30 novembro 2008

Cada vez mais o Linux como SO para jogos

Ainda não há muito se dizia que o Linux não servia para nada, apenas como hobbie de geeks, depois já servia para servidores mas apenas para isso. Agora já se vê que mesmo para desktop é um excelente sistema operativo batendo aos pontos a maioria da concorrência, e só não vê isso quem não quer ver. Mas ainda há o ecossistema dos jogadores, e esses sempre disseram que "o Linux é muita bom para tudo excepto para jogos, pois não tem DirectX nem sequer jogos para esta plataforma".

Se realmente o Linux não serve para jogar nem para jogos, como se explica que no "Enemy Territory Quake Wars", 21% dos jogadores usem o Linux?? Então se a quota dos utilizadores de Linux se diga ser inferior a 1%, não deveria ser ainda mais baixa a quota de jogadores que usam o Linux?? Querem ver que afinal o Linux já se disseminou por esse mundo fora como uma praga imparável e não aparece nas estatísticas? Ou se calhar esta estatística não passe dum dado curioso que não se deva dar importância, tal como ao enorme crescimento do Linux...


Fonte

11 comentários:

E o facto de haver muito poucos jogos para linux, não levará a que os gamers que usam linux se concentrem todos em 2 ou 3 jogos, enquanto os de windows andam dispersos por dezenas de bons jogos que saem todos os anos?

Eu uso linux há muitos anos, mas não preciso de meter palas nos olhos para isso. Windows tem, neste momento, muitas vantagens em relação ao linux.

Os jogos é a maior delas, e por cada jogo em que há 20% de users linux, encontram-se 200 em que nem 2% existem.

Antes de mais, parabéns pelo blogue, que sigo há já uns tempos, mas nunca comentei...

Não discordo totalmente do facto de que (algumas) distribuições Linux podem ser bons SO para desktop. Contudo, o teu argumento é falacioso.

Os utilizadores de Linux, muito provavelmente, não passam realmente de 1% da população mundial, e ainda assim não há nada de estranho em haver 21% de votos de pessoas que jogam em Linux o ETQW. Porquê? Bem, é simples, porque esses 21% correspondem a 2478 votos dos 11959 votantes. Quantos utilizadores de computadores existem? Muitos mais. No universo de utilizadores de computador (incluindo os que jogam o ETQW mas não votaram e os que não jogam esse jogo nem nenhum -- que serão uma grande maioria), esses 21% Linux são como uma migalha, míseros 0.00001%...

Além de que podemos sempre pensar: qual é o público de um site como o da tua fonte? Serão sobretudo geeks conhecedores de tecnologia, jovens e capazes de lidar com Linux e a, por vezes incontornável, linha de comandos entre outras questões que exigem um conhecimento mais técnico, que não acontece noutros SO, e portanto, pessoas que usam o linux...

Para mim, um bom argumento de que o Linux é um bom SO para desktop e para os comuns mortais que não percebem, nem querem perceber, nada de informática a não ser o básico (ouvir música, guardar fotos, ir à net e escrever umas coisas) conseguirem fazê-lo sem complicações em Linux, era pessoas como a namorada deste tipo, não terem grandes problemas em fazer o básico: http://contentconsumer.com/2008/04/27/is-ubuntu-useable-enough-for-my-girlfriend/ (e parece que não estamos muito longe desse momento...)

Cumps.

Sinceramente acho este valor de apenas curioso e claro que não representa o universo Linux.
Mas mesmo assim é interessante ver tantos jogadores a usarem a plataforma Linux que ainda há pouco se dizia não prestar para jogos...

Em 2003/2004 também tive uma fase onde eliminei o windows do desktop principal e comecei a usar gentoo.

Nessa altura andei a jogar o Max Payne 1 e como passei a usar apenas Linux instalei o cedega (na altura acho que era winex?) para o poder jogar.

Curiosamente, tenho 99% de certeza que o jogo estava mais fluído em Linux do que em Windows mesmo estando a correr por cima do winex!

É claro que quando digo isto às pessoas a maior parte diz "não pode ser porque é 'emulado'".

Bem, e se relembrarmos o facto de que as funções directx no winex são todas substituídas por código NOVO feito para o projecto winex? Isso explica muita coisa ;o)

Fiquei agradavelmente surpreso ao ver que o jogo funcionava! Pena é que os mais recentes nem sempre funcionem...

Para mim isso não é um problema porque, geralmente, fico mais entusiasmado com jogos mais antigos e para jogar MESMO temos as consolas!

Continuo a não perceber porque raio as pessoas têm a mania de querer jogar no PC e dizerem que "a verdadeira gaming station é no pc".

Comparem quanto gastam para conseguirem sempre correr os últimos jogos! Eu na PS3 e Xbox 360 jogo QUALQUER JOGO que tenha acabado de sair sem ter de andar a fazer upgrades parvos (e os gajos ainda vão demorar a chegar ao ponto onde têm de eliminar na resolução e algumas coisas para as consolas aguentarem - o que justificaria a utilização de um pc) :oP

Cheguei a esta brilhante conclusão quando comprei a minha primeira xbox 1. Na altura custou 200 euros e tem um cpu a 700mhz e 64ram.

A primeira coisa que pensei foi: onde raio consigo eu com este hardware correr estes jogos espectaculares (como o Burnout 3!)?

Hugz,
Luís

Eu sou um grande fã do ETQW, e até os ajudei a debugar algumas coisas quando o jogo foi lançado (o raio do traffic shaping da netcabo que estava sempre a mandar o jogo online abaixo.)

