15 agosto 2007

Happy Birthday, Gnome!


"We want to develop a free and complete set of user friendly applications and desktop tools, similar to CDE and KDE but based entirely on free software."

Foram estas as palavras do Miguel de Icaza ao anunciar o GNOME. São 10 anos de muito trabalho, muitas horas gastas em programação, muitos voluntários, para tornarem hoje o Gnome uns dos ambientes de trabalho preferidos dos imensos utilizadores de várias plataformas. Segundo a votação que está a ser feita no Desktop Linux conforme alertado pelo Programas Livres, e embora ainda não tenha terminado e já com quase 18 000 votantes, o Gnome recolhe 39.8% dos votos enquanto o KDE se fica pelos 37.7%. Penso ser a primeira vez que vejo o Gnome à frente do KDE nas preferências dos utilizadores, coisa que a popularidade do Ubuntu não é alheia, mas também a qualidade que versão a versão tem vindo a aumentar.

Parabéns ao Gnome e a todos os que nos tem oferecido este excelente ambiente de trabalho!

Ps.: E já votaste?

comentários:

Sem dúvida que a razão do Gnome estar á frente do KDE na votação do Desktop Linux é a grande utilização do Ubuntu. Graças a esta distribuição o Gnome não morreu e parece que está a dar a volta por cima...

Embora a minha preferência seja sempre o KDE, fico contente pelo Gnome.