15 novembro 2007

Kurumin em risco de "fechar"

É isso mesmo, o projecto Kurumin está em vias de acabar, pelos menos nos moldes actuais com o Carlos Morimoto à frente da distro. Segundo as suas próprias palavras:

...Só para dar uma satisfação com relação ao lançamento de novas versões, estou atualmente trabalhando em outros projetos (os livros impressos e as atualizações do site), por isso não estou tendo tempo para trabalhar no sistema.
Algumas pessoas sugeriram que simplesmente fosse trabalhando aos poucos, conforme sobrasse tempo, mas acredito que isso não funcionaria muito bem, pois as pessoas esperam um sistema um sistema completo, estável, polido, com documentação, com suporte e tudo mais, o que naturalmente é impossível construir com apenas algumas horas de trabalho esporádico.
Hoje em dia existem também um número muito grande de outras distribuições voltadas aos usuários domésticos e aos iniciantes, incluindo o Mandriva e o Ubuntu, que dispõe de uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros. É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas.
Devido a tudo isso, é bem provável que o projeto seja encerrado, ou tenha seu escopo reduzido, passando a ser uma distribuição mais especializada, com um conjunto menor de recursos.


As últimas versões do Kurumin já saíram com algum atraso devido à falta de tempo do Morimoto, o que até provocou a perda dalguns utilizadores para a "concorrência". Terei bastante pena caso o projecto encerre mesmo, pois o Kurumin foi sempre umas das minhas distros favoritas desde a versão 2.1 cujos mini-cds anda me acompanham para desenrascar algum PC marado. A sua facilidade de utilização, a língua em português mesmo sendo em sabor brasileiro, a base Debian, a excelente detecção de hardware à lá Knoppix, tornaram-me um adepto desta distro com um Tux de aspecto de índio brasileiro. Eu e muitos colegas que influenciei mostrando as habilidades daqueles mini-cds.
Mas como é típico no software livre, se alguém cai, dois ou mais se levantam para o substituir e tomam conta do projecto, e é essa a minha esperança para o projecto Kurumin.

Já agora deixo aqui um agradecimento ao Carlos Morimoto por ter disponibilizado para download no Guia do Hardware, o livro "Entendo e Dominado o GNU/Linux", 5ª Edição, que muito me ajudou na aprendizagem deste magnífico sistema operativo.

2 comentários:

também tenho o 2.1 e também li esse manual, assim como o foca ;)

ele devia voltar as origens quando o kurumin era o pulga...

Já somos 3...

O kurumin foi metodicamente usado, ou melhor impigido, pelos amigos que queriam experimentar o sabor Linux.

Uns evoluiram enquanto outros andam vidrados nas janelas.

@braço.