10 agosto 2007

Um dia de burocracia

"Nada é tão fácil como parece". 336!! Este era o numero de utentes que estavam à minha frente para a renovação do BI no Areeiro. Durante toda a manha tinham atendido pouco mais de 200. Desisti.

"Tudo leva mais tempo do que se julgava". 47 era o numero de utentes que estavam à minha frente para obtenção de 2ª via da carta de condução na Loja do Cidadão. Esperei 3 horas. Quando faltavam 10 números para o meu, o sistema informático falhou. Lei de Murphy em acção?! Felizmente, quando finalmente chegou a minha vez, e após um reboot higiénico ao SO das janelas, voltou a haver luz... Consegui a guia necessária para poder conduzir legalmente.

Ficar sem carteira e sem os respectivos documentos é só o principio do pesadelo, como diz Murphy "Se uma série de acontecimentos corre mal, fá-lo-á na pior sequência possível". Esta série de eventos começou com o vidro do meu carro partido, depois a carteira com documentos foi-se e quando eu pensava que não poderia acontecer mais nada, eis que a burocracia ataca..

Cartão de contribuinte, cartão de saúde, cartão de SNS...só tive paciência para as filas do primeiro, mas sem resultados, pois sem BI nada feito.

"Se existe alguma possibilidade de diversas coisas correrem mal, aquela que causar maior dano será precisamente a que correrá mal". Do propagandeado simplex não vi nada, apenas burocracia e filas de espera intermináveis. Um dia inteiro nisto e apenas um documento obtido (carta de condução). Quanto ao documento principal, o BI, nem rasto.

"Sorria. Amanhã será sempre pior". Quando já me estava a mentalizar para mais um dia disto, eis que a PSP diz que encontrou a minha carteira. Ufa..

2 comentários:

E os documentos também foram encontrados?

Parece que apareceu tudo excepto os cartões Multibanco, disse-me ele...
Ainda teve sorte.....