01 novembro 2008

Firefox imparável

Segundo o XiTi Monitor, o Firefox continua a ganhar a confiança de cada vez mais utilizadores da net, tendo já um share de mais de 30% na Europa. Sem surpreender nada nem ninguém, o famigerado IE continua em queda, quedando-se agora pelos 60%. Surpresa ou talvez não, são os 1,07% que o Google Chrome entretanto conseguiu.


Estes valores referem-se à semana de 22/09 a 28/09....



Neste segundo gráfico pode ver-se que o IE já caiu mesmo abaixo dos 60%, perdendo 5% desde Abril para o Firefox. Serão ainda os efeitos da crise do Subprime? :)




3 comentários:

Que o Firefox vai acabar por chegar ao 1º lugar "brevemente" parece-me que é pacífico. Mas eu ainda fico escandalizado como o Opera tem tão poucos utilizadores! Eu uso Firefox a maioria das vezes, mas quando me aventuro pelo Opera fico chocado como um navegador pode ter tantas funções e mesmo assim ser mais rápido que uma flecha! Também gosto do Chrome, quando não estou em Linux costumo usa-lo e até gosto.

Conclusão: Use o Navegador que quiser, desde que não seja o IE...

O Opera sempre foi um excelente browser, peca por ser software proprietário e errou em manter-se pago antes do aparecimento da Mozilla. Por ser pago, nunca cresceu o suficiente nem marcou a sua posição no share dos browsers. Quando se tornou freeware já foi tarde pois o Firefox tomou para si a posição de verdadeiro concorrente e opositor ao IE

É verdade que o Opera errou em manter-se pago durante tanto tempo. O que muito pouca gente sabe (ou não, sei lá...) é que em ambiente empresarial, nos anos 90, o Opera era rei e senhor. Justificadamente.

Agora que existem alternativas livres, abertas e gratuitas, não percebo porque se continua a utilizar IE em certos meios - como o empresarial por ex.

O facto do Opera ser proprietário, aos meus olhos, em nada o diminui. Assim de repente, parece-me que o Opera é a única excepção.

redtuxer, quanto tempo achas que o Firefox vai demorar a ultrapassar o IE? Eu acho que antes de isso acontecer a Microsoft "arranja um acordo" com a Mozilla...