24 setembro 2008

A verdadeira análise ao EeePC

Aquando do lançamento do EeePC, o que não faltou por essa blogosfera foram as análises ao famoso mini-portátil da Asus. Mas todas ela pecam pela atitude profissional e técnica das ditas análises. Que o brinquedo tem um disco sólido, tem de RAM 512 MB, etc, etc...
Mas para o português comum que vai comprar um computador já para usar este Natal e não vê um boi de informática à frente, o que é que lhe interessa se o EeePC tem um disco sólido ou um disco líquido? Ou se tem de RAM 512 Muita Bons ou apenas 2 Grandes Bons? Ele precisa é que lhe expliquem numa linguagem simples e clara, as vantagens ou desvantagens do produto em questão.
Decidi então entrevistar uma feliz possuidora dum EeePC 701, a Alexandra, que o comprou no próprio dia do lançamento. Ela pouco percebe de informática, apenas usava o computador para navegar, mail e fazer vários trabalhos no Office da Microsoft no seu emprego. Penso que a opinião dela seria valiosa para os consumidores de portáteis ou futuros possuidores dessas ferramentas de trabalho. Eis as perguntas e respostas:


TV- Porque compraste o EeePC e não um outro portátil qualquer? E porque preferiste o que tinha a versão com Linux?
A-A compra do EeePC foi motivada pela reunião de dois factores, primeiro o formato de bolso, que desde logo me agradou, e em segundo lugar o preço acessível, uma agradável surpresa.
No meu PC do Serviço tenho Windows, o qual frequentemente tem anomalias, pelo que recorro constantemente ao Serviço de Informática. Em casa no meu PC, até à cerca de um ano também tinha Windows, bem como vírus e mais vírus, que se traduziam a maior parte das vezes na incerteza da possibilidade de terminar o trabalho que trazia do Serviço, em dúvidas sobre a confidencialidade das consultas, mensagens que escrevia via net, e em uma série de "lixo" que insistentemente teimava em aparecer no écran enquanto eu trabalhava. Aconselhada, por um amigo, a utilizar o Linux, não resisti e desde então terminaram os vírus e as anomalias. Claro está que a opção seria Linux, com a mais valia de se poupar uns euros em relação à versão Windows.


TV- Sentiste dificuldades ao usá-lo logo nas primeiras utilizações, como aceder aos programas, configurá-lo para navegar em casa, usar os programas que ele trazia?
A-Não tive dificuldades, a configuração inicial é automática, foi simples, apenas respondi a algumas questões básicas, para as quais tinha ainda a ajuda de um manual em Português. A utilização dos programas de origem é igualmente fácil e rápida.


TV-Sei que pediste a um técnico expert em Linux e atraente por sinal, o RedTuxer, umas ajudinhas e ele ensinou-te a instalar novos programas, a colocar-te uma barra de tarefas no desktop e pouco mais, após isso tiveste algum problema em usar o EeePC?
A- A aparência do ambiente de trabalho do EeePC é sem dúvida rápida, básica, muito acessível. Esta remete o utilizador para a tarefa que pretende executar. A primeira impressão que tive foi que se tratava de uma ferramenta para crianças, e confesso que questionei a opção que tinha tomado. Os programas estavam todos lá, mas a apresentação não me parecia muito adequada para as minhas reuniões no Serviço. Além do mais estava muito habituada ao ambiente de trabalho “usual”, e aquela apresentação intimidava-me. Nesse sentido recorri novamente aos conselhos do amigo, expert em Linux, e com um simples telefonema se solucionou o problema. Bastou programar e é tão simples, basta colocar umas frases, do género de endereços da net. O segredo está em ter esses endereços, depois é introduzi-los, abrindo a pasta Introduzir Comandos, de resto o PC trata de tudo. Em poucos minutos o meu EeePC tinha um novo visual, muito mais profissional. As alterações não trouxeram problemas no funcionamento do PC.


TV- Quando usavas o teu PC com Windows, sei que após algum tempo ficaste com o PC cheio de viroses e todo atrofiado. Com este EeePC aconteceu-te algo semelhante ou sentes-te mais segura no que respeita a vírus e spyware?
A- Não tive até à data vírus ou outro problema e estou segura da ausência destes.


TV- Que gostavas que o EeePC tivesse mais ou que alterações sugeres que ele tivesse?
A- Para um utilizador com o meu perfil, isto é, que basicamente utiliza o PC para textos, quadros, apresentações e recepção de email, não necessito de mais ferramentas, o EeePC reune-as todas. Talvez mais espaço em memória, mas para isso tenho uma PEN que uso igualmente no PC do Serviço. Pois é..., por mais que me esforce para apresentar uma sugestão, não tenho.


TV- Aconselhas o EeePC com Linux (ou outro mini portátil com Linux como o Acer Aspire One) ao consumidor comum ou a quem pense comprar um mini portátil brevemente?
A- Sim. Se pensa em adquirir um portátil, na verdadeira ascensão da palavra, porquê escolher um plasma de peso? Só se explica se tiver limitações visuais significativas, pois há alternativas, ferramentas competitivas – EeePC, Linux - mais modestas em tamanho e preço. Não faz sentido ter o telemóvel mais pequeno e leve do mercado e o maior e mais pesado PC, num portátil o tamanho conta... E PESA.



Ó meu caro leitor, se pensa em adquirir um PC bevemente, não hesite em exigi-lo com Linux e ficará tão satisfeito como a Alexandra...

2 comentários:

ainda bem que há pessoas que gostam do linux.
ai esta uma mulher inteligente e moderna, quando vou as lojas os pequenos portáteis com Linux tão desligados e na prateleira de baixo, o do windows tão ligados e na prateleira de cima, fiz uma pergunta se sabiam qual versão vinha instalado nesse portátil tiveram ir ver ao manual.
Mas que raio de vendedores informáticos existe neste pais.

sou possuidor do EeePC também, aqui no Brasil.
Comprei durante uma viagem ao Canadá e mesmo com tudo inglês, devo dizer que é o linux mais fácil que ja usei na vida!
E é bem util também! Pode inclusive desenvolver meus jogos Open source nele com facilidade.

quem quiser conhece-los, basta visitar meu blog. Tenho pacotes .deb especiais par ao EeePC.