18 novembro 2008

Apresentando o Gavetux

É um dos meus hobbies, arranjar e reconstruir PCs. Calhou a vez a este Pentium III a quem lhe meti uns magníficos 512MB de RAM. Arranjei-lhe um disco rígido com uns imensos 20GB não sem antes o desinfestar de toda a porcaria da Microsoft. Arranjei uma gaveta daquelas que se compram nas lojas do chinês e fiz os primeiros testes de hardware:

Gavetonux 2

Aqui já este amontoado de hardware está a funcionar em pleno, com um LiveCD do Ubuntu 8.10 e com todo o hardware devidamente detectado, navegando no melhor blogue de Portugal e arredores:

Gavetonux 4

Aqui já com tudo no sítio e componentes fixos:

Gavetonux 5

Fechado e vendo-se de frente:

Gavetonux 7

Confesso que não arranjei melhor solução para a disposição da drive óptica, mas este Gavetux como lhe chamo, é uma espécie de protótipo para outro que farei brevemente. Eis o aspecto da lateral com as entradas da placa mãe e a fonte de alimentação na traseira:

Gavetonux 8

E finalmente pronto, correndo o Ubuntu 8.10 e navegando por bons blogues, com o meu ajudante em cima :)

Gavetonux 10

E a minha herdeira mais nova que ainda nem escrever sabe, já se fez a ele e adora jogar o Gcompriz nesta belezura :) A miúda tem gosto!

Mais fotos no ipernity, como se fosse possível alguém estar interessado em ver mais disto...

15 comentários:

Beleza :D
Bom trabalho!

1abraço

E para refrigeração? :o)

Isso aguenta-se bem?

Hugz,
Luís

Muito bom, achei genial e eu quis ver as outras fotos, só uma duvida, não esquenta muito?

Curti milhões o nome.

Ainda não consegui saber se o CPU aquece muito, quanto à fonte fiz uns furos atrás para o ventilador refrescar. Se por acaso aquecer em demasia, coloco-lhe um ventilador para extrair o ar quente de dentro da caixa e, como deve dar para perceber, ela não é nada estanque.

Muito fixe...

Se precisares de ventoinhas, é so meteres uma ou duas das silenciosas, e fica logo o problema do calor arrumado.

Ainda uso essa táctica quando tiver que montar o meu NAS. :)

Como é que fixaste o disco e o drive?

O disco está apoiado em algo isolante e macio, fixo com parafusos à lateral da caixa. O mesmo com a drive mas como ela é maior, tambem está apoiada no corte que fiz na frente da caixa.

Há mais de um ano eu fiz algo semelhante ao que vc fez, que foi usar uma caixa organizadora como gabinete.

Depois de um tempo, eu desisti e desmontei em vista que o computador começou a apresentar alguns problemas e isso foi devido a estática alta que esse material gera em vista do tipo de plástico utilizado. Eu até já havia ouvido comentários sobre isso e não botei muita fé, mas infelizmente isso acontece.

O meu sítio onde eu coloquei informações sobre o que eu havia feito está em http://www.roger.lovato.com.br/2007/07/24/voce-ja-ouviu-falar-no-topstockputer/

Bem, recentemente eu comprei uma caixa mais apropriada e até menor para montar o meu computador.

Em breve colocarei fotos.

Abraços,

Roger

Já agora informo que deixei um dispositivo anti-windows neste Gavetux: retirei o botão RESET! Pois é, nada de reset para mandar o windows a baixo :)

@rfl
O teu caixote ficou bem bacana. Essa estática não poderia ser reduzida se voce ligasse todos os aparelhos e placa-mãe ao metal da fonte de alimentação que serveria de massa (fio de terra)? E claro que a ficha que vai à tomada com a respectiva ligação à terra.

Este comentário foi removido pelo autor.

Para quem se afirma um anti fanboy's pareces-me ser um Ubuntu fanboy, pinguins para todo o lado nas fotos. Era desnecessário.
Quanto ao trabalho em si, gostei da caixinha e da ideia.

Abraços

Nada disso, não sou Ubuntu fanboy! Quanto muito Linuxboy ou Linuxer. Gosto de Ubuntu e outros buntus, mas o que gosto mesmo é de Debian e seus derivados, como é o caso do Ubuntu.

Adoro Linux e gosto muito de partilhar essa paixão com voces.
Os pinguins ali apareceram por puro acaso, eu nem sabia que os tinha, vê lá... :)

Prezado RedTuxer,

Pode incluir nos "arredores" Cabo Frio-RJ (Brasil). Seu blog é um dos meus favoritos. Gostei muito da montagem e do dispositivo anti-Windows. Usuário há muitos anos do RedHat, utilizo agora o Fedora 8 e o 9 (aguardando o 10).

Um abraço.

(http://blogoleone.blogspot.com)

Conforme disse em meu comentário anterior, fiquei de publicar algumas fotos da modificação que eu havia feito usando como gabinete uma caixa organizadora de plástico para uma caixa de plástico mais apropriada.

Segue as fotos do meu novo computador literalmente montado.

http://www.roger.lovato.com.br/2008/11/22/lembram-do-topstockputer/

Gostei!

Em especial do comentário acima: dispositivo anti-windows = Sem reset

Ficou muito bom

Parabéns