30 outubro 2008
29 outubro 2008
27 outubro 2008
[+/-] |
E é no IC19 que as filas são insuportáveis! Pois, pois... |
...algures num canal de Amsterdão:
Fonte
[+/-] |
Site da hora |
26 outubro 2008
[+/-] |
Uma catrefada de belos temas para o teu Linux |
Outro site que também nos oferece belas escolhas é o LinuxHaxor. Eis um dos 10 temas propostos para Gnome e outros ambientes de trabalho em Linux:
Parece-me que qualquer um dos temas acima propostos fica melhor que o tema oficial do ubuntu, que esperas para os usar?
22 outubro 2008
[+/-] |
Um dia com um... |
Uma hora depois e após ter instalado uns dez programas, testados os mesmo e removidos outros tantos, faz uma pausa e aprecia a velocidade com que o seu PC continua a ter após o ter ligado essa manhã.
Já durante a tarde resolveu mudar todo o visual do seu Linux mudando de ambiente, e com o Gimp criou uns wallpapers novos baseados no seu sistema operativo. Testou mais uns programas de software livre, recusou-se a instalar programas proprietários como o Nero e muito menos porcarias de sharewares. Aproveitou e ainda construiu um logo sobre o Ubuntu para mais tarde estampar numa T-shirt para si.
Por fim testou alguns LiveCds com Linux, verificou o software incluso neles, a qualidade do acabamento dessas distribuições, a sua velocidade e utilidade, e escreveu sobre elas no seu blogue. Aproveitou enquanto navegava e traduziu dois programas da sua distro para a sua língua, como contributo para o software livre. Descarregou uns mp3 e oggs para a sua biblioteca pessoal e colocou alguns no seu "Mp3" sem DRM para ouvir mais tarde.
Ao fim do dia e sem nunca ter feito um reboot, altera ainda o Grub para que no dia seguinte tenha um arranque diferente no seu poderoso PC. Agradece ao Linus por ter inventado o Linux, faz uma carícia ao seu Tuxinho e deixa-se ficar a ver o seu GNU/Linux a encerrar mostrando todas aquelas linhas de comando no ecrã. Sente-se feliz por usar um verdadeiro sistema operativo livre e gratuito, realmente seguro e estável, bem como fiável.
"Obrigado a todos os hackers!", foi o seu ultimo pensamento quando o PC se desligou finalmente.
Uma hora depois, tenta abrir o Word do seu Office pirateado e nota que o arranque do mesmo bem como de qualquer outro programa, se arrastam tipo lesmas com preguiça. Vai novo reboot. No arranque ligeiramente mais comprido, nota que apareceu mais uma barra no seu IE e a navegação parece-lhe mais lenta. Resolve desfragmentar o disco, passar o antivírus de novo, fazer outro scan online, e por fim passar um adware no PC. Entretanto cria um novo artigo no seu blogue louvando o Steve Ballmer e os maravilhosos programas da Microsoft, recomenda tambem o uso dum novo antivírus por ser melhor que o Norton e similares.
Já durante a tarde e ainda sem ter conseguido fazer quase nada alem de fazer scans ao PC e ter trocado de antivírus, passa por um fórum de entreajuda tentando saber porque diabo já tinha tido três BSOD neste dia no seu maravilhoso e superestável Vista. Como resposta é lhe sugerido que faça novos scans ao PC e um reboot higiénico no fim. Entreteve-se também a instalar alguns jogos com os respectivos cracks. Quis comentar no seu blogue sobre esses jogos mas o seu IE7 recusava-se a navegar, insistindo em levá-lo para um site onde aparentemente lhe fazia outro scan ao PC e lhe jurava que tinha viroses. Optou por usar o Firefox mas alterando a identificação dele para Internet Explorer para que ninguém soubesse que usava essas porcarias do open source. Aproveitou para tentar fazer um windows update mas foi informado que tinha um Vista pirateado e não havia nada ninguém. Procura outro crack para o seu sistema operativo rogando pragas ao Ballmer por lhe fazer essas sacanices, mas quanto a pagar pela licença, isso é que está fora de questão! Aproveita para falar mal da escumalha do pinguim e dos queques da Apple pelo seu Msn cheio de publicidade enquanto veste uma T-shirt com uma imagem do Zune e descarrega uns mp3 da mula para o seu iPod Nano.
