16 março 2008

Kurumin NG

Quem não conhece o Kurumin do Carlos Morimoto, a mini-distribuição de GNU/Linux inspirada no Knoppix e disponibilizada num mini-CD de 200MB? Ainda tenho alguns CDs com o Kurumin e guardo religiosamente o mini-CD da versão 2.21 no meu "Kit de socorro de windows infectados". Baseada nessa distribuição, nasceu o Kalango pelas mãos do Leandro Santos, uma distribuição mais artilhada e com outro visual tropical. Foram anos em que as distribuições de GNU/Linux se multiplicavam no Brasil ofuscando o Conectiva, que pouco depois se juntaria ao Mandrake formando o Mandriva.

Mas não há nada que dure para sempre, nem eu, e tanto o Carlos Morimoto como o Leandro Santos deixaram de poder dar a continuidade desejada nas suas distribuições principalmente pela falta de tempo e pela diversidade de outras distribuições de Linux. Os projectos estiveram mesmo perto do fim, mas eis que eles deram a mão e irão retomar o projecto do Kurumin, agora baseado no Kubuntu embora diferente, com os seus conhecidos ícones mágicos, com o KDE com suporte total ao português do Brasil e outras características que eles já nos tinham habituado.
Este projecto agora remodelado chamar-se-á Kurumin NG (Next ou New Generation) e eis um screenshot do mesmo:


Mais notícias é no estabelecimento do costume, o Guia do Hardware.

18 comentários:

Força Linux brasileiro!
Jamais deixei de acreditar na capacidade dos brasileiros.

KURUMIN so o nome no monitor. e o KUBUNTU com um monte de falhas.

Tem tudo pra ser uma excelente Distribuição, pois os envolvidos são de uma competência inquestionável!!!

"KURUMIN so o nome no monitor. e o KUBUNTU com um monte de falhas."

Se for pra escrever asneiras, por favor, melhor não escrever nada...

Evito censurar ou apagar comentários, mas pensei duas vezes nisso...
Tomara muita gente saber de Linux o que o Morimoto sabe no seu dedo mindinho...

Anónimo disse...
13 maio, 2008 16:30
 

E desde quando o Morimoto "sabe de Linux"?

Rafael Honjaccoofher - TuxRafa disse...
15 maio, 2008 02:01
 

Muito legal

mas é o seguinte:

Esse screenshot, creio eu, é da versão beta, pois ainda, pelo menos até onde sei, não saiu a versão final;

Sobre ele ser um kubuntu com falhas, sendo uma versão beta é normal que tenha falhas e se é filho do kubuntu, não vai parecer o Slax;

Sobre o Morimoto não saber Linux, espero que quem escreveu isso tenha sido o Linus, mas duvido, o cara vem falar mal, mas se coloca como anonimo.

Não conheço o dono do Blog, mas eu gostei muito dele (do Blog) e acho que devemos postar apenas coisas que vão ajudar a comunidade do software livre. Quer falar mal do Linux, vai procurar um Blog do Rwindows.

Se for criticar, que seja uma critica construtiva e com ambasamento, site suas fontes

Obrigado

Anónimo disse...
15 maio, 2008 02:41
 

"ambasamento", "site"...

Comparar o Morimoto com o Linus é piada, né? Diga uma linha de código que o Morimoto escreveu. E não valem os ícones mágicos, aquilo claramente é copy&paste, e ele nem entende direito o que está escrevendo lá.

O Morimoto pode ser um usuário experiente de Linux, mas não é nada tão excepcional. É coisa que você encontra em muitos fóruns e canais de IRC.

Claro, ele tem boas qualidades, como gostar de escrever textos. A iniciativa do Kurumin também foi muito respeitável. Entretanto, realmente não faz sentido idolatrá-lo por seu conhecimento técnico.

Viva_O_LiNuX disse...
18 maio, 2008 20:02
 

essa é para o Anônimo acima
________________________________

Se vc axa facil criar uma distribuição Linux pq vc naum faz sua propia distribuição???

e para de enxer o saco de quem trabalha para manter o Linux vivo

Anónimo disse...
21 maio, 2008 00:35
 

Viva_O_LiNuX,

É fácil sim :)

E eu já fiz várias.

