17 outubro 2008

KDE 4.1.2

Após umas duas semanas em que optei por ter o XFCE como meu ambiente de trabalho, hoje e os próximos dias são para brincar com o KDE 4.1.2. Está muito bonito, moderno e com um aspecto "limpo", muito diferente do velhinho KDE 3. Aliás, julgo que muitos dos utilizadores que usam ainda o KDE 3 terão algumas dificuldades de adaptação com este belo KDE 4. Mas podem sossegar porque uma das cacterísticas nativas do KDE continua bem presente, a possibilidade de tudo se configurar nas habituais 2 milhões de janelas e janelinhas, bem à vista ou bem escondidas....

KDE 4.1.2

Algo que me surpreendeu bastante e pela positiva foi o de poder ter e brincar com alguns dos efeitos típicos do Compiz no Gnome, mas neste ambiente de trabalho através do KWin. É que o PC que tenho de momento apenas uma tem placa gráfica onboard Intel, daqueles merdosas mesmo, e não tenho uma miserável slot para meter uma qualquer placa gráfica. Que fique já aqui registado que pode ser uma das prendas que me podem oferecer pelo Natal que se avizinha a passos largos...

Mas enquanto me deliciava com esta obra prima de software e ouvia "She Sells Sanctuary" dos "The Cult", apercebi-me da facilidade que um utilizador do GNU/Linux usa e se acomoda a um outro qualquer ambiente de trabalho em qualquer outro sistema operativo. Agora estou a usar o KDE, ontem era o XFCE, antes de ontem era o Gnome, e enquanto isso mexi várias vezes em XP, conspurquei as mãos ontem com o fecal vista, amanhã estarei de volta do Enlightenment e sabe-se lá onde mexerei depois de amanhã! Reparem que a maior parte dos utilizadores de PC apenas conhece o Windows XP e o seu limitado e problemático Explorer. E desses, grande parte não fazem ideia que existem outros ambientes de trabalho nem sequer da existência de outros sistemas operativos. Talvez essa ignorância seja uma das causas do fracasso do Windows Méé 2, embora "aquilo" seja mesmo irritante e até doentio de ser usado, quanto mais trabalhar com aquela coisa.

E por ser bom e instrutivo conhecer e usar outros ambientes de trabalho, desafio-vos a experimentarem outro ambiente que não o vosso preferido. Se apenas tem um, instalem outro! São apenas alguns cliques de distância para o conseguirem. Passem uns dias com ele, resistam a não usar os vossos programas favoritos e usem os que são fornecidos por omissão nesse ambiente de trabalho. Apontem e enumerem as vantagens e desvantagens desse ambiente em relação com o vosso preferido. Por fim pensem no que aprenderam ao fazer essa experiencia...

E bom ambiente para voces!

14 comentários:

Belo Blog! ;-)

Quanto ao novo KDE, ainda não o vi, mas pelas shots, está bem bacana.

De toda forma, particularmente, prefiro o Gnome. :)

Grande abraço. []'s

Eu uso o KDEmod 4 e é muito bonito e bastante rápido.

Eu uso o KDEmod3 e continuo a achar que a "antiga" versão do KDE (3.5.x) continua a ser melhor que o "novo" Gnome.

[Desculpem lá mas não resisti. Espicaçar os utilizadores do Gnome é o passatempo favorito.] :)

Em relação ao KDE4, ainda o acho um pouco instável. Vou esperar um pouco e ficar-me por enquanto pelo KDE3.

Isso do KDE3 ser melhor que o novo Gnome são gostos, e como tal é relativo. o Gnome é mais simples e faz tudo o que o KDE faz, mas muita coisa está escondida. O KDE tem um milhão de locais para configurar o ambiente, mais complexo e completo, e acaba por ser uma questão de gosto pessoal para escolher um dos dois.

Coitados dos windowzusers que apenas tem um ambiente de trabalho...

Por o KDE ser todo cheio de configurações espalhadas por tudo quando é sítio, este KDE 4 parece-me mais simplificado nesse aspecto e vejo uma certa aproximação ao Gnome (make it simple...). Instável o KDE 4?? Não me parece! Nada me aponta nesse sentido, antes pelo contrário. Noto é a falta de muitos programas nativos para o KDE4, tendo que usar alguns do KDE3 mas nada de mais. O K3b por exemplo...

Este KDE4 tenta-me fortemente para que eu o escolha como ambiente preferido :)

amigo redtuxer, estás enganado acerca dos windowzusers só terem um ambiente de trabalho.

