30 agosto 2008

Agosto tranquilo...

Nas últimas semanas, Portugal e o Governo tem estado debaixo de fogo. São os assaltos diários à mão armada a bancos, ouriverisarias ou postos de abastecimento. São as caixas multibanco roubados de dentro dos próprios Tribunais. São as cenas de autêntico farwest em bairros como o da Quinta da Fonte, são os tiroteiros nos bairros de Setúbal, assassínios em Odivelas, são os assaltos com explosivos às carrinhas de valores. São os GNR a levar porrada durante uma hora com a população a assistir, e mais tarde com os agressores a serem enviados para casa pelo tribunal para que quando tiverem vagar e calma, virem responder a umas perguntinhas no mesmo tribunal. São os criminosos a serem apanhados durante assaltos aos tiros, entregues à Justiça e imediatamente serem enviadas para casa com leves raspanetes, e de novo apanhados a assaltar outro local qualquer, por vezes ainda no mesmo dia. São os policiais que estão praticamente proibidos de usar a arma de fogo, porque podem magoar os inocentes criminosos. É o sentimento de impotência por parte das forças policiais que pouco podem fazer, e o pouco que fazem é deitado para o lixo pela justiça. É o sentimento de abandono por parte da população que sabe que não pode ser protegida pela polícia e muito menos pelos tribunais, nem pode contar com o governo de Sócrates nem com a oposição que pactuou com as leis que permitem tudo isto.



E o que é que o governo faz para resolver este aumento da criminalidade violenta? Manda a ASAE (nova PIDE) fazer rusgas em casamentos e interrogatórios aos noivos para saber das facturas do vestido da noiva e dos arranjos florais. Manda a ASAE entrar em restaurantes com policiais armados de metralhadoras para autuarem os seus donos por terem as facas da carne e do peixe trocadas na cozinha. Manda a ASAE entrar em feiras, com os seus agentes vestidos à de tropas especiais, destruindo tudo à sua passagem para poderem apanhar aquele cigano que nunca pagou um imposto na vida, a vender calças Levis Strauss falsificadas.

Mas este governo achou por bem ainda fazer melhor este fim de semana, para responder aos inúmeros crimes violentos de Agosto! Mandou que as suas forças policiais montassem a operação "Agosto Tranquilo" para retaliar sobre os criminosos! E vai de fechar autoestradas e bairros problemáticos, revistando tudo o que se mexe. Resultado: multas aos desgraçados automobilistas que tiveram a infelicidade de irem em excesso de velocidade em autoestradas quase vazias, multas por alcoolemia naqueles tipos que tinham bebido uma imperial a mais, multas por o azarado do automobilista, que por acaso tem pago todos os cada vez mais e maiores impostos, ter-se esquecido dum dos documentos exigidos. Multas porque o carro do contribuinte de impostos, ainda não está inspecionado. E toda esta mega operação sempre acompanhada dos meios de comunicação para poderem mostrarem ao cidadão pagador de impostos, que o governo e a polícia está a tomar conta de todos nós...

E para cúmulo vem a polícia dizer que toda esta mega operação de caça à multa é uma vingança pelos crimes e assaltos no País. Por cada banco assaltado, são pelo menos mais 50 multas por falta de cinto de segurança! Por cada carrinha de transporte de valores dinamitada, são pelo menos mais 100 multas por excesso de velocidade. Por cada tiroteiro em bairro de Odivelas, são mais 200 multas por excesso de álcool e falta de documentos. Sempre que haja crime e assalto no País, quem paga é o automobilista, esse criminoso sem coração! A verdade é que é mais fácil multar um automobilista que apanhar um assaltante, rende mais dinheiro aos cofres do Estado e é menos perigoso para a autoridade.

E ainda pior que saber que o governo que temos não vale mais que um coliforme fecal, é saber que a oposição iria fazer exactamente igual ou pior se estivesse no governo.

Já vos disse que odeio os políticos?

13 comentários:

Olá RedTuxer,

Sinceramente estive a ler o artigo e sempre a pensar o mesmo: Também acho.

Também acho, também acho e também acho.

Foi o texto todo com a mesma opinião!

Quanto não gostar de políticos, também sou mais ou menos da mesma opinião. No entanto penso de forma diferente: todos os Políticos pensam da mesma maneira e ajudam-se aos outros. No final vão todos jantar a casa uns dos outros. O problema está nestes políticos e não nos políticos em geral!

Enquanto não houver uma renovação TOTAL dos políticos, Portugal estará sempre igual!