No fim do dia, após mais seis reboots, duas desfragmentações de disco intercaladas com outro BSOD, congratula-se por usar o suprasumo dos sistemas operativos, muito melhor que o XP e o 98. Com um sorriso na cara pensa na genealidade que teve o Bill Gates ao ter inventado os computadores e a internet, além de ter criado um sistema operativo tão seguro e estável como o que utilizou hoje.
"Obrigado Tio Bill!", foi o seu ultimo pensamento ao desligar o PC.
Uma hora depois passa por um fórum de Mac users e mete uns posts a ameaçarem um tipo que teve a audácia de criticar um portátil Mac por ter baterias de merda. Escreve outra entrada no seu blogue sobre o seu iPhone e da sua nova capacidade de copiar texto entre aplicações!
Já durante a tarde entreteve-se a colar um poster do Steve Jobs na parede em frente ao seu Mac, que por coincidência combinava bem com a sua T-shirt onde tem gravado a cara do Steve a usar um iPhone. Volta para a net e procura por mais rumores de possíveis lançamentos de hardware e software da Apple. Pelo sim pelo não, compra mais software como bom Appleboy que é, mesmo sem precisar dele e tendo outros de borla. Recusa-se a usar um programa de P2P para puxar mais uns mp3, optando por comprar mais umas musicas pelo iTunes para poder ouvir no seu super-ultra-mega iPhone. Entretem-se a ver uns fiminhos da série "I'm a Mac, I'm a PC" só para se rir da cara do gajo que personaliza o Windows. Mais um giro pela net para descobrir que houve um aumento na venda de Macs e outros produtos da Apple, ficando ainda mais inchado e contente com o aumento dos lucros dessa empresa como se ganhasse algo com isso.
No fim do dia ao desligar o seu Mac, congratulou-se por usar o melhor portátil do mundo com o melhor software do mundo e tudo criado pelo seu Deus Steve Jobs, criticando os tipos do Nobel por ainda não lhe terem entregue o merecido prémio. Após ter desligado o Mac e o ter fechado com o máximo cuidado, teve um último orgasmo ao voltar a limpá-lo com uma delicada pele de camurça.
"Obrigado, Steve!", foi o seu ultimo pensamento enquanto fumava satisfeito um cigarro...
19 outubro 2008
18 outubro 2008
[+/-] |
Site da hora |
CIRT.net
17 outubro 2008
[+/-] |
E não é que os americanos conseguiram?! |
O novo caça Stealth (avião invisível) dos EUA:
Fonte
[+/-] |
KDE 4.1.2 |
Algo que me surpreendeu bastante e pela positiva foi o de poder ter e brincar com alguns dos efeitos típicos do Compiz no Gnome, mas neste ambiente de trabalho através do KWin. É que o PC que tenho de momento apenas uma tem placa gráfica onboard Intel, daqueles merdosas mesmo, e não tenho uma miserável slot para meter uma qualquer placa gráfica. Que fique já aqui registado que pode ser uma das prendas que me podem oferecer pelo Natal que se avizinha a passos largos...
Mas enquanto me deliciava com esta obra prima de software e ouvia "She Sells Sanctuary" dos "The Cult", apercebi-me da facilidade que um utilizador do GNU/Linux usa e se acomoda a um outro qualquer ambiente de trabalho em qualquer outro sistema operativo. Agora estou a usar o KDE, ontem era o XFCE, antes de ontem era o Gnome, e enquanto isso mexi várias vezes em XP, conspurquei as mãos ontem com o fecal vista, amanhã estarei de volta do Enlightenment e sabe-se lá onde mexerei depois de amanhã! Reparem que a maior parte dos utilizadores de PC apenas conhece o Windows XP e o seu limitado e problemático Explorer. E desses, grande parte não fazem ideia que existem outros ambientes de trabalho nem sequer da existência de outros sistemas operativos. Talvez essa ignorância seja uma das causas do fracasso do Windows Méé 2, embora "aquilo" seja mesmo irritante e até doentio de ser usado, quanto mais trabalhar com aquela coisa.
