de Hotel e junto com as almofadas e o cofre, um livro cuja capa tinha escrito Novo Testamento, em Holandês, Francês, Alemão e Inglês.

Novo testamento

Mas apesar da sua religiosidade, não hesitam em multiplicar as sex shops por tudo quanto é rua ou avenida ou abrir casas de prostituição junto a igrejas.

Nós não precisamos de enfiar as bíblias, sejam o novo ou o velho testamento, aos turistas nos nossos Hóteis para lhes mostrarmos o quão somos de religiosos. Por cá também não deixamos abrir essas lojas que vendem vibradores e outros acessórios em qualquer lado, pois somos muito moralistas! E nada de casas de prostituição! Cá não há nada disso! Quanto muito aparecem umas moças por essas estradas do País, mas nada de vergonhas como o Bairro da Luz Vermelha em Amsterdam. Nem infames Museus do Sexo! Somos um País catóĺico que respeita muito a vontade de cristo. Seja ela qual for...

Outra coisa que reparei na Holanda é o seu atraso tecnológico no que respeita ao transito. Os tipos ainda mal conhecem o carro! Voces acreditam que eles para irem pró trabalho, ou irem passear pela cidade, ou irem até ao Coffee Shop fumar uma ganza ou irem comprar pão, eles vão de bicicleta??!! Chegam até a estoirar dinheiro em parques de estacionamento para bicicletas.

Estacionamento publico de bicicletas 2

Nesse aspecto estamos muito mais avançados que essa cambada de tipos que gostam de se vestir de laranja! Nós vamos a qualquer lado de carro, seja irmos para o trabalho, seja irmos beber o nosso cafézinho no prédio ao lado, seja irmos fazer exercício para o parque! Cabe na cabeça de alguém, um executivo duma empresa chegar na sua bike, ao trabalho??? Outra coisa nossa é que os poucos portugueses que deambulam de bicicleta, têm de usar o capacete e respectivas proteções. Porque caso contrário não andam! A bicicleta é algo perigoso demais para se andar desprotegido por aí! Tive muita sorte na minha infância em não ter morrido por nunca usar capacete nas minhas corridas de bicicleta. Eu e toda a minha geração. Não sei como foi possível. E também todos os centenas de milhares, quiçá milhões, de holandeses que não sabem o que é um capacete e joelheiras e cotoveleiras e luvas e num sei mais o quê...

E quanto a parques de estacionamento, o dinheiro é muito mais bem gasto na construção de parques para carros. E inventámos até um novo trabalho para ajudar a combater a crise de desemprego: o arrumador de carros. Onde é que se viu isto na Holanda? Tome lá e embrulhem, seus Dutchs...

Outra coisa importante que qualquer pessoa repara no país das tulipas, é que lá se pode fumar ganzas e outras merdas nos famosos e legais Coffee Shops. São uns autênticos antros de drogados. Aliás, se um turista não usar máscaras na rua, arrisca-se a ficar ganzado em poucos minutos a passear pelas ruas de Amsterdam.
Cá em Portugal não há nada disso, somos muito avançados em relação à droga e suas variantes. Por não existir por cá esses Coffee Shops, não temos por cá zombies como aqueles que arrumam os carros, ou aqueles que vegetam nos Anjos e por toda a Lisboa e arredores. É certo que não vi nenhum zombie em Amsterdão, mas isso não quer dizer nada. São uns drogados, isso sim!

Para não me alongar muito mais, fica aqui um exemplo da higiene Holandesa: um WC público masculino. Neste caso é em Haia, mas são típicos em toda a Holanda.

Urinól público em Haia

Se alguém ainda está a pensar em visitar Amsterdão apesar de toda a pouca vergonha que por lá prolifera, não deixem de dar um saltinho a Haia e visitem o Madurodam. Trata-se de um pequeno parque onde todas as importantes construções holandesas estão representadas à escala de 1/25, altamente detalhadas. Vale a pena a visita.

Madurodam, pormenor

Para quem leu todo este artigo e ficou-se a perguntar o que é que isto tem de geek, não vou deixar de esclarecer. Ao passar por Barajas, encontrei este pinguim perdido, talvez devido a alguma transferência aérea falhada e resolvi adoptá-lo. Fez toda a viagem comigo e deu-me forças para aguentar tudo o que vi pela Holanda. E já se sente completamente em casa na companhia de outros da mesma espécie!

Tux Madrileno

Deixei mais algumas fotos desta viagem ao sub-desenvolvimento, no Flickr. Estejam à vontade para visitar...

8 comentários:

Naquela casa de banho lavas a mãos com o quê, com mijo? Se calhar não são tão higiénicos assim afinal, "né"?

Tive na Holanda durante o Euro 2000, e na paria nem havia sitio para colocar o lixo. Tinhas de deixar o lixo no meio da praia, e depois de noite ia lá um carro vassoura e limpava a praia, mas durante o dia a porcaria estava lá toda. Até fraldas de bebé ao vi no meio da praia durante um evento internacional como foi o euro 2000.



Já aprendi a não dizer só mal de nós, nós somos piores que os outros em algumas, mas também somos melhores em certas coisas...

Tive na Holanda durante o Euro 2000, e na paria.

Peço perdão deveria ter sido: Tive na Holanda durante o Euro 2000, e na praia.

Ahh como te invejo de estares na Holanda, principalmente em Amesterdão. Se tivesse de viver num sítio da Europa que não Portugal a minha escolha seria imediatamente Amesterdão. Os holandeses são pessoas espetaculares e extremamente open-minded!

Andar de bicicleta para todo o lado é espetacular, mas não esquecer que eles podem porque tudo é plano lá. Em Portugal existem imensos declives. Por exemplo no Porto, não irias de bicicleta a lado nenhum (sem ficares totalmente suado e demorares umas quantas horas a up climbing).

Enfim, um país incrível. Saudades..

Andar de bicicleta não é atraso tecnologico. É coisa de gente civilizada e preucupada com a sua saúde e da poluição no mundo em si.

@Anónimo

Acho que voce não entendeu nada do que eu escrevi....

Excelente post!

Ora eis como duas simples palavras escritas num comentário, são capazes de dar tanta alegria ao autor do artigo!
Obrigado Pedro!

Só por isso irei fazer mais umas comparações de Portugal com outros países menos desenvolvidos...

Curioso, tinha escrito algo muito semelhante umas horitas antes aqui .
De facto aqueles gajos são mesmo subdesenvolvidos :)