Abraço,
Cláudio Novais

Sabem quantas armas apanharam nesses postos de controlo?

Sabem quantas pessoas morrem nas estradas portuguesas todos os anos?

Sabem quantas pessoas apanharam alcoolizadas num dia da semana?

Sabem quantas armas são apanhadas quando fecham bairros como Quinta da Fonte?

Mas queremos ou não queremos polícias a fiscalizar? É que termos políticas em todas as esquinas é impossível....

PS- Acham que a ASAE é a nova PIDE? Lol... Essa opinião, embora a respeita, é... Olha, quem preferias? Uma PIDE em cima de ti ou uma ASAE? É que a PIDE não precisava de argumentos para te "engavetar" e até matar... Penso que temos de honrar a memória de quem sofreu nas mãos da PIDE e não banalizar uma polícia política como a PIDE.
O problema é que os portugueses "comem gato por lebre" há muitos anos e como pagam, é preciso começarem a comer lebre.

Ah! Os automobilistas... Esses inocentes do pé pesado... Que eles se matem contra uma parede de betão, não me importa rigorosamente nada. Cada um escolhe a maneira e a arma do seu suicídio, agora, levarem-me com eles aquando do suicídio, isso já me importa um cadito! Isto sou eu, mas cada um é que sabe da sua vida. Eu já vi voluntários para cada coisa.... Hehhehehehe

Os meus dois cents:

http://www.wikicrimes.org

Dá um jeitaço! LOL

@Ubuntued

Também os há honestos e com sentido de dever para com a população, mas são muito poucos...

@Marco

A questão é que o crime violento aumentou imenso, raros são os que são presos, a polícia APENAS se dedica a caçar a multa.
Então há esta violencia toda e o governo manda fazer uma operação stop para foder os automobilistas? O que é que tem em morrer na estrada por excesso de velocidade com os assaltos diários a bancos? O que é que tem em não ter o cinto metido e os assaltos às ouriverisarias? A polícia já não anda atrás dos criminosos, só caça multas porque isso ajuda o défice e é menos perigoso.

E hoje os noticiários mostraram o ridículo que este governo é, apregoarem as multas de alcoolemia, as multas dos condutores sem cinto ou com falta do BI, como se fosse um combate aos assaltos aos bancos. Ridículo e estupido!

Cumprimentos

Eu meio que nao entendi quase nada em relacao a policia.
Mas eu sei bem o que acontece, nao é bem diferente no brasil.
A policia aqui é mal treinada, e mata inocentes ao inves de bandidos.
Criaram a lei seca aqui, e entao estao com postos da policia rodoviaria em toda esquina de bar.
Agora aqui no brasil existe uma divisao, a Policia Rodoviaria cuida das Multas, e a policia Militar cuida dos bandidos.
Como funciona ai?

Um abraço do brasil, e boa noite e boa sorte!

Por aqui o governo tem impedido que as polícias usem das armas. Ai do desgraçado do polícia que dispare um tiro!
Existe a GNR (Guarda Nacional Republicana), a PSP (Policia Segurança Publica) que deixou de ser de segurança e passou a apenas caça-multas, a ASAE (Autoridade de Segurança de Actividades Económicas) que usa e abusa do seu poder, a PM (Policia Municipal) uma espécia de polícia caça-multas a mando das Camaras municipais (perfeituras aí no brasil).
Mas com tanta policia a coisa tem piorado cada vez mais devido ao poder que tem sido retirado das policias, da cada vez mais brandura da justiça e da inoperancia dos governos.
O que está a dar em Portugal é roubar, pois os ladrões sabem que que dificilmente serão apanhados, e se forem tem enormes possibilidades de sairem no mesmo dia que forem apanhados. Na pior das hipóteses serão julgados daqui a uns anos e tudo já está esquecido.
Quem se lixa são sempre os automobilistas que são multados por tudo e por nada, vagloriando-se a policia de dizer que apanharam X condutores sem cinto de segurança, algo extremamente grave como se por causa disso Portugal pudesse perder a independencia.... E enquanto os condutores são multados, nas costas da polícia é assaltado mais outro banco à mão armada.
Estamos quase como aí no Brasil, quase....

A policia tem as mãos atadas...

Eu estive envolvido recentemente numa situação do mais desagradável que se possa imaginar, não vou entrar em detalhes, mas custou-me imenso ver que a policia é impotente mesmo quando estão a lidar com indivíduos perigosos já conhecidos e com pesados cadastros, e quando se lhes pede ajuda, só encolhem os ombros e dizem que nada podem fazer...

