04 outubro 2007

E o OpenSUSE 10.3 já chegou!

A nova versão final da comunidade openSUSE já está pra download, e eis as novidades:
  • Kernel 2.6.22.5
  • KDE 3.5.7 e o preview do KDE 4
  • Gnome 2.20
  • X.org 7.2
  • OpenOffice.org 2.3
  • O tempo de boot foi optimizado
  • E ainda muito mais
Outra das novidades é o "one-click install"! Se por exemplo quiseres instalar codecs proprietários, basta ires a esta página e clicar no "codecs-kde.ymp", e o gestor de software irá agarrar o link e depois é só seguir as instruções. Esta versão vem com suporte de escrita em partições NTFS, usando o módulo NTFS-3G.


Pode-se dizer que vem com muitas novidades que certamente irá satisfazer os adeptos do sistema do camaleão e não só. O OpenSUSE tal como a antiga SuSE, é conhecido por ser uma distribuição muito completa, bem acabada, fácil de usar pelos principiantes mas que satisfaz até os utilizadores mais exigentes.

Mas nem tudo são rosas! Há quem se esforce por boicotar o OpenSUSE por fazer parte da Novell embora seja feito pela comunidade, e eis algumas das razões:

  • Ao usar o OpenSUSE, estás a suportar o SLED/SLES e a Microsoft tem percentagem nisso
  • Ao fazer o download do OpenSUSE, dás a entender que os negócios da Novell estão de vento em popa
  • Ao instalares o OpenSUSE, o mais certo é instalares o Mono junto com o Gnome
  • Se o OpenSUSE aumentar o seu share de mercado, as verdadeiras e puras distros de opensource perderão
  • Ao escolheres OpenSUSE, estás a reconhecer que existem infrações com patentes no Linux


Há sempre prós e contras, tenho uma boa opinião desta distro, mas a Novell queimou o nome SuSE tal como os projectos onde a SuSE estava empenhada, ao fazer o acordo com a Microsoft... Mas é a minha opinião.


Links: OpenSUSE, Download, Screenshots

23 comentários:

Gosto bastante deste blog, mas tenho que nunca vi comentários tão ridículos quanto esses de "Ao escolheres OpenSUSE, estás a reconhecer que existem infrações com patentes no Linux" e "Se o OpenSUSE aumentar o seu share de mercado, as verdadeiras e puras distros de opensource perderão". Além de ser falso, é ridículo.

Pela tua lógica, quem compra produtos Microsoft, está a dar lucro à Novell, visto também terem percentagem nisso... que mentira! A percentagem é feita de acordo com a publicidade de cada um! E os valores que cada um paga ao outro já foram pagos, agora cada um lucra com a publicidade do outro, isso sim.

Desculpa lá, mas informa-te melhor antes de falares, pois esta notícia está péssima.

nao deves ter reparado no link, pois nao?

Se formos radicais a este ponto de boicotar tudo que e da Novell, achando que e prejudicial ao mundo opensource, deveriamos analisar outras coisas ligada a Novell.

"Todos" deveriam pensar em boicotar os outras participações da Novell no mundo Linux, em que e dona ou participa com tecnologia ou dinheiro, entre a que posso citar são: GNOME, KDE, Mono, Evolution e por ai vai.

Mais uma curiosidade, o projeto openSUSE e financiado tambem pela AMD (vamos tambem boicotar a AMD, pois eles ajudam um projeto livre que tem ligação com a Novell/MS ? )

Abraços.

Já previa reações adversas a esta notícia e por isso tive o cuidado de escrever:

"...Há quem se esforce por boicotar o OpenSUSE por fazer parte da Novell... "

e deixei o link da notícia do Boycott Novell onde estão todos aqueles itens que eu mencionei. Não quis dizer que apoiava totalmente o que lá está escrito embora o autor até tenha razão nalgumas coisas que diz. A ideia é mostrar os dois lados da notícia, a da euforia do lançamento e de quem quer boicotar o produto devido ao acordo da Microvell.

