10 fevereiro 2009

Microsoft Inova

Hoje a ler as habituais notícias sobre tecnologia deparei-me com uma pérola de futura discussão por parte de utilizadores e empresas de Hardware (PC's), na Exame Informática:

A M$ tomou o partido de decidir qual a melhor maneira de gerir as capacidades do nosso computador. Em foco está a estratégia de limitar o Windows 7 Starter Edition (versão base) à execução de apenas 3 aplicações em simultâneo por parte do utilizador, sem contar com software relativo a virus e afins. Esta decisão é voltada à utilização dos famosos netbooks, justificada, segundo o pessoal de Redmond, pelo possível melhor/pior desempenho.

O mesmo artigo apresenta um dado estatístico referente à utilização do sistema das janelas: 70% dos utilizadores tem , em média e em simultâneo, entre 8 a 15 aplicações abertas.

Eu falo por mim. Na minha utilização do sistema das janelas uso normalmente e simultâneamente: 1 ou 2 ferramentas de programação; Win. Live Messenger; Mozilla Firefox; Media Player; Calculadora; uma ou duas aplicações de torrents e ainda o DAEMON Tools (excluindo já o caso extremo em que MatLab e software para imagens ou gravação esteja também em execução...). Em números redondos, em média uso entre 8 a 10 Apps, no mínimo... (o mesmo vejo fazer em colegas com eeePC's).

A empresa de Redmond nega estratégia de mercado para que utilizadores e empresas adquiram versões mais caras... mas até que ponto é verdade?

"Numa máquina a transístores, CPU e RAM são o limite..."

11 comentários:

Na verdade, isto já vem do "Janelas" XP. O Windows XP Starter Edition só podia correr 3 aplicações ao mesmo tempo e tinha uma pequena "marca de água". (pergunto-me se o 7zito terá essa marca também...)

No entanto, esta era a estratégia (falhada desde o conceito) de eliminar a pirataria nos países do 3º mundo. Eles só não pensaram que os utilizadores pensassem: "Epá, posso ter esta versão legal que só corre 3 programas por x euros/dólares//etc ou posso sacar uma versão pirata sem limitações da net de graça".

Agora a Microsoft decidiu que devem dar uma versão com mais opções ao 3º mundo (a Home Basic sem Aero, lá vem mais uma ideia falhada) e por a Starter nos netbooks (que eu nem percebo como pensaram que isso ia ser uma boa ideia).

Eu consigo prever 3 resultados:

- Os fabricantes mantêm-se parvos, põem o Starter, os utilizadores não gostam, a pirataria aumenta (e aí a Microsoft lixa-se).

- Os fabricantes põem o Windows Home Premium, o netbook fica muito caro, e pesado pois depois são proibidos de fazer alterações às definições de fábrica (além de adicionar programas 100% inúteis). O mercado dos netbooks desses fabricantes cai, e eles dizem que simplesmente é um mercado fraco.

- Os fabricantes instalam um Linux especialmente desenhado para o netbook. Dependendo do grau de suporte dos fabricantes e do grau de dificuldade da distribuição, ou os fabricantes dizem ser um sucesso, ou queixam-se que pôr o Linux foi uma má ideia (no entanto, acima, dizem não que foi o Windows, mas o mercado em si que os levou à falência).

Eu cá concordo com a medida. e acho que deviam pôr a versão seguinte aí a pelo menos 1.5x o preço da versão base.
Afinal de contas, se falirem as pessoas já tem uma desculpa para descobrirem o que é um debian, um rpm, uma shell, um Xandros...
Talvez se passe então a falar que as pessoas "utilizam" o computador.
Até lá, as pessoas "mexem" no computador (mas raios, que mania, o computador não é para mexer, é para estar quietinho no sitio e ser usado! E nem pensemos no dia em que realmente "mexerem" na Internet!).
Mesmo no meu maravilhosamente leve 701, costumo ter até 10 separadores no Firefox 3.0.5, uma Konsole, um Pidgin, um Synaptic, por vezes ainda entra ao barulho uma calculadora, um Kate (editor de texto), um oO Spreadsheet, um mplayer, e sei lá que mais!!!
Acham mesmo que no meu nada poderoso (porque não é essa a ideia) celerom 600, só consigo correr 3 aplicações?
Talvez consiga, se apagar aquele programita parvo, o Windows!
Isto sem falar do meu desktop Ubuntizado... ou no meu router com dd-wrt!!
O Windows teve a sua época. Mas ainda não aprenderam a evoluir...

