E depois vem com a tanga que com o xp as coisas simplesmente funcionam...
Pequena história dum sujeito, que até poderia ser um qualquer de nós, se vê de frente com o pesadelo de ter que usar um xp para fazer o seu trabalho. Ainda bem que existe algo chamado GNU/Linux, neste caso na variante Ubuntu, que simplesmente funciona sempre que necessário...
Links: The Hotel Printer, via ASF@Web
Links: The Hotel Printer, via ASF@Web
10 comentários:
10 novembro, 2007 08:57
A "Pequena História" contém um claro fanatismo ao Linux. Existem impressoras, scanners e software que não funcionam no Linux. É certo que o formato PDF é muito usado mas o Acrobat Reader é gratuito e a sua instalação é bastante simples para qualquer utilizador. E posso dizer que já tive mais problemas a imprimir PDFs em Linux do que em Windows.
Com isto não digo que o Windows seja melhor que o Linux mas acho que se deve manter o nível de racionalidade quando se falam de determinados assuntos.
10 novembro, 2007 11:49
Isso me lembra uma história do meu irmão com o Open Office. No trabalho dele tinha uma planilha que tinha várias abas (nã me lembro o nome certo dessas subplanilhas). Na última aba a pessoa entrava com dados e nas outras abas eram refeitos vários cálculos em cima desses dados. No MS Office 2000, XP, 2003 o Excel simplesmente travava, não terminava os cálculos nem por decreto. Meu irmão, então, trouxe a planilha pra casa pra rodar no Open Office 2.0.0 que ele tinha no Windows 98 dele. Resultado: no Calc os cálculos não demoraram nem 10 segundos pra ficarem prontos...
10 novembro, 2007 12:22
A folha de cálculo foi feita no Excel mas não funcionava no Excel no entanto funcionava no OpenOffice?
10 novembro, 2007 15:17
Caro anónimo
É claro que existem impressoras, scanners e software que não funcionam no Linux, mas não é sobre isso que esta história foi contada.
Na primeira parte é sobre uma pen que em Linux é imediatamente identificada, montada e disponível para o utilizador em 5 segundos. Confirmo isso aqui no meu Debian com qualquer pen que por aqui passou.
No Windows precisa logo de ir buscar drivers para a por a trabalhar. No xp que tenho aqui ao lado, já perdi a conta as vezes que ele detetou a MESMA pen como hardware novo e me pediu para ir à net buscar drivers para ela. Idem para o ipod nano que sempre o ligo no xp. Não tendo net, em principio ficaria agarrado na utilização desses devices no xp. Em linux é só enfiar e usar. Até com a minha Canon digital powershot A95, é enfiar e usar! Em xp é uma carga de trabalhos para instalar a merda daqueles drivers da canon e pequenos programas que são instalados juntos sem perguntar se sim ou não.
No segunda parte, o tal pdf, é certo que se pode ir à net buscar os 22 MB de acrobat reader para poder ver e usar o pdf. E tem de ter as permissões do administrador para o instalar. Em linux, qualquer distro traz um leitor de pdfs pronto a usar. Não é necessário ir à net (e te-la já agora), fazer o download e instalar um programa para ver os pdfs. Mesmo sendo o acrobat reader gratuito, claramente em Linux é mais simples.
Na terceira parte vem a impressora. No caso desta história, foi só ligá-la ao ubuntu e ao fim dalguns segundos, a impressora foi detetada, instalada, configurada e colocada pronta a funcionar para o utilizador. Sem os drivers para windows que os fabricantes fornecem junto com as impressoras, quantas delas são instaladas assim no windows? Enfiar e ficar prontas a usar?
Será fanatismo ao Linux? Eu acho que não. Neste história, o Ubuntu vence claramente o XP. Em outras situações poderá não ser assim, mas nesta é.
RedTuxer
10 novembro, 2007 15:27
Sim, anônimo, o grande paradoxo é esse. Foi feita no Excel, mas o Excel não fazia o que tinha que fazer, no Calc tudo ocorria tranquilamente.
Também tenho um caso que aconteceu comigo. O pai de um ex-gerente meu tinha feito um relatório grande num doc, com gráficos, figuras,e tal. Foi compactar, deu erro na compactação, e o original não abria no Word 2000 da época. Ele trouxe pro filho dele ver e, sempre que eu tentava abrir o Word, o Windows fecha o Word dizendo que o winword.exe gerou erros e será fechado. Abri no Star Office (sim, Star Office, bem antigo...) e tudo estava lá. Salvei pra Word 97, 97 e 2000, gravei num cd os arquivos e o pai dele até hoje me agradece por isso...