Concordo com o Belfiglio, não me parece que devemos ser tão radicais assim, mas pelo sim, pelo não, opto pelo Debian! Esse é mesmo puro...

http://en.opensuse.org/FAQ:Novell-MS

embora em parte tenhas razão, já que eu não dou crédito ao que a Novell fez, por outro o verdadeiro problema esta relacionado com o licenciamento de patentes que não se aplica ao OpenSuse e as aplicações que possam ter patentes, ser fechadas, etc. Mas aí já é uma questão pessoal. Que atire a primeira pedra quem tem uma distro que só tem software livre...

Huu... Debian? Assim de repente lembro-me que usando apenas os pacotes da Debian, estás a apenas a usar software livre.
Não foi há muito que houve um fork do Firefox e companhia, nascendo o Iceweasel, IceDove e outros Icexxx só porque os logos que a fundação Mozilla criou para os seus produtos não eram livres. E como tal deixaram de serem compatíveis com o manifesto da Debian e com os pacotes que a Debian disponibiliza..

Mas atenção, João Matos, já leste o Boycott Novell?

Acho completamente ridiculo a perseguição que se faz á Novell (e outros) pelos acordos que tem com a Microsoft. O que muita gente ainda não entendeu é que são alguns acordos como estes que aumentam a interoperabilidade entre Windows e Linux , o que por sua vez vai aumentar a compactibilidade e atrair utilizadores. Deixem mas é de ser crianças e acordem para a realidade.

Quando é que de uma vez por todas alguns utilizadores do Linux se apercebem que não podem lutar contra tudo e todos para vencer esta "guerra" contra a Microsoft? Não é a toa que muita gente olha para os utilizadores do linux como uma cambada de miúdos mimados, tipo aqueles que todos nós conhecemos na escola primária que queriam brigar com toda a gente, simplesmente para chamar a atenção (visto que na realidade eles eram os mais solitários de todos).

Deixem-se de coisas e leiam artigos sérios (e não aqueles que vemos espalhados em blogs pela net fora cujo objectivo é aumentar ainda mais a raiva que os utilizadores do linux têm por tudo o que é microsoft e cujo autor desconhecemos).

http://www.linux-watch.com
http://www.desktoplinux.com
etc.

Claro que a microsoft é tudo aquilo que nós sabemos, mas temos de saber separar aquilo que é verdade do que é mentira. Nem tudo o que a microsoft fez foi mau e nem tudo o que alguns apoiantes do software livre fizeram foi bom. Nem tudo corre bem no mundo Linux.

Dito isto, em relação aos fanáticos do software livre (aqueles que dizem que apenas usam open source), deixem os utilizadores "moderados" de linux em paz. Os utilizadores moderados, aqueles que, embora prefiram software livre, valorizam mais o software que melhor desempenha as funções (seja livre ou não - eu incluído) estão em maioria no mundo Linux.

Finalmente, embora eu não use nenhuma distro da Novell (uso ArchLinux), acho que está a fazer um bom trabalho. Acho que é o (Open)SUSE bem melhor que os (N)ubuntu's que por aí andam e uma das melhores distros para o seu público alvo e tenho sinceramente pena que não seja tão conhecida como o Ubuntu.

Desculpem lá o desabafo...

PS: Já postei alguns comentários como anónimo por não ter paciência para me registar, mas acho que já está na hora de o fazer :)

Há acordos e acordos! Há bons acordos, maus acordos e acordos assim-assim. Não sou advogado de defesa do Boycott Novell mas havendo um acordo em que uma das partes ameaça a outra (e toda a comunidade) sobre infrigimento de patentes, e a outra parte paga para que não seja processada sobre essa ameaça e dando a entender que a primeira tem razão, é um péssimo acordo. Por isso, a Novell e o acordo que ela fez, eu quero é que eles se fodam!

Interoperabilidade, compatibilidades, e outras coisas acabadas em "idades", são uteis e desejáveis mas podem ser feitos sem acordos destes.

E tambem gosto da OpenSUSE! Foi das minhas distros predilectas desde o tempo da SuSE e só há pouco tempo me desfiz duma instalação em que ainda tinha um SuSE 9.0. Por mim, cada um que use a distro que mais goste, e continuo a aconselhar o OpenSUSE aos iniciados.Mas por aqui ainda é Debian...

