22 agosto 2008

Agora já podes levar o SMPlayer no teu bolso

O SMPlayer que está disponível para Windows e Linux, é um front-end para o famoso reprodutor de multimedia de código aberto Mplayer, um reprodutor do tipo todo-o-terreno pois consegue reproduzir a grande maioria dos formatos multimedia existentes.



Está também disponível a primeira versão portável o que significa que se pode levar para qualquer lado numa qualquer pen USB, e ser usado a partir dela sem que altere seja o que for dentro do windows. A versão portável suporta os mesmos formatos que a versão standard, tal como tem temas para personalizar a sua interface.

O SMPlayer portável torna-se assim uma alternativa ao Mplayer portável e ao VLC portável, reprodutores multimedia de código aberto, competindo assim pelas preferencias dos utilizadores mais exigentes. Deixo a pergunta: qual preferes?


Fonte: Genbeta

3 comentários:

Para ver a maioria dos vídeos uso o SMPlayer. Só abro a excepção ao VLC, o qual uso para ver dvds (sobretudo por mostrar os menus do dvd).

Olá! Eu gosto muito do mplayer também, os recursos dele de avançar e voltar com as setinhas são muito bons, além do atraso e avanço da legenda, opções osd (o)... Mas uso VLC tb...
Mas uma coisa tenho me perguntado e não consigo resposta satisfatória ainda, alguém sabe me dizer porque não há aplicativos portáveis para linux? Não é possível "embutir" de alguma forma as bibliotecas necessárias para que não dependa das bibliotecas do sistema instalado? Acredito que será necessário desenvolver um solução para isto, pois a tendência parece ser o uso cada vez maior de ssds... Estes dias estava também querendo atualizar a versão gimp do meu debian etch, mas para compilar a nova versão... gtk e pango necessário atualizar... ainda não consegui...
Obrigado a todos e se alguém puder explicar melhor a falta de apps portaveis no linux...

Vejo duas razões para que não exista esses aplicativos potáveis para Linux.

A primeira é que cerca de 95% dos PCs no mundo usam windows, logo torna-se muito mais útil fazer os aplicativos portaveis para funcionarem no windows.

A segunda tem a haver com as permissões e essas coisinhas complicadas do linux que para além de tornarem praticamente o sistema imune a vírus, torna muito dificil que um binário possa correr dum dispositivo móvel, usando possíveis bibliotecas do sistema, usando o swap do sistema, etc. Em windows é sabido que qualquer executável corre seja donde for, usa tudo o que quiser do sistema e faz o que bem entende do windows. Penso ser estas as razões e em especial a primeira, que faz com que as aplicações portáveis existam para funcionarem apenas em windows.

Cumprimentos