01 agosto 2007

Apt-listbugs, um programa para evitar apt-problemas

Como gosto de estar "up to date", de usar as ultimas versões dos programas que utilizo, usar a versão mais fresca do melhor ambiente de trabalho à face da Terra também conhecido por Gnome, e tudo isso num SO realmente seguro e estável como é o caso da Debian, optei pela Debian Sid. Só para vos dar uma vaga ideia, o PC esteve uptime uns 75 dias, desde que o liguei após regressar duma viagem e o desliguei para iniciar outra, e em que todos os dias fazia upgrades ao sistema, instalei dezenas de programas, e removi quase outros tantos, e sempre com uma porrada de programas a correr. Nem um miserável reboot!

Claro que de vez em quando, o pessoal que vai libertando os pacotes para esta versão da Debian, resolve enviar umas surpresas não muito agradáveis. Aconteceu há poucos dias quando precisei de ligar o PC para verificar o mail, blogue e outras coisas importantes e o coño insistia em não querer arrancar o X. E lá estava eu cheio de pressa e sem paciência, e o monitor teimava em ficar preto com apenas uma linha a branco onde dizia:

Debianix login: _

Ainda olhei para o caixote, em especial a posição estratégica dele que por coincidência estava a pouco menos de um metro do meu pé direito, meu melhor pé por sinal, e para as sandálias que tinha calçado. E pensei que se calhar ainda me podia aleijar, visto que as sandálias não são propriamente a mesma coisa que umas botas de biqueira de aço.
Lá pus as mãos no teclado e após uns logins, cds, lss, cats e vis, li os logs e tratei de reencaminhar o problema para alguém que percebe do assunto, credenciado à maneira, daqueles que sabem mesmo da coisa. Ou seja, lá chateei o Aramefarpado para me desenrascar.

Situações como esta não são raras na Debian Sid, também chamada de Debian Unstable. Se eu realmente quisesse um SO que não me desse destas situações chatas, usaria o Debian Etch que corresponde à versão estável.

Mas se eu soubesse da existência do apt-listbugs há mais tempo, possivelmente teria tido menos chatices destas. E o Aramefarpado mais tempo livre.
E o que é o apt-listbugs, devem estar pra aí voces a perguntar. Bom, este programinha não é mais que uma ferramenta cuja função é avisar o utilizador de bugs críticos nos pacotes que estão para serem instalados ou a serem sujeitos a upgrades. Uma vez instalado no sistema, sempre que se usar o aptitude ou o apt-get, o apt-listbugs arrancará e se detectar algum bug crítico, ele suspenderá a instalação ou upgrade e perguntará ao utilizador o que deverá fazer.



Se o utilizador quiser saber mais sobre o bug que fez o apt-listbugs suspender o apt-get ou o aptitude, basta escrever o w como opção e o browser será aberto com os links para o respectivo bug.
Como podem ver, é uma ferramenta bastante útil e que está disponível para a Debian e para aquela outra distro, a Ubuntu.

Baseado no Debaday

3 comentários:

"usar a versão mais fresca do melhor ambiente de trabalho à face da Terra também conhecido por Gnome" (lol)

Verdade, se não contares com o KDE...

LOL... há sempre um peixe maior né? ;)

Esperneiem o que quiser, Gnome is the best! :P