08 dezembro 2007

Os consumidores que paguem, é o lema da EDP

Eis a transcrição duma gravação que uma equipa do Tux Vermelho conseguiu da sala da presidência da EDP, recorrendo a métodos sofisticados de espionagem industrial:

-Ó António, vem cá!
-Eis-me aqui, Presidente Mexia! À sua disposição!
-Olhando aqui para os gráficos destes balanços das contas parece-me que não iremos ter tantos lucros como eu queria! Preciso de trocar uns quantos carros, aviões, casas e outros electrodomésticos, além disso a minha família precisa de umas feriazitas, assim umas voltas ao mundo e outras coisas assim. Temos de aumentar os lucros! Ideias??!!
-Mestre Mexia, assim de repente só me lembro de aumentar as tarifas da potencia aos consumidores dizendo que a culpa é do preço do petróleo...
-Ná..., o governo ainda está um bocado chateado com aquele aumento que queríamos fazer de 15% apesar de nunca termos tido tantos lucros como nesse ano.
-Engenheiro Mexia, e que tal despedir mais umas centenas ou milhares de operários, ou colaboradores como se diz agora, ou vender algo aos consumidores?
-Ó António, não está mal pensado. Vendemos aos otários consumidores os novos contadores de electricidade com modem e assim podemos despedir mais uns milhares de ... colaboradores, e mais podres de ricos ficamos! Muito bem, Toni!!
-Mas, Doutor Mexia, como poderíamos levar os consumidores a comprar os nossos contadores?
-Ora Toni, parece que não sabes que os portugueses estão habituados a ter de pagar tudo e mais caro que todos os outros europeus! Basta dizer que poderão "eventualmente ter algum benefício" comprando os nossos contadores e que nós, EDP, somos uma pobre empresa que não pode pagar esses aparelhos, pois nós não ganhamos nada com isso, não é?
-Mas Professor Mexia, o consumidor não vai ganhar nada com a troca e além disso, os contadores custam 160 euros! Porque razão comprarão eles esse aparelho que não lhes serve para nada?
-Mas serve, Tóino! Sem os aparelhos, a electricidade não pode ser contada, não é?? Helllooo??!!
-Desculpe-me, Arquitecto Mexia, mas isso não é problema nosso?
-Chhhhiiiiuuuu, que ninguém te ouça! Claro que é o nosso trabalho, mas o consumidor pode muito bem pagar, ou também não queres mais uns eurozitos ao fim do ano?
-Iam-me dar jeito, por acaso, ó grande Mexia. Como deseja que passe a mensagem?
-Basta fazeres uma referência aos eventuais e hipotéticos benefícios do consumidor, várias vezes, e nunca digas que iremos despedir mais colaboradores por deixar de haver necessidade para os ter, nem que passaremos a ter um modem em cada habitação pago por eles, nem digas que os espanhóis não os pagaram, nem que iremos ter mais lucros astronómicos com esta jogada, certo?
-E os consumidores irão engolir isso tudo, Director Mexia?
-Não havendo oposição do governo, e estando tão habituados a pagar cada vez mais impostos e taxas, nem irão piar, meu caro António!! Vou já marcar umas férias numas ilhas que vou comprar por aí...


Pois é, caros leitores! A EDP quer mudar os contadores da contagem eléctrica, para SEU benefício e SEU lucro, e aqui os consumidores que paguem os contadores DELES.

5 comentários:

E o mais "engraçado" é que sendo uma acção concertada para ser tomada no mercado ibérico (a substituição dos contadores), em Espanha já está decidido que não serão os utentes a pagar os custos da mesma!
Como sempre, este país mostra o real estado em que nos encontramos.
Cumps

Bruno Miguel disse...
08 dezembro, 2007 21:01
 

Zero Zero Tux em acção. xD

É indecente mas, como dizes, o povo português come e cala.
Se houvesse tomates ninguém deixava a EDP, ainda não sei a posição da EDA e EDM,instalar os contadores nas SUAS habitações.
Um caso isolado não leva a nada e talvez a EDP ganhe qualquer acção em Tribunal mas se fossem muitos gostaria de ver.
Neste momento é preciso ter calma. A Lei existe para ser estudada e parece que poderá existir algo que os possa travar.
Veremos.

@braço.

Nós consumidores não devíamos pagar taxas sobre contadores nenhuns, nem da luz nem da água nem do raio que os partam a todos.
Então vamos lá ver quem no caso da EDP quem é que precisa do contador? eles com é óbvio para medirem a electricidade que nos vendem, o contador não nos é preciso para nada. Então se eles é que precisam e tiram beneficio do contador, nós é que temos de o pagar? Cambada de xulos é o que eles são todos.

Não sei qual a posição de EDA (Empresa Electricidade Açores) sobre este assunto, mas o certo é que eu por mim partia todos os meses o filho da mãe do contador e eles que viessem por todos os meses um novo, arrotavam os 160 euros filhos da mãe, por im tava tudo estragado.