26 abril 2008

Recuperar informação de Cd's ilegíveis

Boas

Tenho vários cd's com informação de certa maneira importante que por motivos que não sei explicar, a orla exterior deles está ilegível... os cd's não estão riscados nem foscos, não sei se será por terem muito tempo (alguns foram gravados já faz 10 anos), ou será defeito desta marca de cd's que usava na algura (HP). O que sei é que estão cheios até ao gargalo e em vários não consigo ler nada para lá dos 600Mb (estes Cd's são de 650Mb ou 74min).
Tenho andado desde há uns tempos a tentar ler os ficheiros que não consigo extrair com vários leitores diferentes, fui conseguindo extrair alguns ficheiros mas cheguei a um ponto em que já não estava a conseguir extrair mais nenhum...
Então hoje pus-me a tentar uma outra abordagem:

Descobri um programa que consegue "ler" cd's com áreas que não conseguem ser lidas.
Trata-se do "rdd-copy" que em debian é instalado pelo pacote "rdd". Este pacote pode ser manualmente expandido para o programa ser manualmente instalado em outras distos.
Fazendo
$ rdd-copy -v /dev/cdrom ./meucd.iso
o programa vai ler o cd completo para uma imagem iso, e quando chega à zona danificada, em vez de terminar com um "input/output error ou read error", começa a ler o cd em modo "recovery" e vai conseguindo, grão a grão, retirar toda a informação do Cd. O processo leva muitas horas a terminar (dependendo da extenção ilegível do cd) e não sei exactamente como é que o programa faz para conseguir ler algo que a lente do leitor parece não ler, mas no fim ficamos com uma iso que pode ser montada em loopback para retirarmos os ficheiros que nos faltam.

O rdd tem esta descrição no pacote Debian:
""A forensic copy program developed at and used by
the Netherlands Forensic Institute (NFI). Unlike most copy programs, rdd is
robust with respect to read errors, which is an important property in a
forensic operating environment.""

Comecei hoje de tarde a usá-lo e já consegui ver que o programa funciona mesmo, pois já consegui ler todos os ficheiros que me faltavam de um dos meus cd's, e os ficheiros estão todos ok... agora ainda tenho mais uns 12 cd's marados para trabalhar neles, e este "rdd-copy" trouxe-me esperança de recuperar ficheiros que já estavam dados com perdidos.

Abraços
ArameFarpado

8 comentários:

Excelente dica!!

O modo de recovery usa o mesmo truque do cdparanoia: ler e reler até conseguir um resultado que não seja um erro. Funciona ;).

Excelente dica. Tenho uns CDs aqui com o mesmo problema. Alguns arquivos parecem danificados.

E tem uns DVDs tbm. Espero que funcione com DVDs.

[]s

Essa dica, é muito útil :)
Mas, cd's graváveis com mais de 10 anos de idade?
Neste caso o programa para recuperar os dados, não é um "forensic copy" mais sim um "archaeology copy" he he he...
Cd's e DVD's não duram para sempre, e se conter informação sensível, convém fazer uma cópia de 2 em 2 anos, (ou menos, dependendo da qualidade do cd) e guardar as duas últimas 2 cópias em local seco e longe da luz solar.

Um abraço.

yeap, cantei vitoria muito cedo :(

apesar de no 1º cd conseguir retirar todos os ficheiros que faltavam sem erros, no 2º tive este resultado do rdd:

=== done ***
seconds: 29502.194
bytes written: 681050112
bytes lost: 36438016
read errors: 2224
zero-block substitutions: 1112

resultou que consegui retirar alguns ficheiros ok, mas não todos... na maioria apenas consegui partes deles.

tenho que tentar este processo em vários leitores diferentes também, a chatice é isto chegar a levar 12 horas para ler um Cd.

Abraços

tens sempre o isobuster q funka bem em wine

"Cd's e DVD's não duram para sempre"

é verdade. mas um bom CD/DVD dura muitos anos. claro que ainda não passaram suficientes para fazer as contas mas li algures que o minimo seria 30 anos.

Tenho cds bastante antigos que funcionam perfeitamente mas se calhar é porque são cds "originais" e não cd gravaveis, todos sabemos que o interesse de quem os vende é que eles durem o menos tempo possível. aliás, é por isso que deram logo cabo do formato DVD-RAM.
Este formato é mais barato de fabricar, dura muito mais tempo, permite 100 vezes mais gravações que os DVDs e fuciona com acesso aleatorio, como os discos rigidos. Logo é um alvo a abater por quem fabrica e vende discos opticos e o preço foi logo aumentado e fez-se desaparecer para manter o bandulho das empresas...

Pela minha experiência posso afirmar que a duração dum cd gravado em casa varia muito de marca para marca e da velocidade a que é gravado:
tenho cds mais antigos que se lêm ok, e no caso deste meu problema, todos os cds ilegíveis são marca hp e todos estão danificados na orla exterior do cd... só posso deduzir que seja defeito de fabrico.

também já antes tinha percebido que cds gravados a alta velocidade ficam danificados em pouco tempo (ficam ilegíveis ao fim de dois anos), e por isso passei a gravar todos os meus cds e dvds a: cdr a 8x, cdrw a 4x, dvd a 4x no maximo.