25 fevereiro 2008

Drivers e Linux, aquela incompatibilidade do costume

Mais um caso problemático em Linux com uma impressora HP, no caso, uma HP Photosmart C4280. Um tal de Andreas Nilsson comprou essa impressora e como bom cliente que é, telefonou para a linha de ajuda da HP perguntando se ela era compatível com Linux. E de lá:
-"Já tentou googlar sobre ela, é que por aqui não fazemos a puta de ideia se é ou não é compatível", foi a resposta...

O tipo meteu as mãos à obra e foi testar a instalação em 3 conhecidos sistemas operativos. Eis os passos que teve de seguir:

-Windows:
  1. NÃO ligues a impressora à porta USB!
  2. Vai buscar o CD de instalação
  3. Mete o CD e segue o Wizard (não te percas nos vários passos)
  4. Liga agora a impressora pelo USB
  5. Agora espera um bocado até que a instalação acabe
  6. Ele não diz, mas aposto que agora há um reboot!
-Mac OS X:
  1. Liga a impressora à porta USB
  2. Vai buscar o CD de instalação
  3. Mete o CD e segue o Wizard (não te percas nos vários passos)
  4. Agora espera um bocado até que a instalação acabe
-Linux (Ubuntu):
  1. Liga a impressora à porta USB, e só!

Eta Linux complicadinho, hem?! Podem confirmar isto testando voces próprios ou indo directo à fonte. Nem vale a pena dizer mais nada...

9 comentários:

É o que acontece quando há drivers livres.
Quanto às portas de usb não sei qual é o estado actual no xp/vista, mas quando eu usava essa merda era só enganar-me e trocar de porta que já tinha a merda da janelinha a pedir-me para instalar de novo.

Lol, e eu que a começar a ler pensei que fosse mais um comentário com muitos passos e muitos "sudo vim bue_ficheiros". surpreendente final!

O mesmo aconteceu com a minha Epson CX 3500. No janelas, a mesma coisa, não ligue nem plugue a impressora no usb até o instalador te mostrar que pode, mais uns 3 ou 3 programas pra instalar e ... reboot (claro, o que seria do janelas se não fossem os reboots...).

Ja no ubuntu, pluguei na usb, liguei e, depois de alguns segundos, um ícone na barra de tarefas me disse que já estava instalada a impressora, só tive que configurar o papel para A4 e o modo de impressão para rascunho rápido. Realmente, o Linux é muito, mas muito difícil mesmo, não está nem um pouco preparado para as massas, afinal, nem anti-vírus tem...

Perdi o cd de instalação de uma máquina fotográfica Mustek Smart mini.No Ruindows arranjei o programa de instalação na net,instalei mas não reconheceu a máquina fotográfica de jeito nenhum.Desesperei e decidi experimentar Linux. Fiquei boquiaberto. Foi ligar e decarregar fotos.Neste momento sou um utilizador a cem por cento de Fedora e Ubuntu e encostei de vez a Microsofre e o Ruindows.

tenta instalar um modem usb e depois falamos...

Há coisa que funcionam assim...
Por exemplo a minha impressora Canon I250, a minha máquina fotográfica digital Kodak DX6490, a máquina digital da minha namorada Fuji S3500, tudo ligado no Linux sem crises, no Windows foi por CD para cada brinquedo...
Mas calma lá há muita coisa que também vai ser dificil por a trabalhar no Linux, tenho um portatil com uma placa wireless Broadcom, um leitor de cartões e webcam, e nenhum deles tem drivers para Linux, nem me parece que venham a ter porque os fabricantes não querem que assim seja... por vezes também é triste a vida de quem usa Linux.

@sexo no cinema
Essa história de ligações de rede, no caso que referiste por modem USB, batalho sempre com os meus colegas para que não aceitem esses modens! Modens só por USB digam NÃO! As ligações ethernet são para serem feitas pela placa de rede, aliás, para isso é que ela existe! Modens USB é como uma bicicleta só com uma roda! É uma bicicleta coxa ou o que quiseram chamar-lhe. Até serve para pedalar, mas não é definitivamente a mesma coisa!
Por USB implica ocupar parte do precioso tempo do CPU, consome energia do PC levando a que algumas motherboards queimem como aconteceu "n" vezes, e isto só para facilitar o fabricante de hardware. E não me fodam que tem de ser assim como o ISP quer ou parecido! Sempre questionei o meu ISP sempre que vinha fazer uma reparação ou alteração do modem, se pensavam nem que fosse vagamente em me arranjar modem só por USB, eu iria recusá-lo terminantemente!
Sou um cliente e compro aquilo que quero e recuso o que não quero, por isso nunca como um MacPlastico de maneira nenhuma nem me enfiam um modem USB aqui em casa.

@Francisco Costa
O aramefarpado já divulgou aí um site cheio de drivers para webcam feitos por um franciú e que funcionam na perfeição para centenas de webcams. A tua não está na lista?

Cumprimentos para todos

Oi !!

Pois eu aqui no trabalho, imprimno numa impressora IBM infoprint 1332, mas drivers pra linux de grilo ...
Até agora não encontrei nenhum em ppd !! lol
Encontrei um rpm, mas fica com um programa à parte e, eu quero gerenciar as impressoras centralmente, noutros sites, só tem pra mac ... !! :-(

Eu uso o driver genérico pcl 6 / xl, mas não me permite usar a funcionalidade duplex ...

A minha distro favorita é o Fedora

Só digo uma coisa. SiS191 procurem por ela e vão perceber a minha dor de cabeça. Mais a impossibilidade de usar o ndswiswrapper por não haver drivers no site da Acer. (Vou tratar dela nas férias.)

Duas novas marcas para a minha lista negra:
-Microsoft
-Lexmark
-Acer
-SiS