Um abraço

Nossa, que tosco essa parte que fala que usar o opensuse é reconhecer que o Linux infrige patente, é forçação de barra demais...
http://br-linux.org/linux/respostas-da-novell-parte-3-de-5-patentes-de-software
Uso o openSuSE e não reconheço esse tipo de coisa, quem é você pra dizer que eu acho? se eu baixar e usar o opensuse não que dizer que estou a reconhecer isso, muito menos se eu compar ou piratear um windows... nem a Novell considera isso um fato, muito menos eu... escrever isso mesmo que só por citação de outro site chega a ser infantilidade.
Se o openSuSE aumentar no mercado que dizer que as outras vão perder? fala serio, o windows possui 98% do mercado seguindo essa pespectiva é melhor deixarmos de usar linux pois já está tudo perdido... ninguem vai deixar de usar sua distro preferida por motivos futeis iguais a esse... Parece desconsiderar tudo que já aconteceu no mundo do Linux nesses anos... Meus pesames por essa reportagem, uma coisa é não gostar do acordo MS/Novell outra é falar bobeira para convincer outras pessoas não usar X distro.

Para o redtuxer:

Ultrapassa isso pá! Desde a suposta ameaça no acordo "Novell - Microsoft" até agora muita coisa já aconteceu, muitos factos vieram confirmar certas coisas e desmentir outras. Não podemos fechar os olhos a essas coisas e fingir que ainda se está no início dessa polémica, em que tudo o que havia era FUD (fear, uncertainty and doubt). Actualiza-te!

A melhor maneira de vencer a microsoft é cooperar (até certo ponto) com ela, assim como a microsoft (que já entende o Linux como sendo concorrência)
o está a fazer com o Linux.

Epá, este post é a coisa mais ridícula que já vi nos últimos tempos...
Esta postura de criar divisões (imaginárias) no mundo gnu/linux só serve os interesses da micro$oft!
Muito infeliz, sinceramente.

Vejo dois tipos de reações, a daqueles que acham que o OpenSUSE é uma coisa e o SUSE/Novell é outra, e como tal não querem misturas.
Para estes recomendo que se separe a opensuse da suse/novell de vez, assim acabam as misturas e podem apregoar que são mesmos livres, etc, blá blá...Na minha opinião, seria o melhor que a opensuse faria.

Depois há aqueles que acham que se falou muito mal do acordo Microvell e que afinal até acabou por ser bom para todos.
ERRADO! Repito que um acordo em que uma das partes paga à microsoft para não ser processada por quebra de patentes, como foi o caso da Novell e outras empresas, são péssimos acordos. Seja Novell, xandros, scos, linspires, para mim são empresas de linux mortas, não passam agora de sub-delegações da Microsoft.

Novamente falou besteira, esse acordo da Novell é extremamente diferente da xandros, xcos, linspire.. nossa.. envolve muitas outras coisas, não tente falar que um acordo é ruim sem conhecer ele...
É claro que ninguém é obrigado a gostar dos termos, mais novamente você ta misturando as coisas.
Além que o grande ponto questionado do artigo foram as afirmações falsas dois itens.
E a equipe do openSuSE só tem a perde desligando-se da Novell, alem de perder um patrocínio milhonario perde muita tecnologia.
Se que simplesmente ignorar tudo que é da Novell, não use o ubuntu gusty também, já que ele vai usar o AppArmour da Novell, desabilite todos os módulos que a Novell criou e que está presente no seu Kernel Linux pois ela é a segunda maior contribuinte....
Não gostar da microsoft é uma coisa, mais ignorar a Novell por causa disso é outra, só a microsoft ganha esse tipo de atitude, foda-se o acordo da microsoft com a Novell e aproveite tudo que a Novell pode lhe proporcionar de bom, isso parece aquelas conversas idiotas que que alguns tem em relação ao passe de jogadores de futebol, dane-se ele, não sou eu que to ganhando o dinheiro.
Tem que ter um pouco de discernimento para dividir as coisas, ignorar tudo que vem da Novell chega a ser burrice.
O openSuSE assim como muitas distribuições são somente um emaranhado de softwares e que alguns deles são da Novell, até o ubuntu vai usar o AppArmour da Novell, só o mono não serve de justificativa....