Enquanto as leis derem mais direitos ao criminosos que às vítimas, eles, mesmo que queiram, pouco podem fazer...
As nossas leis nem permitem que as vítimas se defendam, mas nós todos temos que pagar a comidinha que os bandidos metem no bucho quando estão presos.

Só quando os criminosos começarem a ser tratados da mesma maneira que eles trataram as suas vítimas iremos ter justiça, até lá apenas temos palhaçada...

Este país deveria ter pena de morte para homicidas, mas em vez disso, aplica-lhes uma pena de alguns anos e uma dívida à familia da vítima, dívida essa que ele nunca vai pagar e o pior que tudo é que ao contrário do que os senhores da reinserção social pensam, estes indivíduos nunca se redimem, eles passam todo o tempo de pena a digerir uma vingança contra as suas vítimas, pois na mentalidade deles, é por causa das vítimas que eles estão presos...

crazy people everywhere!

"A questão é que o crime violento aumentou imenso, raros são os que são presos, a polícia APENAS se dedica a caçar a multa."
Bom, se consideras 10% ou mesmo 15% um aumento imenso de criminalidade... Faz-me as recém-notícias a lembrar os acidentes de avião. De repente, ficamos com a sensação de que todos os aviões têm problemas mecânicos... É verdade ou não? E porque será? Será do Guaraná?... Na minha modesta opinião, estamos a ficar como nos Estados Unidos, em que os crimes são teatralizados pelas TV's para as audiências e o normal é os mesmo serem cometidos por negros. Ai, que saudades da "onda" de que em África do Sul só se matavam Portugueses... Estou a brincar, claro está! LOL!

"Então há esta violência toda e o governo manda fazer uma operação stop para foder os automobilistas?"
E quem disse que as operações stop são para foder os automobilistas? Será que agora tens acesso previligiado à ordens tácticas e de operação das forças policiais? É que eu ouço que apanham drogas, armas, estrangeiros ilegais, suspeitos de crimes.... Bom, é preso por ter-se cão e por não o ter. Já estou habituado a esses lamúrios.
"O que é que tem em morrer na estrada por excesso de velocidade com os assaltos diários a bancos?"
Oh meus amigossss... Então já ouviram falar em carjacking, mais um dos crimes da moda? Então onde é que os vão apanhar? Por GPS? Através das adivinhações do mestre Karamba? Por análise automatizada dos conteúdos das conversas de todos os telemóveis de uma dada zona? Será que não são filmes a mais? Ah, la piece de resistence. Como nós, também os criminosos se deslocam em automóveis! Acreditem que é verdade!

"O que é que tem em não ter o cinto metido e os assaltos às ouriverisarias?"
Concordo, não tem nada a ver. Também não percebo esta livre associação.

"A polícia já não anda atrás dos criminosos, só caça multas porque isso ajuda o défice e é menos perigoso."
Ora bem, é menos perigoso para quem está a opinar no conforto da sua casa, porque no caso (e estamos fartos de ver) dos "artistas" fugirem e não quererem parar, aí não sei se não será perigoso. Olhem, para mim não é de certeza!
E porque é que fogem? Será que foi uma moçoila que não foi à cabeleireira e que não quer ser apanhada despenteada?

"E hoje os noticiários mostraram o ridículo que este governo é, apregoarem as multas de alcoolemia, as multas dos condutores sem cinto ou com falta do BI, como se fosse um combate aos assaltos aos bancos. Ridículo e estupido!"

Realmente, não prender bêbados a conduzir é uma estupidez e é ridículo.

Se algum de vocês tivesse o infortúnio de sair de carro com um familiar vosso (pai, mãe, irmão, irmã, outro) e este, por casmurrice não querer pôr o cinto porque por exemplo ia buscar o pão a uma pastelaria ali a 500 metros e naquele dia, naquela hora e naquele exacto minuto e segundo vir um carro desgovernado conduzido por uma pessoa embriagada bater e vós e matar essa pessoa que levavam ao lado só por não levar cinto, bom... Aí queria saber em que vocês pensavam... Asseguro que não pensariam em BI's, em cintos nem condutores bêbados...
Vocês têm uma pena dos bancos... Eu não tenho pena nenhuma. Fartam-se de ganhar milhões e milhões todos os anos em lucros, ouviram bem, em lucros. Se os bancos, logo que fossem assaltados dessem os dinheiro que tivessem, se não se armassem em burros (sim, porque têm seguros! C'um raio, eles são os seguros!) que são normalmente poucas centenas de euros de caixa e não se armassem em tão duros e depois a polícia fizesse o seu trabalho de investigação... Não.. Querem um polícia em cada banco. Que se lixem os bancos! Só querem é fazer dinheiro do dinheiro e pouco participar na segurança dos seus clientes.
E depois os ourives e companhia limitada. Eu compreendo que estejam chateados com o crime organizado(reparem, crime organizado porque acredito que os mandantes não sejam quem faz os assaltos) mas... Não são professores nem jardineiros! Há profissões que são mais propensas a problemas de segurança (de pessoas e bens!). Vamos fazer uma analogia. Uma grande empresa irá deixar de pagar a consultores informáticos externos para analisar a segurança dos seus sistemas? O que acham que aconteceria?
É que me parece que a segunda profissão mais antiga do mundo é a de ladrão. A primeira, como todos sabem, é a de puta!

