14 novembro 2008

Docas e docks para Linux

Foi com o NeXTstep que apareceu a ideia ou conceito de "Docks" num sistema operativo aquando da versão 1.0, já no milénio passado. Mais tarde como quase todo o código do NeXTstep foi usado no OpenStep e posteriormente no OS X, tornou a "Dock" uma das funcionalidades mais original e interessante do OS X, e que se tem mantido até os dias de hoje. Em 2003, a Sun Microsystem lançou o Looking Glass com uma "Dock" escrita em Java e o seu aspecto 3D foi roubado segundo alguns fanboys, copiado segundo outros, para o sistema operativo da Apple. Mas a verdade é que a Apple comprou a NeXTstep ( que foi fundada pelo Steve Jobs) que foi quem desenvolveu o conceito de "Dock". Entretanto a Apple patentiou a "Dock" para o Mac OS X após uma espera de nove anos.

Quanto ao Linux, várias "Docks" já apareceram e duma maneira ou doutra, tentam imitar a popular "Dock" do Mac OS X. O certo é que há Linuxusers que gostam delas, outros que as odeiam porque imitam algo doutros sistemas operativos, mas isso é o pão de cada dia com o Linux... Entretanto existem já pelo menos duas distros de Linux que usam "Docks" por omissão: o gOS e o ZenWalk.

Também conhecido pelo AWN, é talvez a "Dock" mais usada pelos utilizadores de GNU/Linux, e também a mais parecida com as funcionalidades da "Dock" do OS X. Mas o AWN exige que se use um ambiente 3D como o Compiz Fusion, e por isso é passível de não funcionar correctamente noutros ambientes sem 3D.



Tal como o AWN, o Cairo-dock requere um ambiente 3D para que se possa experimentar o melhor dos seus plugins disponíveis. Quanto à personalização, este Cairo-dock tem mais opções que qualquer outro produto semelhante.



A tal "Dock" que é usada no gOS, inicialmente desenvolvida pelo Enlightenmente DE, mas que trabalha noutros ambientes de trabalho.



Uma "Dock" super-leve e simples sem grandes dependências e opções. Se estiveres interessado numa simples "Dock" que te faça o trabalhinho, é desta que precisas.



Baseada no motor Akamaru, a Kiba-dock é a única que se tornou numa "Dock" acidentalmente enquanto se trabalhava noutro projecto. A instalação é mais complexa e não se recomenda a iniciados, além de que depende também dum ambiente 3D para que os seus efeitos funcionem.




Agora é uma questão de escolheres qual a "doca" que se adequa ao teu Linux e personalizar a gosto. Dois exemplos de "docas" diferentes em dois ambientes de trabalho para vos inspirar, são o que vos deixo para término deste artigo.




Fonte e printscreens 1 e 2.

15 comentários:

Há também a Wbar

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-e-usando-a-Wbar-(para-Ubuntu-Linux-e-outras-distros-baseadas-no-Debian)

Eu a "doca" comunista, a do Avant :P

Abraço,
BL

@egcl

Não é a mesma que é usada no gOS?

"A Wbar, que vem no gOS, instalada e configurada no Ubuntu"
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Ubuntu-Ibex-Beta-com-Wbar/

Não é a mesma que é usada no gOS?

Não. Eles usaram 2 docks.

* No gOS 2.9 Space usaram a dock do Enlightenment (Engage Dock).

* No gOS 3 Gadgets passaram a utilizar a dock WBar.

Recomendo vivamente a WBar para quem não tem o compiz e/ou para quem não quer gastar muita memória com ela. Acho que das docks listadas, é a que consome menos memória.

Gostei dela! Já instalada....

Não há necessidade do Compiz só para executar essas docks elaboradas. Basta ativar a composição de janelas do Metacity (Gnome > 2.22) ou usar o Xcompmgr.

Aliás, o suporte a composição do Metacity tem efeitos bem simples, mas é o suficiente para quem quer poupar recursos ou não tem driver 3D para rodar o Compiz.

Esse recurso pode ser ativado no gconf-editor: apps > metacity > general > compositing_manager

Este foi mais um ótimo artigo.

[]s

Quem usa o XFCE tb se safa sem o compiz, é possível activar o compositor do xfce e ter o Avant-Window-Manager.

Reforço a ideia de ser [mais] um bom artigo :)

Não há necessidade do Compiz só para executar essas docks elaboradas. Basta ativar a composição de janelas do Metacity (Gnome > 2.22) ou usar o Xcompmgr.

Tens razão. Em vez de compiz devia ser mais generalista e dizer compositor de janelas. O KDE3 também tem essa opção já a algum tempo no Control Center (Ambiente de Trabalho->Comportamento de janelas->Translucidez)

boa noite, achei muito bacana este artigo, vou instalar o simdock aqui em casa, e aproveitando o texto, gostaria de pedir o link do wallpaper da terra vista da lua, muito obrigado.

Esse wallpaper não tenho, mas vê lá se isto serve:
http://www.wallpaper.net.au/wallpapers/space/Earth-From-The-Moon-1-1024x768.jpg

Tinha essa simdock mas perde aos pontos para a wbar. Tenta esta ultima tambem.

Muito bom.. não sabia que existiam tantas Docks disponiveis para linux..

vlw o post..

http://www.aprendendoolinux.blogspot.com

Desculpe-me incomodar, eu sou um iniciante em Linux e tenho uma dúvida que por mais que procure na net não encontro solução: Após ter instalado o Avant Windows Navigator, gostaria que este se auto-iniciasse assim que inicio sessão, mas como posso fazer isso? Desde já muito obrigado.

Caro Pedro, se estiver usando o Gnome (ambiente padrão do Ubuntu por exemplo), vá no menu Sistema / Preferëncias / Sessões, clique no botão Adicionar e informe um nome (AWN por exemplo), o comando a ser executado no início da sessão (avant-window-navigator), clique no Adicionar e pronto. O AWN será executado na próxima vez que iniciar a execução.

@pedro
Outra possibilidade: nas preferências da Avant windows Navigator, no separador Geral, basta activar a opção "Automatically start AWN on login".

Muito obrigado.