27 julho 2008

Clientes de FTP em Linux

Quando se pensa em clientes FTP para Linux, um deles destaca-se logo: o Wget! Este potente cliente FTP tem sido usado desde uns anos antes de Cristo e ainda continua a puxar todos os tipos de imagens ISO, binários e inclusive sites inteirinhos por essa net fora. E ainda se torna mais útil quando por alguma razão não existe o X e é necessário sacar ficheiros da net. Tendo como base o excelente Wget, foram criados vários clientes gráficos para tornar mais fácil o seu manuseamento, como GWget para o Gnome. Não sei se o KGet, o cliente FTP por omissão no KDE também tem como base o Wget, mas tambem é um bom aplicativo que se integra na perfeição com esse ambiente gráfico.

Eis o GWget:



E o Kget 4:


Quem goste de clientes FTP com mais opções, como limitações de velocidade, calendarização de downloads entre muitas outras mais opções, tem-se o Downloader for X ou D4X para os amigos(site em baixo). Outro cliente FTP cheio de opções e mariquices é o WXDownload Fast, criado em C++ e multiplataforma. Exacto, os utilizadores windows e os appleboys também podem usá-lo.

Eis o D4X:


E o WXDownload Fast:


Interessante é o Aria2, um outro cliente FTP por linha de comandos, muito rápido e versátil, fácil de usar e que além de trabalhar com FTP, HTTP, HTTPs, Metalinks, também papa os ficheiros Torrents. O seu autor é o Tatsuhiro Tsujikawa e quis criar um programa com opções avançadas que não existem no bom e velho Wget. Por omissão o Aria2 tenta fazer imediatamente 5 ligações ao site onde vai fazer o download do ficheiro, mas é fácil diminui-las ou aumentá-las, bastando colocar a opção -sX, sendo o X o número de ligações. Podem consultar as opções nos exemplos da homepage do Aria2, e podem confirmar como é fácil usá-lo.
Se mesmo assim ainda quiserem usá-lo com uma interface gráfica (GUI), podem usar esta opção, o Aria2::gui que até é multiplataforma, embora só para o windows. Tambem podem encontrar neste site outros GUIs para o Wget ou o Curl.

Um screenshot do Aria2::gui:


E bons downloads!

7 comentários:

Eu não sei se é uma questão de "tradução", mas cliente FTP para ti, é um "gerenciador de downloads" ?

Porque quando eu penso em cliente FTP eu penso em gFTP, Kasablanca, Firezilla (já com versão linux nativa) e extensão para firefox chamada FireFTP (e para ficar apenas nesses exemplos).

Me explique essa diferença, por favor. É mesmo apenas uma questão de "tradução" entre o português de Portugal e o português do Brasil ?

O Filezilla é um bom exemplo, existe a Filezilla versão cliente e a versão servidor. Mas é a mesma coisa, gerenciador de downloads e cliente FTP.

Pois, eu continuo a preferir verdadeiros clientes FTP como o NcFTP ou, o meu preferido, o LFTP. Este permite, por exemplo, fazer downloads (ou uploads) em background ou mesmo continuá-los depois de fechar o programa e até permite scripting (embora eu nunca tenha tido necessidade de usar esta funcionalidade).

Hábitos...

e o filezilla?

Boa tarde.
Um cliente de ftp nao é um "download manager" um "download manager" permite-te gerir multiplos downloads de varios sites (ou domesmo) via FTP ou HTTP ou outros.
Um cliente de ftp apenas usa o protocolo de FTP e é mais especializado nessa tarefa, podendo por varias opções para os sites de FTP, tal como ssl, pode-se fazer FXP para vários sites... e dizer que um cliente de FTP é a mesma coisa que um download manager é uma BARBARIDADE.

SIM! QUE GRANDE BARBARIDADE!

Um "Download Manager" nao permite enviar ficheiros para um servidor FTP

para mim lftp e o melhor cliente ftp.

o wget e um "Web-GET" ou como diz a manpage "Wget - The non-interactive network downloader." -- que suporta varios protocolos, entre o qual se encontra o FTP


ftp, lftp, filezilla, gftp etc sao clientes d ftp porque permitem mudar permissoes renomear descarregar enviar ficheiros para/no servidor

Vou dizer a verdade verdadinha: Escrevi aquilo só para ver se alguem lia o artigo e se o lia com atenção de modo a perceber o "erro" :)