E por ser bom e instrutivo conhecer e usar outros ambientes de trabalho, desafio-vos a experimentarem outro ambiente que não o vosso preferido. Se apenas tem um, instalem outro! São apenas alguns cliques de distância para o conseguirem. Passem uns dias com ele, resistam a não usar os vossos programas favoritos e usem os que são fornecidos por omissão nesse ambiente de trabalho. Apontem e enumerem as vantagens e desvantagens desse ambiente em relação com o vosso preferido. Por fim pensem no que aprenderam ao fazer essa experiencia...
E bom ambiente para voces!
15 outubro 2008
[+/-] |
Aumento de facilidades = Diminuição da segurança (2). |
Um sistema GNU/Linux, para manter a sua elevada segurança, deve ser usado por utilizadores que apenas têm o privilégio de "usar o sistema", deixando as instalações/desinstalações e configurações do sistema para o "root".
Este "root" (que é o administrador) nunca deve usar o computador... ele não escreve cartas, não faz desenhos, não faz cálculos, não joga, não ouve música, nada destas coisas... o root apenas instala e configura programas e nem sequer arranca os programas que instala nem para experimentar se esses funcionam.
No entanto, alguns instaladores de programas para Linux estão a ficar muito "Windowsados" e alguns chegam a aliciar-nos a fugir à maneira correcta de usar um sistema GNU/Linux:
Como exemplo vejam o instalador do GoogleEarth, ele é um binário tal e qual os instaladores para Windows e que no fim nos apresenta o botão para arrancarmos o programa GoogleEarth.
Vejam bem este botão "Start" para arrancar o programa e que aparece no final da instalação... Ora, se o instalador foi arrancado pelo root, para que o programa seja instalado para uma área do sistema que possa ser usado por todos os utilizadores e não apenas por um, então se carregarmos nesse botão, o GoogleEarth vai arrancar com poderes de root, e vai criar uma pasta /root/.googleearth que nem nunca deveria existir... de lembrar que o root não deve usar programas nenhuns à excepção das ferramentas de configuração do sistema e ferramentas essas que já pertencem ao sistema.
Poderão pensar: e depois? é o googleearth! Não é um prog feito por desconhecidos...
Pois é, mas e se for uma cópia viciada dele, ou se for um outro programa qualquer que estamos a instalar, que tem este tipo de instalação e foi feito com intenções maliciosas? É que este tipo de instaladores estão a tornar-se comuns e desde o momento em que é o root a accionar os programas, as protecções do sistema que impedem o malware de proliferar de nada servem.
Neste caso do GoogleEarth, já não basta o root estar a accionar um binário que chegou de fora, como ainda somos aliciados a arrancar o programa depois de instalado com poderes de root também.
Não dá que pensar?
Abraços
ArameFarpado
[+/-] |
Opera e Flash Player - Novas versões |
Saiu nova versão do browser Opera e também do plugin de macromédia Flash Player, e que vão agora nas versões 9.60 e 10.0.12.36 respectivamente.
14 outubro 2008
13 outubro 2008
[+/-] |
Eye of Gnome com novas funcionalidades |
Um tal de Pierre-Luc Beaudoin tem andado a trabalhar num widget de visualização de mapas de nome libchamplain, e aproveitando o embalo criou um plugin para o conhecido Eye of Gnome cuja função é mostrar a localização num mapa duma determinada foto (geotagged photos) numa janela lateral do eog.
Já foi produzido um patch no "eog-plugins SVN module" para que possamos brincar com este plugin no eog cá por casa...
Fonte e mais informações aqui.
12 outubro 2008
[+/-] |
Eleições nos EUA com terceiro candidato |
10 outubro 2008
08 outubro 2008
[+/-] |
aMule mal comportado? |
O teu aMule em GNU/Linux porta-se mal? Muitas vezes termina sozinho e por vezes já o agarraste a comer-te toda a CPU, memoria RAM e também a SWAP?