Foi um dos últimos jogos que comprei por 2 motivos:
1) por nao ter nenhum sistema DRM (usa apenas um codigo para te identificares online, e nem sequer precisas do DVD no drive.)
2) Por suportarem Linux.

Pode representar ainda uma minoria... mas saber que quando disser adeus de vez ao Windows se tem jogos desta categoria em Linux... abre boas perspectivas.

"Windows tem, neste momento, muitas vantagens em relação ao linux."
Muitas?
Quais?

Engraçado é notar que a validade de um argumento funciona para um lado e não funciona para o outro. Certo, existem "milhentos" jogos para Windows, e então?
Usando o mesmo argumento que foi usado em relação ao "Linux" - o que é que isso interessa quando mais de 97% dos jogadores a nível mundial jogam efectivamente uns míseros 0,1% dos títulos?

Outra curiosidade que alguém que utiliza o "Linux" parece ter esquecido é que a grande maioria desses jogos também podem ser jogados em "Linux".

Só para dar uma de graça - tenho uma sala onde se joga apenas o WOW e CS. Que SO correm esses computadores?
"Linux".
Quem é que vem cá jogar?
Toda a gente e todo o tipo de utilizadores. Nunca ninguém deu pela diferença e alguns ficam parvos com a velocidade com que o CS corre em "Linux".
Estou apenas a falar de dois simples jogos mas quem tiver curiosidade pode dar uma vista de olhos só para ver de quantos jogadores estou a falar a nível mundial e já agora qual a percentagem que estes jogadores perfazem!

Só para acabar, uma notícia em 1ª mão - já está confirmado que a VALVE irá sair com um Steam Client para Linux para o jogo Left 4 Dead. E poderá eventualmente acontecer na mesma versão que será posta à venda ou seja, quando se comprar o jogo este correrá quer em Linux quanto em Windows.

É precisamente esta a diferença - não é o Windows que é muito superior mas sim os fabricantes que apenas faziam jogos para Windows. Quando os fabricantes começarem a fazer jogos para Linux e Mac ao mesmo tempo que fazem para Windows gostaria de ver qual era a superioridade ou melhor até sei onde esta moraria e com toda a certeza não seria do lado das janelas, não.

Só para terminar - existem muitos jogadores, sim, que usam muitos jogos, sim, mas usar não é pagar e é vê-los nas parteleiras a apanhar pó. Quais são os jogos que se vendem mais?
Ah!, são para as consolas...
Ainda gostava de ver todos esses jogadores a pagar por esses jogos que correm no Windows. Se retirarmos os cerca de 87% de pirataria lá se vai a média do outro que nem sequer um comentário merece...

@Luís Silva:
Podes ter a firme certeza que alguns jogos ficam mais rápidos quando correm em Linux, principalmente os que usam OpenGL. Noutros casos pode acontecer mas como a tecnologia da M$ é proprietária e não se lhe pode tocar a vantagem está sempre do lado do monopólio.
Experimenta ir a uma sala com um servidor e respectivos clientes "Linux". Se optares pelo CS compara com alguma outra sala com Windows. E repara que sequer falo no hardware porque aí...

@braço.

Afastando-me um pouco do post original, a verdade é que os jogos no PC trazem um problema óbvio de performance que começa no Sistema Operativo.

Um pc tem, tipicamente, um sistema operativo "genérico", orientado a mil e uma tarefas (pode ser um servidor, uma workstation, uma pseudo consola de jogos, etc).

O problema disto é que, ao contrário das consolas, existem muito mais camadas (ou pelo menos MUITO mais pesadas) entre o jogo (software) e o hardware!

Mesmo que o número de camadas seja o mesmo, temos sempre o facto de que um PC hoje em dia é multi tasking e, por essa mesma razão, necessita de fazer 1001 tarefas ao mesmo tempo e comunicar com 1001 periféricos diferentes.

O tempo de boot é enorme e quanto mais tretas temos instaladas pior fica.

Esta é outra grande vantagem das consolas já que é só fazer boot e estão prontas a usar, de imediato, sem instalações (oh k, dispenso os comentários sobre as instalações dos jogos da ps3 :oP) e se crashar é só fazer reset!

Ah, além disto tudo temos a certeza de que qualquer jogo que compremos irá funcionar naquela consola (sem stresses e problemas obscuros)!

Em suma: para que raio se continua a usar um pc para gaming? A única razão que vejo é o pessoal dos FPS que não se ajusta com um gamepad em vez de um teclado e rato (concordo que é muito diferente jogar com ambos). Isso é que devia ser a grande evolução das consolas: periféricos extra para esse tipo de jogadores!

Hugz,
Luís

Meus amigos a M$ tem o DirectX. Obvio que não o havia de liberar só para serem uns gajos fixes. É uma empresa!!! Acordem para o mundo.
Sim para jogar jogo numa Xbox, uma vez que não tenho windows nem acho bom investimento usar um pc para jogar. Que tal um post neste blog sobre a Xbox? Ou só o que de mau sai dos lados da Redmond é que é noticia. Ou então era bom o monopolio criado pela Sony.

Abraços.

Sobre a xbox? Essa caixa repleta de DRM e cheia de software proprietário? Não vejo porque haveria de falar (bem) dela num blogue onde se cultiva o opensource e a partilha de conhecimento.

... nem por correr o XBMC? :)

Assim já muda de figura, mas nunca usei nem tenho conhecimentos sobre isso para dar uma opinião escrita... :)