02 junho 2008

Gestores de ficheiros de painel duplo

Hoje sai uma listazinha de vários gestores de ficheiros de painel duplo para que voces não percam tempo a andar à procura deles.

Midnight Commander! Há pessoal que ao ler este nome fica logo a esfregar as mãos pensando ser um jogo de estratégia. Podem deixar a consola de jogos quietinha que este programa não passa dum gestor de ficheiros de dois painéis e corre apenas pelo terminal após ser digitado o comando "mc". Vantagens deste gestor sobre outros similares é a sua velocidade, o insignificante uso de memória e a dispensa do rato. Para muita boa gente, usar apenas o teclado é coisa do tempo dos nossos avós, mas já dizia o meu avô e com razão, usar o teclado é mais produtivo e ganhas um tempão! Até rima!!

Midnight Commander



Agora vou falar um pouco sobre o Gentoo. Não, não é aquela distribuição de Linux Gentoo! É mesmo outro gestor de ficheiros de painel duplo à lá MC, e é similar até na velocidade. Já tem uma interface para se poder usar o rato mas não suporta o "arrastar e largar". Como contrapartida, cada botãozinho é um universo de configurações. Por outras palavras, se existir algo no Gentoo que não te agrade, o mais certo é poderes alterar isso nas suas configurações!




EmelFM2! Não tem nada a haver com os gatunos da Emel. Este gestor de ficheiros usa o GTK, o que lhe dá uma vantagem sobre o Gentoo já que acompanha os temas e estilos do Gnome ou do XFCE. Cada painel é independente do outro e a barra de ferramentas central permite várias operações entre os painéis, como mover, copiar ou mesmo linkar. E se usar o clique direito do rato é possível desempenhar várias operações. Além disso, o seu sistema de plugins é soberbo o que permite o crescimento de funcionalidades no EmelFM2. Rápido e leve!!

EmelFM2




Gnome-commander (GCMD) é o gestor de ficheiros de painel duplo para o Gnome, estilo MC e claro que está completamente integrado no ambiente Gnome. Este file manager tenta satisfazer os utilizadores mais exigentes, cheio de funcionalidades mas também um pouco mais exigente em termos de memória que os antecessores. Trabalha com todos os tipos de arquivo de compressão, multi-rename, root mode, entre outras das suas funcionalidades..

Gnome Commander




Tux Commander é outro gestor de ficheiros de painel duplo parecido com o Gnome Commander, usando também o GTK2, cheio de funções e ainda expansível com plugins. Portável, não precisa de ser instalado, integra-se perfeitamente no Gnome e no XFCE e até suporta ficheiros maiores de 4GB. Tem uma nova versão fresquinha saída ontem, a 0.6.36 que pode ser descarregada daqui.

Tux Commander



BSCommander (Beesoft Commander) é mais um gestor de ficheiros de duplo painel em Qt e até tem uma versão para o OS-X (Tiger). Como dá para perceber na imagem abaixo, a sua aparencia é diferente dos anteriores, integrando-se perfeitamente no KDE. Tem todas as funções mais importantes, incluindo FTP. Pessoal que usa o ambiente da rodinha dentada, este é para voces!




Deixo para último o Krusader, o gestor de painel duplo por omissão do KDE. Na homepage garantem dar todas as funções que alguma vez possas precisar... Tem uma porrada de funcionalidades que podem ser consultadas aqui, para alem de carradas de ferramentas como conecções remotas, sincronização de directorias, mount manager, modo root, etc. O típico programa da KDE, um gajo anda sempre perdido no meio de tudo aquilo... Bom, aconselho mesmo a consultar o site para saber as potencialidades dele.

Krusader

E boa gestão de ficheiros...

6 comentários:

Tenho mais dois para sua lista:

O 4Pane e o XFE. Falei sobre ambos "lá em casa" alguma coisa do primeiro e um pouquinho apenas do segundo, como nota de rodapé em um tópico de vários assuntos, aqui e aqui respectivamente.

Atualmente utilizo o XFE amplamente.

Falta o Dolphin, tambem para KDE.

Não me parece que o Dolphin se enquadre neste grupo de gestores de painle duplo, à midnight commander. Dolphin poderia fazer parte doutro grupo onde se incluisse o PCman, Thunar, Nautilus, Konqueror, ...

"Não me parece que o Dolphin se enquadre neste grupo de gestores de painle duplo, à midnight commander. Dolphin poderia fazer parte doutro grupo onde se incluisse o PCman, Thunar, Nautilus, Konqueror, ..."

porquê?

Pelo mesmo motivo que o konqueror não está nesta lista escolhida por mim. O Krusader é bem diferente do Konqueror ou não achas? Uma coisa é o gestor de ficheiros tradicional com uma a "n" abas, tal como o Konqueror ou o Nautilus, outra é o gestor de ficheiros que evolui a partir do Midnight Commander onde se enquadra o krusader e não o konqueror. O dolphin é basicamente um gestor de ficheiros como o konqueror mas bem mais simples, parecendo o Nautilus ou o PCman.

Exemplos:
http://tuxvermelho.blogspot.com/2006/11/gestores-de-ficheiros-parte-1.html

http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/03/gestores-de-ficheiros-3d.html

Deste o meu primeiro computador (um Olivetti, 286) com Ms-Dos que uso gestores de ficheiros com dois painéis. No tempo do DOS usei várias versões do Norton Commander - NC (quem não se lembra desse legendário programa devia besuntar-se com mel e correr para dentro de uma toca com ursos). O MC foi claramente uma cópia do NC (e bastante bem feita).

Naquele tempo, a Norton fazia produtos de jeito.

Depois, quando passei para o Windows 95 passei a usar o Windows Commander (agora Total Commander). Tentei procurar outras alternativas mas nenhum, até agora, é melhor que este (no meu ponto de vista). Aliás, esse programa é o que mais sinto falta, agora que uso Linux.

Depois de passar para o Linux, nenhum programa de dois painéis se compara ao Total commander (e experimentei muitos, incluindo os que estão listados). Fiquei-me pelo Krusader, que é no meu ponto de vista o melhor, mas ainda assim sinto falta do TC.

Conlusão: no Linux uso o Krusader. Na eventualidade de usar o Windows XP, uso o Total Commander.

Acho que os gestores de ficheiros de 2 painéis são uma das grandes inovações, em termos de software.