Agora me diz, se eu baixar o openSuSE estarei reconhecendo que ele infringe patentes? NÃO, ninguém tem o poder de dizer o que eu acho, dando lucro para a Novell? NÃO, a Novell trata o openSuSE como se fosse um laboratório pra deixar alguns funcionários fazendo alguma coisa, do tempo que o openSuSE tem, quase já em sua terceira edição, o SLED continua o mesmo, nem se pode dizer que teve contribuição direta.... E se a Novell ganhar dinheiro com isso? Foda-se! não to preocupado com a Novell, e sim com a MS, é ela que não quero que ganhe dinheiro, enquanto a Novell tiver produzindo softwares GPL, patrocinando o openSuSE (que também tem patrocionio da AMD), contribuindo com Kernel.. não vo ficar de birra não... Mono? bem, se não quiser usar não usa, o instalador do openSuSE lhe da essa liberdade.
Ignorar uma distribuição, que por sinal é uma das melhores, só porque não gosta da microsoft, hehe, é tudo que a MS quer, sejamos tolos a esse ponto, ao inves de se aproveitar da situação desse acordo e pegar todas as documentações que a MS não libera para produzir alternativas livres, não, vamos ficar ai de birra....
Fala serio, a Novell já aumentou 77%, seus lucros com esse acordo, ela ta cagando e andando pra quem não gosta, muita gente ta comprando SLED por isso, e nós bestas não vamos nos aproveitar da tecnologia que ela dispõe gratuitamente (e livre). Já dei o exemplo do AppArmour que ta no ubuntu... Só porque a Novell não patrocina o ubuntu ele ganha esse direito de usar tecnologia Novell sem ser criticado? Ah.. fala serio... Seu ódio pela Microsft não deve interferir no seu bom censo, é importante saber dividir as coisas, se que fazer algo util para a comunidade livre, ao invés de ficar falando para não usarem o openSUSE, ajude a trazer mais usuários para o Linux, e uma dica, o openSuSE é uma ótima alternativa, fácil e poderoso, ajude também criar mais drives abertos, que por sinal a Novell produz, e agora com acesso a documentações da MS pode produzir ainda mais....

O problema não é gostar ou não do acordo, eu não gosto de muitas coisas desse acordo, mais nem por isso vô ignorar uma das empresas que mais ajuda o Linux, e patrocina uma das melhores distribuições...
O grande problema do seu tópico são as afirmações infundadas e imaturas. De resto é direito seu não querer usar o openSUSE, mais usar de argumentos falsos para convencer outras pessoas do mesmo, isso sim é errado.

Antes de mais nada quero me desculpar pelo comentário exaltado acima, hoje to um pouco sem paciência, e esse assunto já ta um saco, sabe, parece aquelas opniões que muitos usuários windows usam para defender o sistema da janela, sem ao menos conhecer outros sistemas, ou mais, usar de opinião pessoal (exemplo: "eu acho isso melhor"), e tomar isso como fato, e usar para convencer outras pessoas que só o windows é bom...
Bem, foi mal, nada pessoal ai... Porem sinceramente o cara que criou esses argumentos esta muito equivocado, esta usando de um erro para justificar outro...
Bem até mais.

É natural que cada um defenda a distro que usa, mas uma coisa é certa, o que o Linux menos precisa são acordos com a M$, nós já temos tudo de bom e do melhor, não precisamos para nada dessa empresa nem do que vem dela, não precisamos de fruta podre no nosso cesto.
Ainda há pouco eu ouvi falar muito mal do Ubuntu e que este seria uma futura M$, ora eu penso se há alguma distribuição que se torne nisso é mais provável que seja a Suse não ?
E além disso a Suse não é assim tão boa distribuição, já foi em tempos uma das melhores, mas agora bugs não lhe faltam, de todas deve ser a mais bugada e os bugs não são reparados e tem passado de versão para versão e isso no Linux não é natural.

@Wallacy
"O grande problema do seu tópico são as afirmações infundadas e imaturas. De resto é direito seu não querer usar o openSUSE, mais usar de argumentos falsos para convencer outras pessoas do mesmo, isso sim é errado."