Se sim, desactiva-lhe a comunicação pela porta UDP (Preferências / Secção Conexão), que ele vai passar a portar-se bem melhor ;)
Inclusive, parece até ficar mais rápido... parece.
[+/-] |
Criando posts... |
Gamado do Nadaver.com
[+/-] |
AddThis adiciona vigia por flash ao teu website |
AddThis, um famoso site que permite adicionar um site a famosos sites de partilha social como o Digg e outros, recentemente adicionou um "Flash Tracking Object", ou seja, um objecto de flash que espia o utilizador.
Recentemente, a Clearspring comprou o AddThis, e parece que hoje decidiram pôr sem mais nenhum aviso tal objecto em todos os widgets para poder vigiar todos os utilizadores que passem por sites que o usem.
Isto é um enorme problema de prvacidade, porque não há maneira fácil de remover tais "cookies" do sistema (nem mesmo limpando os cookies do navegador), pois estes "cookies" são do Flash.
Por isso é recomendado a todos os que usem o AddThis que o removam dos seus sites.
Esta notícia foi originalmente notada por mim no site PortableApps.com, onde o dono do site (John T. Haller) encontrou mais informações sobre isto. É possível ver uma versão mais decente da história aqui (em inglês), e o artigo no digg aqui.
07 outubro 2008
[+/-] |
Um atentado à cultura!!! |
Já não se pode apreciar uma revista em sossego e apreciar a cultura que ela divulga?? E os nossos direitos?
Roubado daqui, de entre outras imagens....
[+/-] |
Monitoriza os gastos energéticos do teu Linux |
Respondendo à pergunta que voces estão a fazer mentalmente de como e onde é que um PC gasta energia: ele gasta na fonte de alimentação, é no monitor, são as drives, é o processador, entre outros componentes. Quanto ao CPU e em termos simples, o consumo energético dele é variável, conforme os programas e os módulos o chamem para trabalhar mais ou menos.
E é aqui que entra o PowerTOP, uma ferramenta que te irá ajudar a encontrar os malandros que põem o pobre do CPU a trabalhar e a gastar energia em excesso, além de te dar umas dicas do que podes fazer para economizar alguma energia. O PowerTOP funciona em qualquer distribuição de Linux mas a ultima versão em download só funciona no kernel 2.6.21 ou versão posterior. Para instalá-lo em Debian e sobrinhos basta clicar aqui, mas o famoso tar.gz está disponível para outras distribuições, basta dar um saltinho à página dos downloads e recolhe-lo de lá.
Para executar o PowerTOP terá de ser com previlégios de root, para que ele possa aceder a todo o sistema e terá um aspecto como este:
Reparem que ele forneceu uma sugestão de poupança de energia, mesmo sem que eu lhe pagasse para isso. Bacano este PowerTOP. Reparem também que o Firefox não é dos aplicativos mais humildes em termos de "consumo" de CPU, segundo mostra o terminal acima.
Se houver dúvidas ou quererem saber mais sobre esta ferramenta ou de como a melhor utilizar, não deixem de consultar a página Tip and Tricks do site oficial do PowerTOP.
E poucos mas bons consumos!
[+/-] |
Revista Programar, edição 16 |
Demorou mas já chegou às bancas virtuais! Refiro-me à revista Programar na sua 16ª edição, e que traz os seguintes tópicos:
- Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5
- Grafos, 3ª parte
- Algoritmos para o digito verificador
- Concorrência LINQ em SQL
- Fundamentos de segurança em redes
- Barcamp PT 2008
Link: Revista Programar
06 outubro 2008
05 outubro 2008
[+/-] |
Dica Rápida |
Já estão fartos do laranja dos ícones do Ubuntu? Não gostam dos ícones predefinidos sem cor do gnome? Querem algo do mesmo estilo mas mais colorido? Então experimentem o esquema de Ícones Tango. No Ubuntu (e provavelmente Debian e variantes também) é só preciso abrir um terminal e escrever:sudo apt-get install tango-icon-theme
E depois podem escolher este tema colorido parecido com o tema do gnome e do Ubuntu, mas com melhores cores no vosso painel da aparência.
