10 janeiro 2009

Já não tenho paciencia para limpar vírus de windows...

Neste Verão lá me caiu nas mãos mais um PC cheio de vírus e outros malwares que vivem e se multiplicam em perfeita harmonia no seu ecossistema chamado Windows. Um PC de trabalho para dois elementos dessa família, mas de puro lazer para um terceiro elemento mais novo dessa família. A verdade é que já me começa a faltar a paciência para arrancar viroses dessa porcaria chamada windows, mas como é um favor e um amigo de anos, lá teve de ser... Ainda insisti para que se cortasse o mal pela raíz e se apagasse a verdadeira causa do problema, o próprio windows, mas porque o Office, e os jogos, e tal e ainda o não sei o quê, lá tive de deixar o windows sem malware. Na altura ainda tirei uns printscreens do que encontrei naquele belo viveiro de viroses, e uma das causas tinha sido a execução duns "mp3" infectados.

virus

Virus2

Semanas depois esse meu amigo voltou a queixar-se que o problema tinha aparecido de novo e com manifestações ainda mais irritantes. Só agora tive oportunidade de o dissecar e voltar a limpar a merda que se tinha desenvolvido junto com o xp. Realmente já se encontrava em pior estado do que da primeira vez que lhe tinha mexido, e a total limpeza teve de ser feita a partir dum LiveCD com Linux já que uma certa .dll teimava em não se deixar apagar pelo Windows. O problema tinha sido a instalação dum jogo e do respectivo crack/keygen que continha vírus.

Trojans

E enquanto limpava o windows de trojans e companhia, percebi que este trabalho era inglório, eu estava a martelar em borracha, soprar contra o vento, porque sei que assim que o começarem a usar, ele já estará de novo infectado de mais malware. É inevitável, impossível não ser assim, é windows e basta!
Já que estava um LiveCD de GNU/Linux na drive e agora havia espaço em disco para colocar um verdadeiro sistema operativo e realmente seguro, lá teve de ser. Bastou uma horinha para o instalar em "dual boot" e meter-lhe mais uns programas e codecs extras para que nada lhe falte. Refiro-me ao Wmplayer e companhia, Compiz, Rar/unrar, Amarok, K3b, criação de mais users, alguns addons no Firefox e embrulha-se o PC para entrega. Tudo isto feito com uma "asinha" do meu parceiro que insistiu ficar na foto.

Tux

Fica aqui o aviso: de futuro não terei tempo para retirar viroses daquele e doutros windows, apenas os chacino e os substitui-o por Linux e darei formação nele.

6 comentários:

Passei pela mesma situação com o computador dos meus sobrinhos, depois da terceira limpeza, removi o Windows e instalei o Fedora 9. Está perfeito até hoje! :D

O pessoal não percebe que o mal tem que ser cortado pela raiz :D
1abraço

Parabéns tenho a certeza que esse senhor nunca mais irá ter problemas e ainda te irá agradecer.

PS: gostei do Tux na última foto, conheces algum sitio onde se venda peluches do Tux?? É que tava numa de enfeitar aqui o meu espaço.

Este comentário foi removido pelo autor.

Por cá ainda não encontrei nenhum Tux dos "oficiais" nem sei onde se compram. Havia uma empresa de cursos de informática que vendia algo da Suse, mas foi há anos, a NHK.
Eu tenho arranjado alguns por aí, acho que um foi no Continente, outro no Aeroporto de Barajas, mas nem imaginas as coisas interessantes que se encontram nas lojas dos chineses ;)

Tenho que ver isso gostava de arranjar um "companheiro" para o meu espacinho.