11 julho 2007

Pacote Debian do dia: MOC

Volta na volta e anda por aí o pessoal do linux a esgrimir as suas opiniões sobre qual o melhor audio player para este grande SO. Uns afirmam ser o Amarok, outros o Listen, ou o Rhythmbox, o Banshee, o velho xmms, etc. Mas se um é melhor a gerir as listas, também é um consumidor nato em RAM. Se outro é bom em Podcasts, não se adapta bem a outro ambiente de trabalho.

Esqueçam isso tudo e usem o Music in Console (MOC)! Tem tanto de poderoso como tem de simplicidade de utilização. Suporta OGG vorbis, FLAC, WAV, WMA, MP3, entre outros. Para além disso, as playlists e URLs são suportadas. Quanto aos outputs, seja o JACK, OSS ou o ALSA também são suportados.


Quanto ao aspecto, é bem parecido com o Midnight Commander ou "mc" como é conhecido entre os pacotes da Debian. Mas atenção! Suporta temas e podem experimentar alguns que estão disponíveis na homepage do MOC. Para veres o MOC em acção, basta escreveres na consola mocp, e assim, tanto o servidor como o cliente arrancam automaticamente. Ou seja, a interface acima. Normalmente o utilizador sente-se um pouco desconfortável quando começa a usar o MOC, mas depressa apanha o jeito e já não vai querer outro player, até porque o consumo de RAM é quase insignificante.

Quanto ao seu uso via teclado, a tecla TAB alterna entre a playlist e a lista de músicas; tecla a adiciona um ficheiro à playlist; com o enter a música é executada ou navegas no sistema de ficheiros; com as teclas < e > aumentas ou diminuis o som. Com a famosa tecla q, o cliente do MOC é desligado mas o servidor continua a correr no sistema. Para parares ambos, o cliente e o servidor, terás de teclar Q. Mais teclas é com o usual h ou a famosa man page do MOC.

O MOC está disponível para Debian e Ubuntu, já há bastante tempo, e é GPL.

Fonte: DPOTD

3 comentários:

Gostei da dica. :)

Ja usei muito o Amarok para as capas bonitinhas e tal, mas à mais de um ano que virei para o MOC pois é bem mais pratico e cgasta poucos recursos. Depois mesmo por ssh é possivel gerirmos a música enquanto estou com o portatil e ouço musica no desktop :) MOC é uma moca.

O player que eu sempre quis!