São essas coisas que eu não entendo da Microsoft...
10 novembro, 2007 19:01
Os CDs, tanto dos scanners como os das impressoras, trazem, além dos drivers, software de controlo e mais opções. Acreditem que faz toda a diferença quando se trabalham num gráfica.
Em relação às pens, nunca tive problemas com a minha, marca Kingston, e desconheço que exista alguma distribuição Linux que faça uso da tecnologia U3.
Já tive boas e más impressões de PDFs no Linux. Uma má experiência foi quando tentei imprimir um PDF e começou a imprimir simbolos. Uma outra má experiência foi quando tentei imprimir um PDF e imprimia linhas a negro em vez do texto.
Outro exemplo foi o de ligar a uma rede wireless com certificados e propriedades especiais que foi um autêntico pesadelo em Linux e muito fácil em Windows.
Todos os sistemas operativos têm falhas. Acho que é um exagero afirmar que só porque um SO não usa o formato de uma empresa monopolista como a Adobe então passa a ser mau...
Alguns "ebook" vêm com a extensão ".chm" que não precisa de qualquer instalação em windows. Isso faz do Linux um mau SO?
Apenas para "picar" :)
Porquê que, sendo a maior parte do utilizadores Linux anti-microsoft, usam conta messenger?
10 novembro, 2007 21:04
A primeira conta que usei e ainda uso, é o ICQ. Depois apareceu o msn e eu como só conhecia windows e nem sequer sabia da existencia do linux, abri uma conta e usei por muito tempo, junto com o ICQ e outra no Yahoo. Há 3 anos comecei a usar tambem o jabber porque quando precisava de comunicar com os linuxers, era esse o protocolo preferido. Apareceu o gtalk baseado no jabber e logo me juntei a ele. Continuo com todas as contas e no pidgin que há muitos anos é o meu IM preferido, tenho 80% dos contatos via jabber/gtalk, uns 2 ainda ICQ e os restantes msn que quase já nem dão pio. E quase todos os contatos que tenho via msn, tb já tem conta no gtalk. Não sou fanático ao ponto de ir a correr a fechar contas no hotmail e msn e mantenho essas prediosidades como parte da minha historia nos PCs.
Faz lembrar um certo diretor na vodafone que tinha conta e telemoveis da tmn e optimus(?) só para poder avaliar a concorrencia...
Em programas IM, usava o ICQ, depois passei a usar tb o messenger e o yahoo. Depois comecei a usar o gaim e o trillian pois eram superiores por serem multiprotocolo. Tambem usava muito o miranda e acabei por só usar o gaim/pidgin já desde uns 4 ou 5 anos. Messenger já nem sei como ele é, nem como trabalha, e não tenho saudades nenhumas dele!
Um pormenor, o pdf é formato standard, correto? Porque é que a microsoft não coloca um visualizador de pdfs no SO sem ser da adobe, já que não gosta dela? Há mais no mercado, é só escolher...
10 novembro, 2007 22:17
em linux alguns programas tão quase sempre a dar erros mas isso é normal (os tais bugs) , porque em windows quando isso acontecê (e não são poucas) bloqueia logo o sistema,
tou utilizar o ubuntu 7.10 em um portátil e num pc e ate agora tou contem-te com este sistema linux,mas a minha impressora da marca lexmark nunca funcionou em Linux mas ele detecta, pois sou obrigado ir ao windows imprimir documentos , na escola os pcs ten copias piratas do MicrosoftWORD instalado , quando falo no Linux, e digo que 98% dos programas em Linux são gratuitos, ficam todos olhar para mim como fosse um pirata da net, mo outro dia comprei uma caneta Bluetooth usb trazia o cd de instalação para windows quando cheguei casa foi logo ver se dava em linux, qual foi o meu espanto ma meti a caneta Bluetooth na porta usb, ficou logo a funcionar em linux
10 novembro, 2007 23:48
Impressoras LexMark e placas PC-Chips são conhecidas por terem suporte ruim no Linux por causa dos próprios fabricantes, que não liberam as especificações para os desenvolvedores criarem drivers decentes...
11 novembro, 2007 10:40
Então, como o suporte das impressoras Lexmark é mau e usando a lógica da notícia, poderia dizer que o Linux não presta porque não reconheceu a impressora...
Trabalho com o sistema operativo Windows e Linux e nunca tive problemas. Tenho o essencial instalado em ambos e nada mais. O que reparei é que na maior parte das vezes o erro é do utilizador que instala o que não deve/sabe e que não actualiza o software de segurança.
Enviar um comentário