[+/-] |
Coisas que não se fazem, pá! |
Isso não se faz, pá!
[+/-] |
Vagalume, vindo directo das Rias Baixas... |
[+/-] |
Mais uma listagem de jogos para Linux |
Alguns exemplos:
Action Cube (Ação 3D)
Site Oficial:
http://action.cubers.net/
Screenshot:
Brutalchess (Xadrez)
Site Oficial:
http://sourceforge.net/projects/brutalchess
Screenshot:
Counter-Strike (Ação 3D) - Wine
Site Oficial:
www.counter-strike.net/
Screenshot:
Foobilard
Site Oficial:
http://foobillard.sunsite.dk/
Screenshot:
Glest (Estratégia)
Site Oficial:
http://www.glest.org/
Screenshot:
Racer (Simulador de Corrida)
Site Oficial:
http://www.racer.nl/
Screenshot:
Tactical Ops: (Ação 3D) - Wine
Site Oficial:
http://tactical-ops.de/
Screenshot:
Listagem completa aqui.
[+/-] |
GtkOrphan |
A existência destes pacotes não tem qualquer impacto no sistema operativo, além da ocupação de espaço, mas de qualquer forma, para quem, mesmo assim, quiser fazer uma limpeza, pode usar o GtkOrphan.
Esta ferramenta é um frontend para o deborphan, com a capacidade adicional de remoção packages.
Instruções de instalação aqui.
Mais informação em GtkOrphan.
04 outubro 2008
[+/-] |
Qual a diferença? |
Lá no Brasil como cá, a situação é semelhante...
Desviado do Nadaver.com
[+/-] |
Site da hora |
Playdeb beta: Game repository for Ubuntu
[+/-] |
Tenho de falar com o meu vizinho... |
Já só falta abrir uma barraca de couratos na rua. Parece-me que tenho que me dirigir a ele e dizer-lhe: "ó Rui Costa, não podes vir aqui mas de táxi? Ou de bicicleta, sempre é mais saudável..."
Vizinhos.....
01 outubro 2008
[+/-] |
Mplayer Video Output |
Após efectuar umas pesquisas, cheguei à conclusão que seria um problema comum, apenas teria de mudar o driver, sendo o driver "xv" o mais recomendado. Para isso teria de fazer a alteração nas preferências do gui ou no ficheiro de configuração (~/.mplayer/gui.conf) alterado o valor do parametro vo_driver.
Ex:
gedit ~/.mplayer/gui.conf
vo_driver = "xv"
vo_panscan = "0.000000"
vo_doublebuffering = "yes"
vo_direct_render = "yes"
[...]
Acontece que o driver que estava configurado era precisamente esse, pelo que tive de efectuar alguns testes até "acertar" no driver mais correcto, ou seja, abri um terminal e comecei por ver quais os drivers que poderia usar:
mplayer -vo help
Available video output drivers:
xmga Matrox G200/G4x0/G550 overlay in X11 window (using /dev/mga_vid)
mga Matrox G200/G4x0/G550 overlay (/dev/mga_vid)
tdfxfb 3Dfx Banshee/Voodoo3/Voodoo5
3dfx 3dfx (/dev/3dfx)
xv X11/Xv
x11 X11 ( XImage/Shm )
xover General X11 driver for overlay capable video output drivers
gl X11 (OpenGL)
gl2 X11 (OpenGL) - multiple textures version
[...]
md5sum md5sum of each frame
Depois fui testado até acertar:
mplayer -vo driver ficheiro.avi
No meu caso, apenas um driver funciona de forma aceitável, o x11. Mas este driver não me permitia efectuar o resize do video, pelo que tive necessidade de alterar de novo um dos ficheiros de configuração (~/.mplayer/config) e adicionar a linha (zoom = yes).
Ex:
gedit ~/.mplayer/config
# Write your default config options here!
zoom = yes
# fs = yes