20 janeiro 2008

GNU/Linux made in Portugal, actualizado

Dois meses depois da última actualização, verifico que agora são já 14, mais 4 portanto, as distribuições de GNU/Linux "made in Portugal". Algumas ainda não passaram do projecto, outras andam meio apagadas, e outras cheias de vida preparando-se para lançar novas versões dos seus produtos. Esta listagem também pode ser consultada no Alphamatrix onde costuma estar sempre actualizado.


Esta distro que tem como base a Debian e o Gnome, tem sido desenvolvida pelo Departamento de Informática da Universidade de Évora, fruto da experiência com software livre como ferramenta de trabalho nas actividades lectivas dos docentes do departamento e fruto também da cooperação com a equipa de desenvolvimento do GNU/Linex da Extremadura espanhola.
É uma distro orientada para desktops, portáteis, PDAs, quiosques, POSs, etc, e tem como público alvo o sistema educativo, a administração pública, as PMEs, o utilizador individual e as softwares houses.
A última versão é a 2.1 cujo download pode ser feito aqui e o manual sempre útil, aqui.


A distribuição de GNU/Linux Caixa Mágica é baseada na SuSE até à versão actual, sendo que a próxima versão já será baseada na Mandriva. Esta distribuição é orientada para as PMEs, sistema educativo nacional e para o utilizador individual, sendo o seu ponto forte o suporte por telefone ou via email.

A Caixa Mágica nasceu em 2000 através das mãos de 3 investigadores do ADETTI: Daniel Neves, José Guimarães e Paulo Trezentos. Hoje orgulham-se de ter 14 000 PCs com o seu SO instalado em 1 200 escolas, ter uma parceria com o Exército para soluções de segurança e de ter o seu produto à venda nas grandes superfícies ou nas grandes lojas de informática em todo o País.

A última versão, a 11, está em download aqui e os manuais aqui. A próxima versão, a 12, sairá a 4 de Fevereiro.


Este projecto tem como objectivo o melhoramento dos serviços informáticos escolares, nomeadamente os sistemas de comunicação e o software utilizado nos mesmos. Passa pela criação dum SO baseado em Linux (Debian) e focado no ensino, que será artilhado pelo melhor software e traduções, baseado nos programas escolares. Passa também pela tradução de documentação de suporte tal como um website de suporte para os alunos e professores. Este projecto teve origem no aluno Rui Martins, sendo agora apoiado pelo Silvino Silva e Carlos Silva, tal como o Instituto Superior de Engenharia do Porto, contando ainda com a participação de alguns individuais.

O website, fórum e contactos, encontram-se aqui.



O Ubuntu Edição FEUP é um produto desenvolvido pelo Centro de Informática Prof. Correia de Araújo (CICA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Tem no seu nome Ubuntu pois a sua plataforma é baseada nessa distro e será/está instalada em todos os PCs de salas de informática e anfiteatros da FEUP que serão cerca de 1 000 PCs, nos computadores dos docentes e funcionários e ainda terá uma versão LiveCD que poderá ser executada a partir de DVD ou pendrive sem a necessidade de instalação.
A última versão lançada é a FEUPLive v2007.4 com data de 30/10 e está em download aqui, enquanto que a documentação (FAQ, tutoriais, links) encontra-se neste link.


Esta distribuição foi criada pelo Empresário Paulo Queimadas na Cova da Piedade e tem sido distribuido junto com os PCS que vende na sua loja de informática. Adepto do Linux/Linus, diz mesmo: -"Deus no Céu, Linux na Terra", já teve que esclarecer a alguns dos seus clientes que este Inforbios-Linux não é o Vista, pois é muito mais estável.
O Inforbios-Linux é baseado no famoso Kurumin onde o Paulo Queimadas aproveitou o seu núcleo, fez as adaptações necessárias para o mercado português e adicionou as ferramentas que achou necessárias.
A última versão é a 7.4, recomenda-se a versão 7.3 para uso em servidores e podem adquiri-las através da homepage da Inforbios.


O IPBrick é um sistema operativo de rede que gere os serviços de intranet e comunicações, cujjo objectivo é garantir a segurança na ligação da rede à internet. Ele filtra as comunicações tanto de entrada como as de saída, através de componentes como o relay do correio electrónico, antivírus, anti-spam, proxy, voip, firewall e detector de intrusão. Segundo os seus responsáveis do Porto, iPortalMais, é de fácil e rápida instalação, complexidade reduzida, estável ( é Linux, será preciso dizer mais?), seguro e de fácil integração ao sistema onde residente.
Este produto tem de ser adquirido e existe uma lista de fornecedores na homepage do IPBrick. Suporte e manuais também é coisa que não falta nesta distro.



Esta distribuição de Linux é apoiada pelo PCP e feita principalmente para ser distribuida na Festa do Avante para poder mostrar aos seus visitantes a alternativa que é o Open Source. Este CD com o Komunix até é distribuido a par com outro CD só de software livre para Windows de nome AlterCD.
O Komunix é mantido pelo colectivo das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)do PCP e a última versão do Komunix tem por base o Ubuntu 7.04. Para além de alguma propaganda e manifestos do PCP, o Komunix está já configurado para arrancar em português, bem como tem alguns logos e imagens alteradas do original Ubuntu.
Podem fazer o download do Komunix por ed2k ou por bitorrent. Quem quiser também pode pedir o CD contactando a sede do PCP da sua área de residência ou através do mail pcp@pcp.pt.


