23 junho 2008

Gato por lebre ou lebre por gato?

Aqui há uns dias decidi empatar algum graveto numa drive externa, sempre útil no transporte de bits, muitos por sinal, e como backup portátil dos meus ficheiros mais sensíveis. Optei por uma drive Maxtor como na imagem à direita, com uns 80 belos Gigas e um aspecto anti-choque que posteriormente o provou ser.

Como aspecto negativo aponto a necessidade de precisar de alimentação à parte, embora apenas tenha uma entrada usb, sendo tudo feito com um cabo com três fichas USB.
O segundo aspecto negativo que encontrei foi o facto da drive vir formatada em NTFS. Porque não vem em FAT? Ou EXT3? Ou não vem mesmo formatada? Porque raio tem de ser NTFS? O meu leitor de DVDs na sala até só gosta de FAT! É a eterna submissão dos fabricantes de hardware à toda-poderosa microsoft....
Pior que isso e quase, quase me fez devolver a puta da drive foi terem-me enganado no que respeita à capacidade da mesma! Ela foi vendida como tendo a capacidade de 80GB e isso é confirmado num autocolante colocado na parte inferior da mesma, mas na verdade tem cerca de 270GB. Descobri isso através do "device managment" do windows mas como não confio em nada que venha de Redmond, abri o Gparted no meu Linux e foi isto que vi:

maxtor

Errar e humano e como tal ainda perdoo a Maxtor por causa deste erro, mas agora não sei o que fazer a tanto Giga perdido dentro da drive :)

4 comentários:

Ena pá! Grande sorte!

Qual o preço e onde compraste?

Isto anda ao preço da uva mijona. A FNAC ontem tinha uns de 80gb por 40 euros...

Perto de 50 aérios no media markt do glorioso, mas há mais de um mes....

É facil perceber o porque de vir em NTFS. E tem toda a lógica, porque os fabricantes não andam a lamber o cu a ninguem e muito menos interessados em perder clientes.
Ora bem, se 90% dos utilizadores que lhes vao comprar as drives não fazem a minima do que é o formato de ficheiros entao metem NTFS e poem compatibilidade para windows na caixa. Qd tem windows e mac geralmente vem em FAT. Ora isto porque os chicos espertos da informatica sabem perfeitamente alterar o seu formato, sem ter que fazer a vida negra aos leigos, fazendo com que toda a gente viva feliz.
Simples.

Tenta meter um ficheiro superior a 2GB numa drive formatada a FAT32...chapeu.

Dos três formatos que mencionaste, o NTFS é o mais compatível em três SOs diferentes: Windows, Mac OS X e qq distro de Linux "moderna".

Ok pronto, é preciso instalar um pacote no OS X mas não se pode ter tudo!