Liedson, o levezinho? Ná, levezinho é o novo KDE 4
Muito se tem falado da nova versão do KDE que deverá ver a luz do dia a 11 de Janeiro, e eu quero frisar o grande trabalho que todos aqueles programadores tem tido para nos fornecer um quase novo ambiente de trabalho, havendo inúmeras alterações e melhorias em relação ao KDE 3.5, sendo aquela que para mim é a mais importante: a redução do consumo de memória. Ao contrário de certas empresas que ao criarem novas versões de software, estão-se borrifando para o consumo de memória, obrigando os PCs a arrastarem-se para abrir um simples editor de texto, a equipa do KDE aprimorou-se e segundo um blogger polaco, a redução vai até aos 39%. Eis a tabela que ele fez para demonstrar a tal redução:
Acaba por se tornar natural que esta versão do KDE corra sem espinhas num PC a 1GHz e com apenas 256MB de RAM...
Acaba por se tornar natural que esta versão do KDE corra sem espinhas num PC a 1GHz e com apenas 256MB de RAM...
4 comentários:
13 dezembro, 2007 21:42
Isto são óptimas notícias!
Não sou grande utilizador de Linux como workstation (apenas para servidores) mas uma das razões era pela performance no passado não ser grande coisa.
Estamos extremamente mal habituados no que toca aos desenvolvimentos de software: cada vez se consome mais processador e memória e não se justifica. Não estamos a aproveitar todos os avanços da tecnologia por esta mesma razão!
Por outro lado, supostamente são este tipo de aberrações comerciais que fazem mover a demanda para hardware cada vez mais rápido...
A verdade é que programar com performance tem custos elevados (comparar programar numa linguagem de alto nível versus uma de baixo nível).
Irás conseguir muito mais performance numa de baixo nível mas irás desperdiçar muito mais tempo a desenvolver nela e, no mundo do software, é tudo para ontem!
Hugz,
Luís
13 dezembro, 2007 22:21
Boas!
Parecem de facto boas notícias! No entanto eu ainda não sou utilizador de linux porque não consigo encontrar uma ferramenta de que necessito por ser deficiente visual, semelhante à 1ª parte deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WmcUsd-eZ0Q, a parte respeitante à ampliação do sistema em tela cheia. Será que o KDE4 traz boas notícias também neste aspecto? E para GNOME conhecem alguma coisa!
Queiram desculpar o video ser sobre um programa fechado e caro para windows, mas não conheço nada livre... Muito obrigado!
14 dezembro, 2007 04:55
Meu caro anónimo,
Olha que tu em Linux fazes aquelas coisas todas (pelo menos as que vi, não vi o filme até ao fim).
Só para teres uma ideia, aquela capacidade de por o ecran maior é uma consequencia comum de nao configurar bem a definição do ecran (o efeito é igual ao que o software faz).
Além do mais, tens as típicas ferramentas de "zooming" e também de mudanças de cores do desktop.
Também tens "speech sintetizers" e até suporta uns aparelhos braille.
Hugz,
Luís
14 dezembro, 2007 14:09
Boas,
Existem inúmeros ampliadores de ecrã disponíveis para Linux.
O KMagnifier é um deles e normalmente vem com o KDE em muitas distribuições linux.
Em última análise, em Linux nem é necessário nenhum programa específico para fazer
zoom em ecrã completo. O próprio X11 (ambiente gráfico do Linux) possibilita
essa funcionalidade.
Se for apenas isso que te impede de instalares Linux, então já não tens razão
para usares Windows. Instala Linux e diverte-te :)
Enviar um comentário