06 setembro 2007

Monitoriza o teu PC com Conky

Muitos utilizadores do GNU/Linux já não passam sem usar os desklets nos seus desktops, SuperKaramba no KDE, gDesklets para Gnome, ou GKrellM são alguns deles. Com estes desklets é possível monitorizar temperaturas, RAM, discos, tráfegos de internet e muito mais.
Um não muito conhecido monitor de sistema, é o Conky. Com este pequeno aplicativo de baixo consumo de memória segundo os seus autores, pode-se monitorizar vários aspectos do computador, sendo o utilizador a escolher o que quer monitorizar e onde o Conky deve ser apresentado no desktop, apenas mexendo no ficheiro de configuração ".conkyrc".

Com este exemplo do lado direito, é monitorizado o espaço em disco, utilização de memória, downloads da net, velocidades de upload, ligações de internet por protocolo, utilização da RAM, swap e processos em execução, entre outras coisas. Também monitoriza ficheiros de log do /var/log/messages, tal como se fizesse um tail -f /var/log/messages.

Links: Homepage, man page, screenshots, fonte

3 comentários:

Sim o conky é um programa atraente com montes de opçoes e personalização, mas deita tudo a perder com o facto de não aparecer no fundo do ecrã de maneira suave como o gkrellm, ou seja de x em x segundos faz uma especie de refresh visivel o que irrita um bocado. Pelo menos fazia, caso tenho corrigido isso digam :-)
Abraço.

Adorei esse programa, estava usando o gdesklets, mas agora vou usar só o conky. O bom que encontrei um .conkyrc super bem configurado na internet que ficou ótimo.
T+

Antes que alguém pergunte pelo torsmo, o conky é uma continuação do primeiro, cujo desenvolvimento tinha sido interrompido.