10 março 2008

Software anti-vírus já deu o que tinha a dar...


Gamado daqui e daqui

12 comentários:

Isto hoje anda por ai um arrastão que é por demais...

"(...) but you can be sure that as it becomes more popular malware authors will turn their attention to this platform. Many people install binaries from places such as getdeb using sudo, and it would be relatively easy to attach a trojan to one of these files.Also, because the source code is available malware writers could just paste in their code, recompile, repackage and distribute the binaries in deb or rpm format to unsuspecting noob GNU/Linux users."
Source: Digg

Percebeste? Ou é preciso fazer um desenho?

...but as easy as it would be to recompile malware source code it would be as easy as fast for the largest community of open-source users/programmers to find an even easier solution for that kind of noob GNU/Linux users problems.
Source: Aqui mesmo....

Percebeste? ou queres um diagrama legendado?

Esse problema do sudo, distros populares como Ubuntu e a instalação de malware já foi aqui debatida, especialmente pelo Aramefarpado. Mas enquanto que no Linux é uma ameaça, no Windows é uma realidade omnipresente, constante, sem que haja capacidade de a resolver.

Percebeste ou é preciso fazer um desenho?

RedTuxer, poderias-me aconselhar o uso do Ubuntu para o pc de casa, ainda que só saiba o básico? Ou haverá alguma distribuição mais indicada? (Maquina: PentiumIV 2ghz, 512, 40gb, gráfica 256,...)

Nunca fiz nenhum comentário relativo a este assunto, mas hoje achei por bem comentar.
Tanto o Windows como o Linux são muito diferentes, estruturas, modos de funcionar, etc.
Utilizo tanto o Windows como o Linux, quer em trabalho, quer em lazer e digo sinceramente que nunca tive problemas com o Linux em termos de segurança, pois só utilizo os repositórios das distribuições, enquanto que com o windows até já tive problemas de segurança em relação a actualizações da própria Microsoft.
Outra das grandes vantagens que o Linux oferece são os live-CD's que podemos até remasterizar e utilizar como entendermos sem grandes perigos, acho que à Microsoft fazia-lhe falta uma "ferramenta" assim.
Não digo que o Linux pode substituir integralmente o windows, mas digo que o contrário também não é possível, são dois sistemas com propósitos muito diferentes, um visa vendas e acordos com fabricantes, o objectivo é vender o produto e ganhar comissões em outros produtos, enquanto que o outro simplesmente existe e quem não gosta de gastar dinheiro em software ou monopólios aproveita a sua existência e molda-o à sua maneira.
Desculpem tanto texto, mas hoje não me contive...

@José Santana

O Ubuntu é muito simples de usar ou instalar. Quem nunca usou um PC, decerto encontrará mais facilidades e simplicidade no uso do Ubuntu do que em qualquer windows. Aconselho-te a testar tal como tambem te aconselho a testar outras distros bem simpáticas para os utilizadores com menos conhecimentos mas igualmente excelentes como é a Mandriva, Opensuse, Fedora ou até as portuguesas Caixa mágica ou Alinex. Experimenta os livecds delas no teu PC, ve qual a que melhor se adapta a ele ou qual que mais te agrada e força nisso.
O teu PC com as caracteristicas que forneceste, é bom para qualquer distro de Linux.

Um pequeno complemento ao comentário deste ultimo anónimo:
Além do que disseste e que eu concordo na ideia geral, há tambem uma componente muito importante que embora para muitos não tenha significado, para outros é fundamental! Refiro-me à liberdade que o software livre nos dá através do sistema operativo e dos programas que usamos. Uma coisa é usar software comercial com o objectivo de criar lucro para alguns, através dos mais variados processos como DRM, formatos proprietários, restrições, etc, e outra é usar software livre que é criado por uma imensa comunidade de pessoas como "nós", feita para "nós", com o objectivo de nos ser útil e transparente no seu código.

Tal como já disse antes, a liberdade não tem preço!

Cumprimentos

Bingo!
Liberdade é a chave.

Ia jurar que já tinha comentado este artigo mas provavelmente não consegui ultrapassar a "verificação".
De qualquer modo aqui vai, embora um pouco atrasado:

lol.
Ganda anti-vírus.
Já se sabe quanto vai custar? :-)

@braço.

Mas ainda há melhor que esse... Mac OS X 10.5.
Anos luz de melhor e mais eficaz.
É tão bom... tão bom... que até lhe copiam a cara para que algumas edições de Linux seja mais bonito...
Tenho pena de não ter aqui os links dos posts que passaram pelo Planet Geek a confirmar isso.

Caro ArmPauloFerreira

Infelizmente o Mac OS X 10.5 padece de um grave problema também comum aos Windows: não é livre!

Como tinha dito atrás, a liberdade não tem preço, por isso, tenho pena...

Claro que isso não o torna um mau SO, pelo contrário. Aconselho-o sempre a quem pensa em comprar um portátil e nada percebe de informática. É mais caro mas a longo prazo poupará muito nas idas ao veterinário para remoção de virus e no meu precioso tempo... :)

Cumprimentos

Boas!
Realmente linux tem menos problemas de segurança que o windows, mas gostaria de vos lançar um pequeno desafio: porque não fazerem uma série de tutoriais, tipo manuais do ensino secundário, mas de preferência tão bem humorados como este post, onde expliquem aos "nabos", por exemplo como conseguem ter ADSL, Wi-Fi, ou mobile 3G no linux, para além de instalar nos portáteis... É que leio por aí em muito lado que há muitos problemas destes e eu próprio que sou da área das ciências humanas e não técnico de informática também gostaria de entrar com confiança para este novo mundo!!!... E a informação parece estar toda muito dispersa!!!...
Bem hajam!!!...

Eu sou fã do Ubuntu.