11 novembro 2007

Gestores de colecções em GNU/Linux

Quem é que já não fez a si mesmo esta pergunta: -"Epá, agora com os filmes à borla na net e com estas velocidades, como faço para catalogar todos estes DVDs?". Pois, a grande quantidade de filmes em DVDs por casa, ou a enorme quantidade de CDs com software pirata, ou os CDs com todas aquelas distros de Linux que são fornecidas nas revistas de Linux ou que tenhas feito o download, todos aqueles livros ou revistas que tens na tua biblioteca, até mesmo a aquela colecção de moedas, selos ou pacotes de açúcar, não estando catalogadas numa qualquer base de dados, torna-se extremamente difícil controlar o que se tem, onde está, características, pontuações, etc.
Que programa se deve usar para catalogar cada colecção ou colecções? Qual o que me convém mais? Qual o melhor em termos das funções que necessito? São perguntas como estas que vou tentar responder-vos ao descrever cinco programas gestores de colecções, para GNU/Linux.


Alexandria é uma aplicação para ambiente Gnome, escrito em Ruby, para gerir a tua colecção de livros. Com este simples programa podes catalogar todos aqueles livros de ficção científica, ou aqueles teus adorados livros do Dan Brown, saberes a quem emprestastes o Ensaio Sobre a Cegueira, etc. Além disso, ele consegue sacar informações e até capas, da Amazon, Proxis, Thalia, British Librarie e outros locais. Permite procuras pelo EAN/ISBN/UPC, suporta o standard Z39.50 e permite a gestão das tuas fontes. Salva os dados no formato YAML e exporta/importa dados em ONIX, Tellico e nos formatos EAN/ISBN/UPC. Pode gerar das tuas libraries em XHTML páginas web temáticas com CSS, permite gerir os teus livros emprestados, mostra os livros em diferntes modos de vista, notas e rankings, suporta leitores de códigos de barras, inclui traduções em várias línguas e tem manual em inglês e francês.

Links: Homepage, downloads



Outra aplicação gestora de colecções, e ao contrário da anterior, podes catalogar qualquer colecção que queiras, seja livros, filmes, moedas, software e por aí fora. O GCstar é GPL, está em português e até tem versão para Windows e OS X. Na sua configuração podes escolher quais os itens com que queres catalogar a tua colecção, podes usar plugins para importar ou exportar dados para outros softwares ou até podes criar novos plugins ou templates em Perl. E se não gostares da aparência, podes mudar a skin do programa.


Links: Homepage, downloads



Talvez o mais conhecido gestor de colecções de filmes em Linux e que também corre em windows, OS X, e havendo Gtk+ instalado, também em FreeBSD, OpenBSD e Solaris. Após adicionar um qualquer filme ao Griffith, ele irá buscar à web todas as informações sobre ele e adiciona-as ao catálogo. Esse locais onde ele vai buscar as informações podem ser além do IMDb, o E-Pipoca brasileiro, AnimeDB e o DVD Empire ingleses, 7arte, PTGate, ClubeMyDVD portugueses, e ainda muitos outros. Integra-se sem problemas com MySQl, PostgreSQl, SQLite3, faz backups e restauração da base de dados, importa de ficheiros CVS e exporta para CVS, PDF, XML e HTML. Gera capas em PDF e mais uma quantidade de coisas, bastante completo, diga-se.

Links: Homepage, download



Uma aplicação para ambiente KDE que pode gerir eficazmente as vossas colecções da sétima arte, livros, música, revistas, o que quiserem. Suporta qualquer quantidade de campos definidos pelo utilizador, sejam de texto, listas, etc. Formata automaticamente títulos e nomes, faz procuras por colecções e filtros de vista; valida automaticamente o ISBN, importa de formatos RIS, CSV, RIS e outros mais formatos; exporta para ONIX, CSV, HTML, PilotDB e outros formatos. Importa dados da Amazon, CDDB,IMDb, servidores Z39.50 e muitos mais e ainda faz buscas e importa colecções de ficheiros áudio como mp3 ou ogg.
Para os amantes do KDE, este aplicativo é definitivamente algo a não deixar de usar!


Links: Homepage, downloads



Este pequeno gestor de colecção de filmes encaixa perfeitamente na ambiente Gnome, simples e prático, escrito em C segundo os standarts HIG da Gnome. Tem como características a capacidade de correr o filme selecionado no nosso player favorito, gere vários tipos de dados de informação; classificação de filmes, comentários, procura local ou pelo IMDb, exporta para HTML ou para ficheiro de texto, e ainda mais umas coisitas.
O vMovieDB tem uma base de dados rápida e leve baseada no XML e traz as habituais funcionalidades como um editor de género, visualizador de imagens vídeo e mais.


Links: Homepage, downloads

Mais alguns haverá, mas fico por aqui. Coleccionem e cataloguem :)

4 comentários:

Eu utilizo o Tellico.. muito simples de se usar, mas como ainda nao testei os outros nao posso preferir A ou B... mas posso dizer desde já, que o Tellico é uma boa opção xD

É uma lista interessante de aplicações. Por acaso nunca senti necessidade de usar um programa deste género, mas vou adicionar este post aos favoritos, porque nunca se sabe o dia de amanhã! :)

Excelentes sugestões. Ficam também nos meus bookmarks.

Aproveito o lançamento deste post para colher informações sobre catalogação do conteúdo de media.

Apenas conheço o cdcat (que me deu muitos problemas) e a aplicação katalog para o KDE.

Há mais sugestões da vossa parte?

Jose Vitor Lopes disse...
12 novembro, 2007 02:51
 

Salve,

A algum tempo testei todos estes programas e concluí pelo GCStar mas infelizmente, para mim, ele não é 100%. Com um ingês bem macarrone eu solicitei fosse inclusida busca por livros brasileiros, inclusive indicando duas fontes.[1]

Se souberes de algum brazuca que possa contribuir de alguma maneira, principalmente convertendo o texto para um inglês decente, seria de ótima ajuda. Tenho muitos livros para catalogar e creio ser este o programa certo!

[1]- http://forums.gcstar.org/viewtopic.php?pid=1815#p1815