Anónimo disse...
21 maio, 2008 06:07
 

meu elefante come alface!

po, falar que o kurumin é filho do kubuntu é ser idiota? pelo menos leram o artigo? eu não li e já cacei que era uma distro que vinha do kpoxpix (ou seja lá como escreve esse nome)

sobre discutir o que o carlos morimoto sabe ou não sabe, o ubuntu está aí :)


kurumin já foi bom? pra quem queria aprender linux e tinha medo ou falta de conhecimento de onde buscar conhecimento..... foi

mas já deu né? ou vc vai querer usar uma distro que não tenha a mamãe cannonical nas costas inxertando dinheiro atrás de dinheiro :D~


o bom de tudo isso é escolher, eu quero o bacalhau que vc fique com as batatas!

grande abraço e, deviam pegar o alan cox de exemplo afinal o linux é o linux por causa dele ^.^

até.

òtima noticia! - masainda prefaria que a nova geração do Kurumin fosse baseada no Fedora / Red Hat!
Só tive problemas com .deb (dependencias demais)!

É incrivel como há pessoas que escrevam idiotices num blog simpático. De fato "O sucesso dói ... Nos outros!" Gosto do Kurumin e muito aprendi com ele, como editar o fstab, manusear iptables. O Kurumin é leve e é baseado no Knopix. Existe alguns administradores, medícres, de sistema que odeiam o Kurumin, ou pessoas que acham que sabem programar alguma coisa e se acham a "Tampa de Crush". A pergunta é: Por que o tal anônimo não coloca suas distros em homepages ? E caso exista tal procedimento, por que ninguém quer tais distros? Carlos Morimoto recebe muita crítica pelo fato de ser generoso, e no mundo técnico existe muito canalha que não solta nada de conhecimento e acha que sabe de linux. Carlos Morimoto é um nome que deve ser respeitado pelo seu trabalho e dedicação. O Kurumin é paixão nacional e ninguém é obrigado a gostá-lo. Agora ofender uma pessoa por inveja e despeito é coisa de pessoas muito primitivas em caráter e espiritualidade.
Qualquer pessoa que faça pouco e procura ajuda os outros, nesse "pouco" no " saber" das coisas merece admiração. O conhecimento é livre e universal e Morimoto faz este papel muito bem, como devem existir, outras tantas, pessoas de bem e nessa bela e nobre missão com a humanidade.
Nunca gostei de anônimos desse tipo, pois mostra seres covardes e bem inferiores em todos os aspectos do seu ser . :(

Um abraço fraterno a esta equipe,
Cândido Dantas

Candido, sabe o que é um troll? O anónimo não passa disso, não o alimentes...

Tem razão. :) É que eu já tinha visto outras críticas no mundo virtual e no mundo físico feito por pessoas arrogantes. Eu vi o desânimo e o desabafo do Morimoto no site dele. Por isso eu puxei a espada do Bom Combate. :) Temos que valorizar o que é nosso, o brasileiro é criativo e muito. :)


Um abraço,
Cândido

Anónimo disse...
29 maio, 2008 15:38
 

Cândido, leia minha crítica e verá que eu não critiquei ao Morimoto, mas sim às pessoas que o idolatram.

Mas é claro, tem muitas pessoas postando como anônimo aqui (e falando muitas asneiras), então é difícil mesmo diferenciar.

Este comentário foi removido pelo autor.

Cara, sou iniciante em Linux, mas ao pesquisei muito antes de começar, sem sombra de dúvidas o mais amigavel Linux que tem hj e o Kurumin (ou tinha).
Realmente idolatrar o Morimoto eu acho errado, mas o cara tem que ser respeitado sim, pois o Linux no Brasil começou pra muita gente depois do Kurumin.
Uma pena, quando vi os motivos dele para parar o projeto, pois nenhuma distro hj atende da mesma maneira os iniciantes igual a dele.
Sem falar que quando ele cita outras distros, Mandriva, Suse, já foi bom. Hj o Mandriva está meu largado e Suse está com dinheiro na cabeça. Debian, Slackware, FedoraCore, são muito bom, mas complicado pra quem começa. Ubuntu não tão amigavel assim, faz rodar uma VM sem saber Linux pelo menos intermediário.
Do fundo do coração fiquei muito triste quando li a noticia, mas ele teve os motivos dele, todos temos que entender e agradecer enquanto durou.
Ao Morimoto, felicidades em seu novo projeto.

Atenciosamente;
Zeponi - Londrina-PR

Exelente distribuição ainda estou testando mais até agora não encontrei nem uma falha no sistema. Belo Trabalho.