27 dezembro 2008

Synfig, software livre para animações 2D

Durante muito tempo o software de animação 2D foi dominado pelo software proprietário, havendo poucas e pobres alternativas em software aberto ou software livre. Mas eis que apareceu o Synfig, um brilhante e profissional software, primeiramente desenvolvido pela Voria, uma empresa de animação fundada pelo Robert Quattlebaum.

Em 2004 a Voria fechou portas mas Robert decidiu licenciar o Synfig sob a licença GNU GPL, e foi assim que a comunidade de software livre começou a desenvolve-lo e a usá-lo.

Embora haja outros programas no mundo do software livre que podem produzir animações 2D como o Ktoon ou Pencil através do tradicional "frame a frame", o Synfig de momento não tem programas concorrentes ao mesmo nível porque se baseia em primitivas vectoriais e na sua interpolação no tempo. Isto reduz drasticamente o trabalho na criação de animações profissionais já que se deixa de trabalhar de imagem em imagem, acabando com a necessidade de desenhar cada frame individualmente.

In Synfig, every primitive or transformation is parametrically generated, which gives extreme flexibility during animation and doesn’t restrict artistic expression. Also, those parameters are calculated on a float point basis obtaining smooth results at any size and any frame rate. Additionally it is possible to link any compatible parameter between any two or more different layers, even placed in different canvases or even convert most of the parameters into a mathematically calculated formula, this allows Synfig to produce particle effects, path based brushes, vectors dynamically linked to any place of a curve and other interesting stuff.


Mais pormenores e características podem ser consultadas na sua homepage. Tudo isto faz do Synfig uma grande aplicação embora ainda lhe falte alguns pormenores como o suporte a som ou salvar ou carregar "colour palettes". Há quem considere ou ache que a interface do Synfig seja um pouco esquisita até porque muitas das acções só se encontrem no menu de contexto do botão direito do rato, mas uma vez percebido como funciona, podem confirmar que o Synfig é bastante eficiente

O Synfig está disponível para o Debian desde a versão Lenny e para o Ubuntu desde a versão Feisty. Está também disponível para outras distros de Linux e como é multiplataforma, encontram-se tambem instaladores para Windows, Mac e BSD. Tudo isto e o seu código fonte está na página de downloads do Synfig.

Eis três screenshots do Synfig correndo em Linux, OSX e Windows:

Synfig no Linux

Synfig no MacOSX

Synfig no Windows

Fonte: DPOTD

4 comentários:

Há muito tempo que conheço o Synfig, mas nunca trabalhei muito com ele, é demasiado instável no windows, talvez no Linux seja mais estável.

E leva muito tempo a renderizar(talvez o eu p4 2.6 não seja suficiente lol)

Experimentei e não gostei (o que é excelente para o open-source, sinal que tem muito por onde evoluir) - não permite productividade quase nenhuma, e usabilidade, coisa muito importante num programa desses, é coisa muito rara - mas tem um factor que justifica isto tudo - o projecto só tem um desenvolvedor, que concordou com todas as sugestões que lhe enviei (e não eram poucas).

instalei o ubuntu studio 8. alguma coisa e o synfig nao abre. Na verdade centenas de programnas nao abrem la. e o pior que to sem internet em casa para organizar tudo.

Ola, preciso de ajuda, instalei todos os pacotes necessários, porém abro o programa e quando ele termina de carregar não abre nada!!!

calebeonline.blogspot.com
Se puder me ajudar, pleace!!