Ah! Queria só dizer isto:

Abrimos a caixa de Pandora quando, colados à TV, ficamos a admirar quem dava o primeiro tiro no Assalto ao BES, a polícia ou os assantantes.

E não é que a coisa resolveu-se ali mesmo com um tiro certeiro da polícia, com ordens dadas por um membro do Governo?

Agora, como diz o célebre poeta popularucho: "Aguenta-te com esta, aguenta-te com esta, a culpa não foi minha, tu é que querias festa."

Lamento mas quase não vejo tv e não assisti ao empolgante desfecho no BES. E fico surpreso com a necessidade dum ministro ter de dar a ordem para matar quando devia haver essa responsabilidade por parte da chefia da polícia.
Deduzo pelo seu comentário que afinal não houve aumento da violencia, quiçá uma coisinha mínima e empolgada pelos mídia. São as tvs que metem pelos olhos dentro dos telespectadores a violencia e fazendo crer na população que ela aumentou. Não sei o que tem a dizer o tipo que foi assassinado ontem em Sesimbra, mas se calhar diria algo como: foram uns reporters que me mataram com uma camera de filmar, malandros estes jornalistas que criam o medo e a insegurança no país.

Presumo então que a violencia que existe, aliás não existe, é por culpa dos automobilistas. Talvez seja melhor proibir a condução de automóveis e de outros veículos. Deixaria de haver crimes no país!
Mas enquanto não se proíbe, vai de multar o gajo que não fez inspeção ao carro (atentado a segurança nacional), multar o tipo sem cinto (outro atentado à segurança nacional), multar o gajo que tem o pisca fundido (mais um atentado à segurança nacional), multar o camelo que ia a 60 numa via de 50 ( atentado á independencia nacional), etc... Sem esquecer de chamar a tv para mostrar a enorme façanha das multas passadas como se fosse uma vitória contra a violencia ( que afinal não existe)....

"Lamento mas quase não vejo tv e não assisti ao empolgante desfecho no BES. E fico surpreso com a necessidade dum ministro ter de dar a ordem para matar quando devia haver essa responsabilidade por parte da chefia da polícia."

Não assististe mas muitos milhares de portugueses assistiram em directo e que depois diziam: é matá-los a todos! fora com os estrangeiros! Brasileiros? Tudo para o país deles. E lá vivíamos nós num país de fadas, composto apenas por portugueses, dos verdadeiros, senhores do seu nariz, uns perfeitos anormais. E relativamente à ordem dada pelo ministro, era só para ilustrar de que o governo está atento ao que se passa. Agora, não está é nas mãos do governo responder ao livre arbítrio de cada um de nós. Quem impede alguém hoje em dia de arranjar uma arma e ir para o meio de Lisboa desatar aos tiros às pessoas e depois mandar um tiro na cabeça? Quem impede de, um pai de família, desesperado com os créditos que se meteu, entrar pelo banco a dentro e assaltá-lo? Penso eu que ninguém.
No outro dia contaram-me uma história muito engraçada, acerca dos fogos florestais e dos GIPS(http://dn.sapo.pt/2006/09/03/sociedade/missao_gips_proteger_a_floresta_terr.html). Ia um senhor na sua viatura a dar uma volta de verão pela sua verdejante freguesia, quando deita a beata do cigarrinho pela janela do carro, ainda incandescente. Ora os tais GIPS, vendo aquela mais que portuguesa fotografia (mandar coisas pelas janela de um veículo em movimento), ultrapassou o senhor e mandou-o para, dizendo:"O sr. vai a pé buscar a beata e vai trazê-la." Bom, o Sr., muito indignado, lá foi buscar a beata e apagou-a, metendo-a no seu caixote de lixo, ie, o seu carro. Este mesmo senhor, a contar a história, e esta é a parte interessante, referia-se aos GIPS como: "Os filhos duma grande puta...." Bom, tipicamente português, diga-se de passagem. Se este senhor, com a sua beata, pegasse fogo a meia freguesia, matando pessoas ou não, mesmo sem querer o que merecia? Enfim, lidar pessoas assim é muito difícil!!! E podia ser nosso educador...

