23 julho 2008

Puppy Linux 4.0

Esta distro que tem como logo um béu-béu, tem 88MB de potência pura que conseguem impressionar quem a utiliza. É leve o suficiente para ressuscitar um Pentium 166MMX com apenas 32MB de RAM, embora sejam recomendados uns imensos 128MB. Esta última versão alcunhada de Dingo é ainda muito melhor que as anteriores. Uma das razões para que isso acontecesse é a mudança da base desta distro, optando pelo T2 SDE em detrimento do Slackware optado nas versões anteriores.

Nesta versão não se tem que sacrificar a beleza pela funcionalidade, já que os seus desenvolvedores adoptaram o GTK 2 e adicionaram novos temas e imagens de fundo. Vem repleta de boas aplicações como o SeaMonkey, Pidgin, Sylpheed, PicPuz, Gnumeric, HomeBank, MTPaint, AbiWord, InkLite, Gtkam, Xine ou o OSMO. Ainda traz o Pburn para queimar CDs ou DVDs, Pwireless (Wireless scanner) e o PupX, um configurador do servidor de X. Não chega? Usa o PETget, o gestor de pacotes do Puppy Linux, para instalares as aplicações que preferes.

Esta versão já traz por omissão uma catrefada de de drivers para cartas wireless e modems que não costumam ser suportados nativamente pelo Linux. Já vem com codecs e podes visualizar sem problemas DVDs codificados e até já traz suporte a monitorização de baterias dos portáteis!

Podes corre-la dum LiveCD, instalá-la no disco, fazer boot a partir duma pen USB, embora se aconselhe a usá-la a partir de CDs ou DVDs regraváveis ou de uma pen USB para poderes gravar as configurações ou outras coisas pessoais nesses dispositivos e usá-las mais tarde.

Sem dúvida que se está perante uma distro rápida, leve e fácil de usar!


Fonte: LXF

6 comentários:

"drivers para cartas wireless"
humm cartas? WTF


Pidgin? o meu ta a ocupar 850.8MiBs
como e' q se poe isso a correr com 128MiBs de RAM?

Vou ser sincero, estive entre colocar cartas ou placas. Onde trabalho muitas vezes tenho de trocar as cartas/placas eletronicas que comandam os elevadores ou parte deles. São algo como placas-mãe, ROM, EEPROM, CPU, etc e tem de ser programadas à mão, com aparelhos próprios ou através dum PC. No entanto todos lhes chamamos cartas...

Utilizei o Puppy no tempo que precisava de acesso através de um softmodem. Foi a única distribuição que possuía o driver nativamente.

Desde aquele dia, sempre deixo ela por perto.

Eu não conhecia o Puppy. Ficquei sabendo dele agora há pouco, por este post e resolvi baixar para experimentar (afinal, ele é bem pequeno...). E vou te dizer, estou achando fantástico!
Ele simplesmente voa! Consegui configurar a internet nele facilmente (esta postagem está sendo feita por ele) e o melhor de tudo (apesar de não entender como isso é possível) é que ele está rodando arquivos rmvb sem eu ter que instalar nada. Estou brigando com meu Ubuntu 8.04 há uns dois meses e ela ainda não rodou o bendito rmvb.
Por que o Ubuntu não pode ser tão veloz assim, ou pelo menos um pouco mais veloz... Snif! Dá até pena parar a execução pelo live cd e voltar para o Ubuntu ou o Ruíndows!

Tenho que comentar novamente!
Ainda estou usando o live cd e ainda estou deslumbrado!
Eu troquei os ícones (mais bonitos que os do Gnome/Ubuntu), entrei no Google Docs e funcionou sem problema (estou esperando o Opera ficar compatível não sei quante tempo faz). Esse navegador é o mozila? nem sei...
Mas fui fazer o teste de fogo. Entrei no YouTube pra ver se funcionava e funcionou! Sem isntalar flash player...
E quando entro nas partições do windows, em alguns casos ele exibe as pastas com os ícones do windows, e não as do Puppy (vai entender...).
Só posso dizer que este sistema é fantástico!!!!

Esse Navegador é o SeaMonkey da Mozilla e pelos vistos já traz o flashplayer instalado.
Não te esqueças que são apenas 80MB de Puppy!. Experimenta instalar alguns programas aí, e conta como foi..