É com estratégias destas que querem vingar?
O mais engraçado é que vejo em fóruns malta a ter as mesmas dificuldades a instalar windows (seja qual) que eu tinha para instalar qualquer distribuição linux em computadores feitos para windows.
As empresas que constroem netbooks já viraram o "bico ao prego" basta ver que só existem duas marcas que vendem o netbook com linux e mais, com aquele desenhinho na tecla "win, super" ou como a queiram chamar.
Só falta mesmo é uma patente para esta tecla...ou será que já existe?

neste momento é mais fácil instalar grande parte das versões GNU/Linux (senão todas)em maquinas 100% feitas para Windows do que o próprio, eu tenho pena de estar preso a um programa que só existe para Windows e não funciona com o wine...de resto para este problema acabar era haver uma revolução ou deitarem uma bomba nuclear em cima da empresa do nosso querido billzinho...

Boa notícia !

Mais um motivo para mudar para Ubuntu. Eu ja uso Ubuntu a mais de 4 anos e não volto para window$ nem que me paguem $$$.

Helder

Esqueçam isso das 3 aplicações no Win 7 Sarter, a MS vai desistir disso tão depressa que vai parecer que essa ideia nunca existiu.

Mas já agora vamos discutir o aspecto técnico dessa questão.
A MS só está tirar valor ao seu produto.
Se alguém quer o poder multi-tarefa que existe por defeito no sistema tem que pagar mais, afinal ele não estão a vender funcionalidades, estão a vender desbloqueios para algo que normalmente vem de série em qualquer SO moderno.
Roubalheira da grande, os fabricantes deviam fazer um pequeno boicote a isto caso se venha a verificar.

@ All

O problema, tal como o artigo sugere, é o facto de o boicote significar uma de duas opções: a primeira em que as empresas optam por uma versão acima e aí pagam mais, ficando obviamente o computador mais caro - isto para aquelas cujas relações protocolares proíbem qualquer mudança de SO; a segunda, seria a mudança de SO, o que implica uma diminuição do preço do computador mas cujo cepticismo social/tecnológico se torna factor proíbitivo? parece umas pescadinha de rabo na boca....

Entre usar um Software vagabundo.O Starter ,e um que eu pouco conheço mas é mais funcional, e mais livre eu acho que é hora de mudar.Abaixo a escravatura destas corporações que dizem o que é melhor para nós.Para ter um software funcional destas corporações paga-se um tubo de dinheiro por um livro de 3 a 4 folhas que não diz nada e um cdR de we$1,50 e a chamada "propriedade intelectual" deles.

A Microsoft gosta de atirar areia para os olhos das pessoas, mas a mim e aos outros utlizadores do pinguim, não enganam eles!Lançaram o windows ME que foi um desastre e redimiram-se com o XP.Agora lançaram o vista que foi ainda pior que o ME e querem redimir-se com o 7...Excelente estratégia, não?Assim acabam por vender mais, uma vez que se o windows ME fosse melhor, o XP não venderia tanto, pois a maior parte das pessoas estariam satisfeitas!A mesma coisa com o 7.Muitos dizem que o 7 ainda ta em beta e pode melhorar muito.Eu reconheço que pode ser verdade, mas também pode acontecer o contrário.O XP beta era melhor que a versão final, embora o SP2 mudasse isso e com Vista foi a mesma coisa!Quando era beta todos me dizim: "caramba, que grande SO!" depois da versão final: "nunca vi um SO tão mau".Se isto já é intolerável, ainda por cima num SO em que nós PAGAMOS BEM CARO, a obrigação da M$ era corrigir o vista, e não vender outro SO com os problemas corrigidos.Agora esta limitação foi a gota de água...Eu so tenho linux no meu pc (Ubuntu 8.10).Estava a pensar meter também o windows para correr um jogo que, infelizmente, não corre no wine, mas agora já não instalo!Não quero ouvir falar mais da M$ que se apodera das pessoas.Já que querem roubar, roubem, mas ao menos disfarcem como faziam até agora!

PS: muitos usam a desculpa "ah e tal sou gamer e só o windows serve".Isso é totalmente falso.Eu também sou gamer e uso Linux, embora todos os jogos que eu tenho instalados (10 no total) não são jogos nativos para Linux, mas sim interpretados pelo wine.E a maior parte deles, por incrivel que pareça, no mesmo pc, corre melhor em wine que no prório windows (eu já usei windows e não volto a usar nem que me paguem)!

pois é... este fds, o portatil do emprego vai ter de viajar até casa...
Só se corre windows nesta casa, e o resultado é que entrou-me aqui um birus que além de chato e incómodo, tem estado a infectar executáveis...
Meter-lhe o disco num adaptador IDE-USB e meter o meu ubutuzinho a limpa-lo...
Buááá
Quanto aos jogos, tenho corrido muitos nativos de linux, especialmente desde que instalei o DJL.