20 setembro 2008

Pastas proibidas em Windows

Tenho andado a limpar uns discos, a fazer uns backups de ficheiros que ainda tinha num windows e encontrei este interessante screenshot duma janela do explorer do windows2k, o melhor windows que a microsoft alguma vez produziu. O interessante nesta imagem é que as pastas que se veem (aux, com1, ...etc), não se conseguem criar em windows, são proibidas. Deixo-vos o enigma, como é que eu as criei no windows2k? Tambem pode ser no winxp, win98, winMe, no WinMe2 não sei porque tenho alergia em mexer em coisas reles...

Nomes proibidos

16 comentários:

Errrrrr... vais ter que corrigir uma coisa: no Win98 e WinME não dá... só no Win2k e posteriores... e eu conheço o truque :)

engraçado que graças a esta situação fiz um professor arrogante de TIC dar 5's a vários alunos dele para comprir a promessa que fez: dou um 5 a quem conseguir criar uma pasta com o nome "con".

ensinei um deles, e esse ensinou os outros... imagino o descalabro que foi naquela aula de TIC.

resta dizer que, mesmo criando um pasta com esse nome, ela nunca fica uma pasta normal: várias situações estranhas acontecem quando se a usa e para apagá-la é necessário o reverso daquilo que foi feito para criá-la.

No xp, se eu abrir o explorer, crio uma pasta nova e se tento dar-lhe o nome "aux", a pasta fica com o nome "New Folder" e não aceita esses nomes.

????
porque não é assim que se criam estas pastas :P

Claro! Mas foi isso que disse no artigo. Mas já percebi o que querias dizer, usando a tal solução, não é possível criá-las no 98 e Me, apenas nos windows NT e SP seguintes :)

nunca pensei que o ruindows não deixa-se criar pastas com certos nomes

@bee

é um problema ancião, que vem do tempo do 1º ibm-dos que mais tarde foi renomeado para ms-dos.

alguns nomes entram em conflito com nomes do hardware, portanto não podem ser aplicados a pastas ou ficheiros.

o facto dessa situação ainda acontecer nos dias de hoje prova que (ao contrário do que quase toda a gente diz) os novos windows ainda assentam em cima deste sistema operativo obsoleto à mais de 20 anos.

pensem um pouco:
---porque é que se continua a reservar uma drive B para uma segunda disquete?
---porque é que ainda existe a limitação do windows apenas poder ser instalado para uma partição primária e que esta também não pode começar para além dum certo sector no disco?
---porque é que nos dias que correm onde estao na moda discos virtuais, volumes de rede, discos externos USB, leitores de cartões USB com capacidade de ler vários cartões em simultâneo, leitores mp3 e máquinas fotográficas, etc, ainda se usa o sistema de dar uma letra a cada volume ficando este limitado à letra Z:

???
porque será?

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

e porque é que esta treta apareceu em duplicado? eu não pedi nenhuma fotocópia :)

Hum...
Das duas uma:

Foi um ficheiro que foi criado (repararem que há uma pasta que se chama con.txt), a extensão apagada e o ícone associado alterado, ou foram criadas a partir de Linux, mas esta última não posso confirmar.

@vitor matias

dois tiros na água.

Isso já tem uns anitos... mas pronto.

Para não estragar a piada digo apenas que se tem que se meter as \\ ao barulho.
;)


Pessoalmente, no tempo do DOS preferia as pastas com ALT+255 a fazer de espaços em branco. :)

Um tiro no barco de 4 canos...

Vale usar pesquisas no Oráculo?

Se vale, já tenho as respostas... ;)

Como não há maneira de saber se as pessoas consultam o Oráculo ou não, suponho que vale... pelo menos indica que souberam onde procurar a solução.

google says: http://geektalkin.blogspot.com/2006/09/creating-system-folders-in-windows-xp.html