09 novembro 2007

E depois vem com a tanga que com o xp as coisas simplesmente funcionam...

Pequena história dum sujeito, que até poderia ser um qualquer de nós, se vê de frente com o pesadelo de ter que usar um xp para fazer o seu trabalho. Ainda bem que existe algo chamado GNU/Linux, neste caso na variante Ubuntu, que simplesmente funciona sempre que necessário...


Links: The Hotel Printer, via ASF@Web

10 comentários:

A "Pequena História" contém um claro fanatismo ao Linux. Existem impressoras, scanners e software que não funcionam no Linux. É certo que o formato PDF é muito usado mas o Acrobat Reader é gratuito e a sua instalação é bastante simples para qualquer utilizador. E posso dizer que já tive mais problemas a imprimir PDFs em Linux do que em Windows.
Com isto não digo que o Windows seja melhor que o Linux mas acho que se deve manter o nível de racionalidade quando se falam de determinados assuntos.

Isso me lembra uma história do meu irmão com o Open Office. No trabalho dele tinha uma planilha que tinha várias abas (nã me lembro o nome certo dessas subplanilhas). Na última aba a pessoa entrava com dados e nas outras abas eram refeitos vários cálculos em cima desses dados. No MS Office 2000, XP, 2003 o Excel simplesmente travava, não terminava os cálculos nem por decreto. Meu irmão, então, trouxe a planilha pra casa pra rodar no Open Office 2.0.0 que ele tinha no Windows 98 dele. Resultado: no Calc os cálculos não demoraram nem 10 segundos pra ficarem prontos...

A folha de cálculo foi feita no Excel mas não funcionava no Excel no entanto funcionava no OpenOffice?

Caro anónimo

É claro que existem impressoras, scanners e software que não funcionam no Linux, mas não é sobre isso que esta história foi contada.

Na primeira parte é sobre uma pen que em Linux é imediatamente identificada, montada e disponível para o utilizador em 5 segundos. Confirmo isso aqui no meu Debian com qualquer pen que por aqui passou.
No Windows precisa logo de ir buscar drivers para a por a trabalhar. No xp que tenho aqui ao lado, já perdi a conta as vezes que ele detetou a MESMA pen como hardware novo e me pediu para ir à net buscar drivers para ela. Idem para o ipod nano que sempre o ligo no xp. Não tendo net, em principio ficaria agarrado na utilização desses devices no xp. Em linux é só enfiar e usar. Até com a minha Canon digital powershot A95, é enfiar e usar! Em xp é uma carga de trabalhos para instalar a merda daqueles drivers da canon e pequenos programas que são instalados juntos sem perguntar se sim ou não.

No segunda parte, o tal pdf, é certo que se pode ir à net buscar os 22 MB de acrobat reader para poder ver e usar o pdf. E tem de ter as permissões do administrador para o instalar. Em linux, qualquer distro traz um leitor de pdfs pronto a usar. Não é necessário ir à net (e te-la já agora), fazer o download e instalar um programa para ver os pdfs. Mesmo sendo o acrobat reader gratuito, claramente em Linux é mais simples.

Na terceira parte vem a impressora. No caso desta história, foi só ligá-la ao ubuntu e ao fim dalguns segundos, a impressora foi detetada, instalada, configurada e colocada pronta a funcionar para o utilizador. Sem os drivers para windows que os fabricantes fornecem junto com as impressoras, quantas delas são instaladas assim no windows? Enfiar e ficar prontas a usar?

Será fanatismo ao Linux? Eu acho que não. Neste história, o Ubuntu vence claramente o XP. Em outras situações poderá não ser assim, mas nesta é.

RedTuxer

Sim, anônimo, o grande paradoxo é esse. Foi feita no Excel, mas o Excel não fazia o que tinha que fazer, no Calc tudo ocorria tranquilamente.
Também tenho um caso que aconteceu comigo. O pai de um ex-gerente meu tinha feito um relatório grande num doc, com gráficos, figuras,e tal. Foi compactar, deu erro na compactação, e o original não abria no Word 2000 da época. Ele trouxe pro filho dele ver e, sempre que eu tentava abrir o Word, o Windows fecha o Word dizendo que o winword.exe gerou erros e será fechado. Abri no Star Office (sim, Star Office, bem antigo...) e tudo estava lá. Salvei pra Word 97, 97 e 2000, gravei num cd os arquivos e o pai dele até hoje me agradece por isso...
São essas coisas que eu não entendo da Microsoft...

