03 fevereiro 2008

Mapear ideias

Quantas vezes já te aconteceu teres umas ideias para um projecto, para um artigo mais elaborado, para uma nova aplicação, uma apresentação tipo slideshow, mas como essas ideias ainda estão muito vagas ficas-te por uns apontamentos num caderno ou por umas frases numas folhas soltas. Quando quiseres retomar essas ideias já não encontras o caderno nem as folhas, tens de refazer tudo e o mais certo é esqueceres-te de algo que já tinhas apontado antes. Como se pode solucionar ou impedir que coisas como estas aconteçam?

Uma solução é usares o VYM (View Your Mind) que não é mais que uma ferramenta gráfica de mapeamento das tuas ideias (mind mapping).


O interface é simples e rapidamente se aprende a trabalhar com ele. Ao abrires o VYM és presenteado com uma janela branca e uma caixinha amarela no meio onde escreverás a tua ideia central. Clicando na caixinha amarela podes depois adicionar mais ideias e pensamentos, que irão ficar ligados uns aos outros em vários níveis e sub-níveis. Tens também um editor de "rich-text" onde podes escrever textos mais compridos, emoticons, podes anexar imagens, colocar links, etc. Uma outra imagem do VYM onde se pode ver várias ideias interligadas:

Aqui o VYM pode importar trabalhos do Freemind ou do Mindmanager, e perguntam vocês: "e posso exportar um trabalho feito no VYM para uma imagem?"
Claro que podes! Exportar para uma imagem, para OpenOffice (e PDF), webpage, texto (ASCII), folha de cálculo, Latex, ou XML entre ainda outros formatos.

Interessado? Homepage. Quanto ao download é aquela trabalheira do costume: apt-get install vym

Fonte: DPOTD

14 comentários:

Prefiro o Freemind.

Por acaso conhecem algum que permita criar esquemas mentais com acções e eventos? Género um fluxograma ou um diagrama de estados?

:)

Achei isto fantástico para o trabalho que estou a fazer neste momento. Porém, já tentai instalar e não consegui.
Pode ajudar-me a fazê-lo, RedTuxer?
Sei que é um abuso da minha parte, mas, uma descrição detalhada do processo de instalação vinha mesmo a calhar.

Muito obrigada pela atenção.

Dina

Por acaso não conheço. OpenOffice.org Draw?

@Dina

Qual é a distro que usas? No caso da Debian e outras distros Debian-likes como o Ubuntu basta usar o apt-get ou o aptitude ou o Synaptic para instalar o VYM.

RedTuxer,

Permita-me que lhe sugira o nosso idioma para me explicar o que quer que seja. É que os vossos termos técnicos nem sempre são inteligíveis pela maioria dos (info)leigos como eu. Sou um desastre na sua área.

De qualquer modo, obrigada, mais uma vez, pela atenção dispensada.

Dina

Estou a perguntar-te qual é a distribuição de Linux que usas. Qual o Linux? Caso seja o Linux Debian ou distribuições da família da Debian como é o caso do Ubuntu, basta digitar aqueles comandos que falei ou usar o programa Synaptic para instalar o tal programa pretendido, no caso o VYM.
Resumindo, qual o Linux que usas?

Cumprimentos

Oh diado!, não uso Linux.
E provavelmente não é compatível com o meu sistema operativo que ainda é do tempo do Tutankhamon :S

Não achei ser era necessário referir o sistema operativo uso, porque pensei (mal) que tivesse visto através dos dados que deixo registados cada vez que acedo ao seu blog.

Não o maço mais.
Continuação de uma boa tarde :)

Dina

Se calhar seria uma boa ideia actualizares isso e usares um sistema realmente seguro, estável, eficiente e que aproveita o teu hardware...

www.ubuntu.com

[quote]Por acaso não conheço. OpenOffice.org Draw?[/quote]

Utilizei o OO Impress, mas não é lá muito prático, perde-se montes de tempo a desenhar as "caixinhas", o que acaba por fazer com que nos esqueçamos da ideia ...

Aconselho o freemind

http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

Ainda bem que aqui voltei. Li os vossos comentários e resovi testar o FreeMind. É muito atractivo, fácil e parece-me funcional. Dá perfeitamente para o que precisava. Obrigada aos dois.


Boa noite

:]

Também há um exelente programa para criar diagramas, chamado "Dia"

http://live.gnome.org/Dia

Para instalar no Ubuntu, é a mesma trabalheira do vym :P

apt-get install dia-gnome

Um abraço

Boas! É por estas e por outras que vocês são bons e o open-source resulta em cheio! Trazem-nos sempre soluções que realmente respondem ao que precisamos!
Quero agradecer-vos a ajuda que me deram sobre software para deficientes visuais, há algum tempo atrás e que já tem sido útil! E desculpem a demora em responder, mas por diversos motivos, incluindo de saúde, estive ausente. Continuem o bom trabalho!

E não queres partilhar um pouco connosco essa tua experiencia com o tal software para invisuais que usas? Qual é, o que achas, o que aconselhas, etc...

Cumprimentos