12 abril 2008

Olympus FE-190 em sistema GNU/Linux recente


Esta máquina fotográfica é USB storage genérico (monta-se como uma caneta USB), mas em Debian Sid ou Mandriva 2008 recusa-se a funcionar, funcionando sem problemas em Mandriva 2006, 2007 e 2007.1

Por motivo que não consegui entender, a máquina desactiva-se quando acedida pelo deamon do HAL logo a seguir a ligarmos-lhe o cabo. E agora que deparei com esta situação, é bem possivel que o HAL provoque este tipo de reacção em mais dispositivos USB Storage.

Parando o serviço HAL, a máquina funciona bem... porque será?


Alguém tem experiências iguais a esta para contar?

Abraços
ArameFarpado

3 comentários:

Por acaso estava a acontecer-me uma coisa parecida com um adaptador série/USB, que se desligava sozinho logo após se ter ligado, com um erro relacionado com o programa "brltty". Foi só remover o dito programa, que não necessito (é um driver para um terminal braille), e o adaptador passou a funcionar.

Provavelmente é uma incompatibilidade entre os dois drivers -- outros adaptadores série/USB funcionavam sem problemas com o brltty.

Também não consigo aceder às fotos de uma Olympus FE-210... :/ Estou em Linux Mint KDE edition.

@antónio
Neste caso não me parece ser um problema de driver:
A driver é a mesma (usb-storage) para todas as máquinas e canetas genéricas.

Uma das coisas que reparei no "dmesg" é que na sequência de de mensagens a máquina era detectada e depois aparecia algo do tipo: "à espera que o dispositivo estabilize para o sondar" e vários segundos depois apareciam mensagens que o dispositivo tinha sido removido... com o HAL inactivo, as mensagens seguintes à "à espera que o dispositivo estabilize para o sondar" apareciam instantaneamente e eram as de criação dos /dev.

@voices
não conheço o teu sistema, mas deves ter à mesma scripts de iniciação dos serviços do sistema...
experimenta algo como:
/etc/init.d/hald stop
e depois vê se a máquina funciona.