19 agosto 2007

Upgrade ou dist-upgrade?

Já não é a primeira vez que alguém me faz esta pergunta educadamente: Mas ó pá, qual é a merda da diferença entre o apt-get upgrade e o apt-get dist-upgrade?

Antes que me voltem a fazer essa pergunta e eu me derreta com tanta delicadeza, aí vai a resposta.
No primeiro caso, o apt vai procurar por upgrades para todo o software instalado na máquina, mas não fará upgrade aos pacotes que impliquem a instalação ou remoção de outros packages para satisfazerem as suas dependências.
Já no segundo caso, o dist-upgrade, ele fará o upgrade de todo o software, mesmo que seja exigido software extra para ser removido ou adicionado, tal como se fosse um upgrade de uma versão de uma distro, para outra versão mais recente.
Só me falta desejar-vos um feliz upgrade...

3 comentários:

E qual vc recomenda?

Por acaso ja me tinha feito essa perg: "Porque raio existe o dist-upgrade e o upgrade?"

Agora já sei qual a resposta a minha perg, quando li o post =)


Cump.
M.offspring.R

Aconselho vivamente o upgrade. Comigo, deixo o update-manager verificar todos os dias os updates, e configurei o rapaz para fazer o download dos upgrades e depois eu vejo quais são e autorizo (ou não) o upgrade.
Entretanto, os programas que já tem upgrades mas implicam a adição ou remoção de outros packages vão-se acumulando, e aí agarro no synaptic e verifico um a um se pode ou não levar com o upgrade e faço-o com o synaptic.

Como exemplo, nas ultimas semanas o meu update-manager tem feito os upgrades ao sistema e foram ficando para trás mais de 400 upgrades porque implicavam a remoção do digikam entre muitos outros pacotes.
Hoje abri o synaptic e verifiquei e assenti a remoção desse programa e de muitas outras libraries, e já tenho quase todo o sistema up to date! Mas se fosse exigido a remoção do nautilus ou o openoffice por exemplo, não autorizava os upgrades e ia continuando até que as dependencias fossem resolvidas..

Cumprimentos