31 janeiro 2008

Tugas de parabéns!!

Nas minhas leituras, houve um artigo na Linux Format sobre um programa áudio que me chamou a atenção. Tratava-se do Qtractor, um sequenciador multi-pistas áudio/MIDI, e que de similar ao Traktor DJ do windows nada tem! Com este programa pode-se criar, editar dados de MIDI e áudio, para além de ter suporte a Jack e mais uma miríade de coisas. Só para terem ideia da coisa, eis o screenshot que está disponível na sua homepage:


Grande parte de todos aqueles botões e funções, eu nem consigo imaginar para que servem, mas parece não faltar nada :)
Percorrendo a homepage do Qtractor, encontro o nome do criador do projecto lá bem no fundo. Um tal de Rui Nuno Capela. Ups! Tuga?? E não é que é mesmo português!!

Resumindo, temos aqui um programa opensource todo virado para profissionais do áudio, feito por um tuga, e que por acaso é referido e elogiado numa revista de Linux líder de vendas na Grã-Bretanha e que é distribuída por todo o mundo. Meus parabéns ao Nuno!

Entretanto na última edição da mesma revista, eis que está um artigo sobre uma distro de nome Vixta. Não vos diz nada esta distro? Será sorte ou realmente há competência neste pequeno rectângulo à beira mar plantado? E sem apoio do estado, pois este governo parece preferir andar de mão dada com a Microsoft...

4 comentários:

Boas!

Muitíssimo obrigado pelo artigo. Teres encontrado o meu nome demonstra já que te interessaste minimamente pelo Qtractor, pois o artigo da LinuxFormat não faz referência alguma ao ainda único autor (eu) e sim a uma tal equipa de desenvolvimento, o que alíás faria todo o sentido em existir, talvez formar e, falando por mim, acarinhar ;) Mesmo assim, tenho contado com alguma euforia, vinda de quem aparece por estas bandas, eheh. Como ando a fazer isto no meu tempo livre, em português acho que se diz hobby (!), raramente tenho discernimento para congregar o quer que seja. Bah.

Olha, acabo de verificar que um (meu) artigo sobre esta mesma peça acaba de sair na última edição da Revista Linux, por ocasião do CNSL07. Asimm, sempre podes dar uma oftálmica na nossa língua mátria. Aproveita! ;)

Ati-amd.
--
rncbc aka Rui Nuno Capela

Pelo que me lembro este programa ganhou um prémio no Concurso Nacional de Software Livre do aLANTtejo 07, certo?

Continua ;)

"oftálmica" ;-)

Resumindo, excelente!

@braço.

Não posso deixar de dar os meus PARABÉNS ao Rui Nuno Capela.
Continua...