Existem n windows managers para Windows: Emerge Desktop (http://www.emergedesktop.org/), Litestep (http://www.lsdev.org/doku.php), SharpE (http://www.sharpe-shell.org/news.php), BlackBox (http://www.bb4win.org/news.php), GeoShell (http://www.geoshell.com/), etc...

Pessoalmente prefiro o Emerge Desktop, mas como dizes é uma questão de gosto...

Conheço o Litestep e já usei no Windows 98, os outros nem sabia que existiam para windows. Mas é sempre útil saber desses ambientes. Mas não utilizam o explorer por baixo como o Windowblinds ou parecido do Stardock?

Sim, usam o explorer por baixo. Mas também isso podes substituir por programas freeware, ex. xplorer2 http://www.zabkat.com/ ou com o CubicExplorer. Vê aqui como substituir o Explorer como gestor de ficheiros pré-definido
http://www.cubicreality.com/forum/index.php?topic=739.0

Abraço!

Não confundas o explorer.exe (ambiente de trabalho) com o explorador (gestor de ficheiros) do windows, não tem nada a haver! Fecha o explorer.exe no gestor de tarefas e já percebes o que é que ele faz no windows. O Litestep substitui integralmente o explorer.exe, e isso torna-o um ambiente alternativo ao explorer no windows. Se os outros apenas mudam o aspecto mas mantem o explorer.exe por baixo, não passam de capas ou skins sobre o explorer.
E o xplorer2 apenas substitui o explorador do windows, é apenas um gestor de ficheiros...

redtuxer, sobre Linux dás tu cartas. Sobre shells alternativos para Windows, estou cá eu :)
O ambiente de trabalho e o gestor de ficheiros são sempre o explorer.exe mas com parâmetros diferentes, acredita! De qualquer forma todos os programas que referi susbtituem o shell, tal como o LiteStep. Experimenta o Emerge Desktop para veres o que digo!

Já tinhas era cuidado com o tipo de fotos que colocas no blog. Repara bem na foto lá atrás...

Instável o KDE 4?? Não me parece! Nada me aponta nesse sentido, antes pelo contrário.

Olha que sim... Tenho estado atento á evolução do KDE4 e sempre que brinco um bocado com ele existe sempre alguma coisa que crasha. Por exemplo, da última vez, ao brincar com as plasmoids aquilo crashou.

Eu disse mal, mas gosto do Gnome numa coisa: o aspecto. Por isso é que actualmente tenho o KDE3 com o aspecto do gnome (wallpaper, window decoration, kde style, ícones...). Enfim, o melhor dos dois mundos.

Continuo a dizer que o KDE3 tem mais funcionalidades que o Gnome (sem Third-party software). Por exemplo, existem funcionalidades que foram adicionadas ao Gnome nas últimas versões e que já existiam desde o começo do KDE3 (e até anterior).

Ex:

* Só agora (v2.24) o Gnome inclui um IM?
* Só agora (v2.24) foram implemetadas abas no file manager?
* Só agora (v2.24) o Gnome suporta temas de sons?
* Suporte de composição de janelas apenas a partir da versão 2.22?

Infelizmente o KDE3 não está a ser melhorado á bastante tempo, apenas mantido (correcção de bugs), por isso acho que brevemente o Gnome vai passar o KDE3 em termos de funcionalidades.

@pedro
Sim, usam o explorer por baixo

Quando eu usava Windows e outra shell (litestep, afterstep, geOShell, Serenade, SharpE, DESKTOP X, etc..) nunca usava o explorer por baixo... Até havia uma pequena aplicação do Litestep que permitia alternar uma qualquer shell com o explorer. Cheguei a alterar o explorer.exe pelo Total commander!!! lol.

Haa... velhos tempos de Litestep. Cheguei a fazer muitos temas para aquilo.

@LnxSlck

Essa foto será publicada integralmente no Tux, nada está ali por puro acaso ;)

Estou com o kde4.1, gostei muito da interface, acessibilidade a documentos etc. Nao gostava das versoes antigas do KDE, seus icones e disposiçao de menus gerava um desconforto de tal maneira que preferia o gnome. Apesar de todo o conforto que a nova interface proporciona estou utilizando a quase 3 semanas e tenho percebido problemas de instabilidade, como exemplo, quando faço login, às vezes, no sistema a interface é reiniciada para o menu de usuários.
Esse e tantos outros probleminhas vem aparecendo conforme vou utilizando o meu sistema.

Tb não gostava dos ícones, menus e outras coisas no Kde 3, mas este é bem diferente. Quanto à estabilidade, deverás te-la com o novo KDE 4.2 cujo beta já saiu.