"Deduzo pelo seu comentário que afinal não houve aumento da violencia, quiçá uma coisinha mínima e empolgada pelos mídia. São as tvs que metem pelos olhos dentro dos telespectadores a violencia e fazendo crer na população que ela aumentou. Não sei o que tem a dizer o tipo que foi assassinado ontem em Sesimbra, mas se calhar diria algo como: foram uns reporters que me mataram com uma camera de filmar, malandros estes jornalistas que criam o medo e a insegurança no país."

Meu caro redtuxer, temos de ser rigorosos. Se me dizem que a criminalidade violenta aumentou 10%... Agora, se me dizem que a criminalidade violenta aumentou 50%... Não sei, digo eu. Continuo na minha:
Será que agora os aviões avariam mais do que no ano passado? É que agora só se ouve falar em aviões a "encostar às boxes".
Será que agora não há terrorismo?
Será que agora não há crise energética?
Será que agora não há conflitos mundiais?
Será que agora deixou de haver conflitos no Tibete?
Será que a crise terminou?
O que é preocupará mais os portugueses: os assaltos aos bancos ou a escalada disforme do crédito à habitação? E qual é o tempo de antena que as TV's dão a um e outro? É que me parece que assusta-se o povinho com assaltos à mão armada, quando os verdadeiros assaltos são feitos pelos bancos aos portugueses e sabem que mais? São legais e ninguém se queixa! E porquê? É capaz de dar algum jeito aos bancos, digo eu... Sabem quanto aumentou o crédito à habitação num ano? E ninguém diz nada? É uma nota de rodapé nos telejornais... Quando houve a paragem dos camionistas em Portugal, deixou de haver crime, aumentos, desemprego, etc,etc! Abram os olhos e não "comam" tudo o que os jornais vos dizem... Fazem-me lembrar aqui um professor que me dizia: Ah e tal o Word é que é o processador de texto que vem nas notícias e eu dizia olhe que não é assim... Esse o Sr. paga e faz o mesmo que outros livres e mostrei outros processadores de texto.. Bom, nem vos digo como ele ficou... Tipo: Afinal de contas gasto eu dinheiro porquê? E eu disse que gasta dinheiro porque é o que lhe impingem e como não tem sentido crítico e é preguiçoso não procura ver as coisas de outra forma.
E mais a mais, a implicação do aumento do crime violento pelo aumento das inspecções aos condutores de automóveis foram feitas pelo redtuxer.
Eu apenas dei a minha opinião à luz do que se estão a tornar hoje em dia os alguns meios de Comunicação Social (TV principalmente).

"Presumo então que a violencia que existe, aliás não existe, é por culpa dos automobilistas. Talvez seja melhor proibir a condução de automóveis e de outros veículos. Deixaria de haver crimes no país!"

A violência existe, sempre existiu e sempre irá existir. É da natureza humana. Isso está estudado, documentado e vem nos livros.

"Mas enquanto não se proíbe, vai de multar o gajo que não fez inspeção ao carro (atentado a segurança nacional), multar o tipo sem cinto (outro atentado à segurança nacional), multar o gajo que tem o pisca fundido (mais um atentado à segurança nacional), multar o camelo que ia a 60 numa via de 50 ( atentado á independencia nacional), etc..."

LOL! Desde quando um assalto à mão armada é um atentado à segurança nacional? E um assalto a um banco? E um tiroteio entre gangs? Há muito mais Portugal para além dos dois grandes centros urbanos: Lisboa e Porto!
Só agora é que os ourives são assaltados à mão armada? Só agora é que há tiroteios nas discotecas?

"Sem esquecer de chamar a tv para mostrar a enorme façanha das multas passadas como se fosse uma vitória contra a violencia ( que afinal não existe)...."
Eles (polícias) quando não chamam a TV ela aparece! Veja-se o último cerco de busca a um bairro social.

PS- E relativamente às armas e aos tiros que os polícias possam dar. É preciso termos sentido de responsabilidade quando damos permissão para matar um criminoso em pleno acto criminal como num "dano colateral" de, por exemplo, uma bala perdida "abater" algum inocente.