21 outubro 2007

Monitorização do sistema

Tenho o costume, isto já do tempo em que usava o windows, o de andar sempre a controlar os consumos de RAM, quais os programas ou processos que estão iniciados, o que eles andavam a tramar, a utilização do CPU, etc. Agora com este super sistema operativo Debian que faz inveja a muitos outros, em especial aqueles chamados de proprietários, costumo ter sempre o monitor de sistema como applet num dos painéis do Gnome, podendo com uma lambidela visual saber como está de saúde o CPU e qual o consumo de RAM, de cache e qual a carga do animal.


Costumo utilizar também o top na consola, programa muito conhecido por todos os utilizadores de Linux ou nix's, e que dá bastante jeito especialmente quando se trabalha sem o X. Não tão conhecido é o htop, visualizador de processos baseado em ncurses, similar ao top, mas com a particularidade de permitir o scroll vertical ou horizontal, de permitir ver todos os processos e o seu comando completo, ter o suporte ao rato, ser colorido e configurável. Excelente para monitorizar um computador remotamente através do ssh.


Tal como se pode ver acima, existe um menu de botões na parte de baixo, que começam no F1 e vai até F10, tipo Midnight Commander. Ou seja, as funções são controladas pelas teclas F's, desde o Setup, Search, Kill ou o Quit. Como dá para perceber, htop é um programa útil e de fácil manuseamento.

Para a malta que usa o grande Debian ou seus derivados da Debian, como os *buntus, basta um apt-get install htop e fica prontinho a usar.


Baseado num artigo do Linux and Open Source Blog

3 comentários:

O GNOME 2.20 já está no Sid?

Há talvez mais de um mes, aliás, já estão a sair versões de packages do gnome com versões como 2.20.1, como correções de bugs e so on...
A Debian "Still In Development" tem sempre do mais recente que há na net.... :P

O problema é que não é o mais indicado para ter num desktop ou numa workstation. Por isso mudei para o Lenny.

Mal posso ver a hora de ter o GNOME 2.20 no Lenny.