Apenas pego neste parágrafo porque resume a sua posição. Se as informações são ou não infundadas, é algo que tem de ser discutido com o seu autor, eu limitei-me a traduzi-las e em parte até acho que tem alguma razão no que ele afirmou. Mas o seu autor é bem mais radical e quer boicotar tudo o que esteja relacionado com a Novell, mas é a posição dele e não necessáriamente a minha.

Claro que é direito meu usar o que quero e cada um usa o que lhe apetece, e continuo a aconselhar o OpenSUSE a quem quer conhecer o Linux, entre outras distros.

Argumentos falsos não me parecem, mas discutíveis são! E os argumentos não foram usados para convencer as outras pessoas de não usar o OpenSUSE, pelo menos neste artigo! Claro que se o artigo for lido na diagonal, talvez dê a entender isso, mas parece-me que fui claro ao escrever:

"Mas nem tudo são rosas! Há quem se esforce por boicotar o OpenSUSE por fazer parte da Novell embora seja feito pela comunidade, e eis algumas das razões:..."

Convem ter atenção que eu me refiro a alguem que quer boicotar o OpenSUSE e em lado nenhum deste artigo está escrito ou subentendido que seja eu! E esse alguem está devidamente linkado. Tal como nem todos gostam de futebol, nem todos gostam do OpenSUSE e não vale a pena reclamar por isso, e logo aqui onde essas afirmações apenas foram traduzidas para mostrar o outro lado do OpenSUSE.

E a coisa mudava de figura se se falasse sobre o SUSE! Aí era mesmo eu a falar mal e a desaconselhar as pessoas de o usar, que fique bem claro isso!

E não vale a pena desculpar-se pela sua exaltação, Wallacy,ninguem vai levar a mal seu desabafo.

@Vitoruas
Tás mesmo a falar do Suse ou do OpenSuse? Se tás a falar do Suse e dos seus bugs, se calhar é porque agora deixaram de usar os .rpms típicos da distro e estão a começar a substitui-los pelos .msi e pelos .exe da microsoft.... LOL

Eu só me desculpei pois exagerei um pouco, afirmei que era falso, ou melhor afirmei que sua afirmação era falsa xD, de um certo modo no "calor do momento" tomei a mesma atitude da qual eu estava reclamando hehe...
Tudo bem, acontece... xD

E por estas brigas infantis do tipo, meu pai e mais rico que o seu, meu carro e mais caro e rapido que o seu, e que fico chateado com a comunidade Linux.

Ainda bem que Linux nao e automovel, imaginou o pessoal nas ruas ficar se xingando e se comparando.

Ando meio cansado do meio, de um lado os linuxiitas, do outro os moderados (os que gostam de melhorias e novidades que visam deixar o Linux mais conhecido e popular).

No meio de todo este tiroteiro fica o pobre usuario comum (medicos, advogados, estudantes, etc), que querem muitas vezes ate usar o Linux.

Mas a comunidade Linux se esforça tanto a brigar por coisas tolas que ele (usuario final = que nao tem experiencia nenhuma com informatica, apenas que sentar na cadeira em frente do pc e usar ele, pura e simplesmente) acaba ficando com o SO da empresa da janelinha.

Por estas e outras que pretendo futuramente usar o mais rapido possivel o FreeBSD, la nao tem brigar idiotas, todos usam UNIX e ponto final,

Sinto pena nao só da comunidade Linux, sinto pena das distros que se omitem (nao unificam os pacotes, .rpm e .deb, cada lado se agarra com unhas e dentes ao seu padrao, nao dialogam nao se entendem), e muitas ate forçam (Red Hat e Ubuntu, que criticam a Novell, pois sabem que ela tem uma gorda $$$ fatia no mercado, usam de todo e qualquer argumento e mentiras para prejudicar a empresa e por tabela prejudica os usuarios de openSUSE, que é uma comunidade Linux),estes tipos de intrigas e brigas entre nos, com estas atitudes seremos eternamente uma possivel alternativa para sistema operacional concorrente da M$.