Os CDs, tanto dos scanners como os das impressoras, trazem, além dos drivers, software de controlo e mais opções. Acreditem que faz toda a diferença quando se trabalham num gráfica.
Em relação às pens, nunca tive problemas com a minha, marca Kingston, e desconheço que exista alguma distribuição Linux que faça uso da tecnologia U3.

Já tive boas e más impressões de PDFs no Linux. Uma má experiência foi quando tentei imprimir um PDF e começou a imprimir simbolos. Uma outra má experiência foi quando tentei imprimir um PDF e imprimia linhas a negro em vez do texto.

Outro exemplo foi o de ligar a uma rede wireless com certificados e propriedades especiais que foi um autêntico pesadelo em Linux e muito fácil em Windows.

Todos os sistemas operativos têm falhas. Acho que é um exagero afirmar que só porque um SO não usa o formato de uma empresa monopolista como a Adobe então passa a ser mau...

Alguns "ebook" vêm com a extensão ".chm" que não precisa de qualquer instalação em windows. Isso faz do Linux um mau SO?

Apenas para "picar" :)
Porquê que, sendo a maior parte do utilizadores Linux anti-microsoft, usam conta messenger?

A primeira conta que usei e ainda uso, é o ICQ. Depois apareceu o msn e eu como só conhecia windows e nem sequer sabia da existencia do linux, abri uma conta e usei por muito tempo, junto com o ICQ e outra no Yahoo. Há 3 anos comecei a usar tambem o jabber porque quando precisava de comunicar com os linuxers, era esse o protocolo preferido. Apareceu o gtalk baseado no jabber e logo me juntei a ele. Continuo com todas as contas e no pidgin que há muitos anos é o meu IM preferido, tenho 80% dos contatos via jabber/gtalk, uns 2 ainda ICQ e os restantes msn que quase já nem dão pio. E quase todos os contatos que tenho via msn, tb já tem conta no gtalk. Não sou fanático ao ponto de ir a correr a fechar contas no hotmail e msn e mantenho essas prediosidades como parte da minha historia nos PCs.
Faz lembrar um certo diretor na vodafone que tinha conta e telemoveis da tmn e optimus(?) só para poder avaliar a concorrencia...

Em programas IM, usava o ICQ, depois passei a usar tb o messenger e o yahoo. Depois comecei a usar o gaim e o trillian pois eram superiores por serem multiprotocolo. Tambem usava muito o miranda e acabei por só usar o gaim/pidgin já desde uns 4 ou 5 anos. Messenger já nem sei como ele é, nem como trabalha, e não tenho saudades nenhumas dele!

Um pormenor, o pdf é formato standard, correto? Porque é que a microsoft não coloca um visualizador de pdfs no SO sem ser da adobe, já que não gosta dela? Há mais no mercado, é só escolher...

em linux alguns programas tão quase sempre a dar erros mas isso é normal (os tais bugs) , porque em windows quando isso acontecê (e não são poucas) bloqueia logo o sistema,
tou utilizar o ubuntu 7.10 em um portátil e num pc e ate agora tou contem-te com este sistema linux,mas a minha impressora da marca lexmark nunca funcionou em Linux mas ele detecta, pois sou obrigado ir ao windows imprimir documentos , na escola os pcs ten copias piratas do MicrosoftWORD instalado , quando falo no Linux, e digo que 98% dos programas em Linux são gratuitos, ficam todos olhar para mim como fosse um pirata da net, mo outro dia comprei uma caneta Bluetooth usb trazia o cd de instalação para windows quando cheguei casa foi logo ver se dava em linux, qual foi o meu espanto ma meti a caneta Bluetooth na porta usb, ficou logo a funcionar em linux

Impressoras LexMark e placas PC-Chips são conhecidas por terem suporte ruim no Linux por causa dos próprios fabricantes, que não liberam as especificações para os desenvolvedores criarem drivers decentes...

Então, como o suporte das impressoras Lexmark é mau e usando a lógica da notícia, poderia dizer que o Linux não presta porque não reconheceu a impressora...
Trabalho com o sistema operativo Windows e Linux e nunca tive problemas. Tenho o essencial instalado em ambos e nada mais. O que reparei é que na maior parte das vezes o erro é do utilizador que instala o que não deve/sabe e que não actualiza o software de segurança.