O Kurumin PT baseia-se no Kurumin 3.0, tendo nativamente suporte a alguns modens usados em Portugal. Seu autor é o VeganPunX e tudo o que se relaciona com esta distribuição, changelogs, faqs, está nesta página.



O projecto Linius é uma iniciativa do Ministério da Justiça em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e como é um projecto desenvolvido em Portugal, constitui um estímulo ao desenvolvimento da indústria de software nacional. Tem como objectivo a utilização do software livre na justiça, reduzindo assim os custos em tecnologias de informação, desenvolvimento de ferramentas mais adequadas às suas necessidades, facilitando o trabalho dos magistrados, advogados, solicitadores e de todos os profissionais da justiça, permitindo uma melhor prestação de serviços aos cidadãos e às empresas.
A última versão é a Linius 2006 que pode ser descarregada aqui e a documentação está neste link.



É um projecto para "desenvolver um LiveCd em ambiente *nix de forma a mostrar como é e como pode servir de ferramenta opensource/livre". Este LiveCd deverá ser disponibilizado aos alunos do ESTG, e o software incluso deverá incluir todas as ferramentas necessárias ao dia a dia dum aluno e terá que ser de fácil actualização.

O andamento do projecto e seu desenvolvimento poderá ser acompanhados a partir daqui.


O Linux PaiPix é uma compilação de Software Livre, combinando toda a versatilidade do Kanotix e do Knoppix, e destinado a ser utilizado em qualquer ambiente mas com especial vocação para a ciência e tecnologia. Pretende ser uma porta aberta da ciência para o público e tenta incluir não só os utensílios dos cientistas, mas também as melhores aplicações que tornam o computador mais interessante para qualquer utilização.
O seu ambiente gráfico por omissão é o KDE, e tem como base o Debian Etch 4.0. Este projecto teve origem no Curso Pós Graduado de Programação Aplicada e Instrumentação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pela mão de António Amorim.
O download é feito nesta página enquanto que a documentação e tudo o resto se encontra na homepage.


A distribuição GNU/Linux Protech foi desenvolvida pelo m4sterguru e pintas e dá um ênfase especial à segurança mas pode ser usada normalmente no seu PC principal. Baseada no Ubuntu, suporta uma enorme variedade de hardware e é bastante estável, asseguram os seus responsáveis. Nada de complicações a instalar novos aplicativos, bastando dois cliques para o conseguir, corre em modo Live a partir de CD ou penUSB e é facilmente instalável. Por omissão, já vem com uma grande variedade de ferramentas de segurança que podem ser consultadas aqui.
Download aqui e quanto ao suporte, pode ser pelo fórum ou via irc.


A ideia é criar uma distribuição baseada no CentOS e que deixe logo instalado e pronto a funcionar o Qmail, o famoso servidor de mail. Será uma distribuição tanto para os iniciantes como para profissionais. O mentor deste projecto é o Mário Gamito, um conhecido administrador de sistemas Unix.

A página onde pode ser encontrada mais informação sobre o Qmailux pode ser acedida aqui.



A distribuição GNU/Linux Vixta tem como principal particularidade ter um aspecto gráfico muito semelhante ao windows vista, incluindo o nome. Talvez o objectivo seja trazer os utilizadores do Vista (Me2) que gostam desse visual mas não estando satisfeitos com ele, para uma distribuição de Linux amigável como esta. Aliás, segundo os seus responsáveis, esta distro difere das outras principalmente pelo "eye catching" e pelo "familiar look and feel".
Download da ultima versão, a 095, num ftp nacional aqui ou noutros ftps aqui. Alguns screenshots aqui.


6 comentários:

Dessas todas talvez tirasse o Ipbrick dado que é completamente fechado... nao tem versão de comunindade e o codigo Não è OpenSource

Onde vamos parar com esse sem-fim de distribuições?...jamais atingiremos o nome qualidade de software se cada pessoa que existir no mundo conhecer uma distribuição diferente...e cada uma com seu jeito de fazer as coisas....bah

Fico feliz que em Portugal estão adaptando o Kurumin para pt, já aqui no Brasil estamos tendo em dificuldade na próxima versão do Kuruma (8.0) que não decola, e a comunidade não ajuda como deveria para sua evolução.
Quanto a infinidade de distros, isso se chama liberdade e criatividade.
Um grande abraço de Ivanildo aqui de São Paulo/SP

O MOSEL Live
http://alphamatrix.org/project/mosel-live
é o projecto para criação do LiveDVD.
O MOSEL é um grupo com a finalidades de "Promover, incentivar e dar apoio ao uso de GNU/Linux e outros Sistemas Operativos de Código Abertos na ESTG-Leiria." entre outras coisa e é responsável pelo MOSEL Live.

"Onde vamos parar com esse sem-fim de distribuições?"
Nas Universidades é normal criar-se imagens dos sistemas operativos usado para facilitar a instalação nos pc do campus. Essa é a finalidade do MOSEL Live e do FEUP Live. Não prendemos criar uma nova distribuição, apenas adaptar o que existe às nossas necessidades.

"Fico feliz que em Portugal estão adaptando o Kurumin para pt"
O Kurumin PT já está parado à muito tempo e duvido que lhe voltem a mexer.

Obrigado pela referência ao alphamatrix.org e ao MOSEL.

Alinex não tem como base a debian mas o ubuntu 6.10.

E em quê é que tu achas que o Ubuntu é baseado? Na Virgem Maria? Alinex, Ubuntu, e dezenas (centenas?) doutras distros são baseadas na Debian. A caixa mágica era baseada na Suse que tal como a Mandrake/Mandriva são baseadas na Red Hat.

Cumprimentos