Enquanto isto o Mac OS X, da empresa da maçã apesar de caro esta sendo adotado cada vez mais, nao deixa de ser ironico , pois e um sistema bonito e eficiente mas o Linux nada deve a ele em termos de perfomance e segurança

Abraços

Ricardo Belfiglio concordo plenamente consigo, desliguei me um pouco da comunidade open source por causa disso, ha muita pessoa mesquinha... fazem do open source a sua bandeira, mas nao se preocupam com os seus problemas...
Nesta altura sao poucos os pró-linux, e muitos os anti-microsoft, e aí que falhamos.


@victoruas
"Ainda há pouco eu ouvi falar muito mal do Ubuntu e que este seria uma futura M$"

eu já afirmei isso em conversa com os meus colegas, mas acho que tu nao entendeste as razoes desse comentario (pelo menos eu entendo de outra forma)

Olhem sabem uma coisa Suse, Debian, Ubuntu, Fedora, Gentoo, Slack, Mandriva, Caixa Mágica, etc, são Linux são todas boas.
Umas tem atributos e defeitos que as outras não têm e não adianta discutir qual a melhor qual a pior porque o a marca do meu carro é sempre melhor que a do vizinho.
Viva o Linux.
Amém

Exactamente! :)

Ponto 1: Cheguei à pouco tempo ao Linux como usuário comum e confesso que ainda ando a formar as minhas próprias opiniões em relação a notícias como esta do RedTux.

Ponto 2: Acho que a comunidade se anda a perder com detalhes que não interessam nada aos usuários comuns do linux em geral.

Que raio é que me interessa a mim usuário comum os acordos que A, B ou C fazem ??? Desde que o Linux em geral e OPENsuse em particular continuem livres é isso que nos interessa a todos!

Ponto 3: As comunidades das várias distros deviam era unir-se e continuar a trabalhar em prol de um LINUX cada vez melhor.

Ponto 4: A primeira distro que conheci foi o Kurumim por casualidade, gostei e dai conheci Ubuntu e openSUSE. Estou registado como rodrigo_moreira no forum PT da openSUSE e ainda uso Suse a meias com windows sabem porquê ? Porque como usuário comum foram muitos anos no OS da janela e nos programas para ele!

Ou seja, neste momento, muitos como eu, têm montes de documentos do Office com macros por exemplo!!!

O OpenOffice pode converter esses documentos na totalidade, incluindo macros ?? Não!

Ora aí têm as respostas, e acho que por exemplo a comunidade do OpenOffice se tem esforçado muito e estão de parabéns mas à data de hoje ainda lhes falta um bocadinho assim para que um usuario "office" migre completamente para openOffice.

Final: Neste momento uso openSUSE porque gosto, Ubuntu-Studio porque foi feito a pensar em técnicos de multimédia e Artistas gráficos que é o que sou de profissão e dou umas voltas pelas outras distros para ir conhecendo mais.

Conclusão: Temos é de nos juntar todos e trabalhar para um Linux / openOffice melhor para que nós usuários nos sintamos completamente satisfeitos.

Bem hajam

Eu usei o SuSE Linux até ao 10.1 que foi lançado com o updater inutilizável(maldito zen, maldito mono) e o yast todo fudido.
Por acaso agora instalei o opensuse 10.3 num computador velho p'ros putos do meu primo se entreterem(jogar o supertux e o tuxracer, internet...bla) e devo dizer que funciona muito bem, tá muito polido e é "amigável" sem deixar de ser profissional.
Mas eu já não volto ao SuSE.
Quanto ao acordo vamos ser claros, há duas
vertentes: interoperabilidade (bom) patentes (mau).
A RedHat já disse que quer interoperabilidade mas não quer patentes.A Microsoft não está tão interessada em interoperabilidade como em patentes.Espero que a RedHat resista a acordos deste género, e que a Europa também continue a resistir às patentes.
O kernel do Linux já tem servidores na Europa, é uma boa ideia tendo em conta que se pode esperar tudo dos E.U.A.

Para o RedTuxer:

O debian não é feito exclusivamente de software livre. Pelomenos no kernel não é. Se alem disso instalares codecs para ver ficheiros wmv ou mp3 ainda menos livre é.

O debian não se encontra em http://www.gnu.org/links/links.html, logo não é composto por software 100% livre.