05 março 2009

Novidades do novo Xfce 4.6

Este excelente e leve ambiente de trabalho para sistema "NIX" chegou à versão 4.6 com bastantes novidades. Elas podem ser consultadas no "tour" fornecido no site do Xfce, mas deixo-vos aqui uma síntese e em português.

Foram implementadas novas funcionalidades no Xfdesktop, tais como a possibilidade de seleccionar vários ícones para os remover ou outras acções. Um novo menu de desktop foi criado e que permite manipular ficheiros como já acontecia com o gestor de ficheiros Thunar, permite abrir aplicações, sair da sessão e ainda outras acções.

O Panel sofreu algumas melhorias, o plugin do relógio foi reescrito para que fosse menos glutão nos recursos consumidos e foi implementado um novo relógio para geeks: um relógio binário!



O Mixer de som foi tambem reescrito e passa a usar o Gstreamer. Esta diferença fará com que o sistema suporte mais facilmente múltiplos sistemas de som, bem como ser mais fácil gerir várias placas de som.

Foi melhorado o Gestor de sessões de modo a que a sessão arranque mais rápida, tal como a janela de configurações foi modificada para melhor se gerir as aplicações. O Gestor de sessões irá reabrir as aplicações abertas em caso de crash de modo a que um utilizador não fique pendurado sem desktop, painel ou outra coisa qualquer, como quando acontecia nas versões anteriores.
O suporte para as funções Suspenção e Hibernação passam a estar presentes no Gestor de sessões, finalmente!




O Xfm4 amadureceu, tem agora suporte para múltiplos displays e melhorou a sua perfomance. Agora o Xfm4 é capaz de detectar janelas que deixem de responder ao sistema e oferece a possibilidade de as terminar. Passa a conter um novo menu de acções que permite mover e alterar os tamanhos das janelas e até o Compositor foi optimizado.

O gestor de ficheiros Thunar foi melhorado bem como novos plugins foram incorporados, como o de converter uma imagem num wallpaper através do menu de contexto. Agora ele mostra ícones translúcidos para drives e volumes não montados para que se possam distinguir dos ícones que representam as drives e volumes montados. E agora suporta dispositivos encriptados!


O Gestor de Configurações do Xfce tem novo interface o que permite configurar mais facilmente o desktop. Todos os elementos deste aplicativo sofreram melhorias para tornar também mais fácil o seu manuseamento.

O Finder é uma nova aplicação que vem com o novo Xfce 4.6, e se apresenta com uma interface simples de usar mesmo que seja através do teclado.



Esta versão realmente está tão boa que deixa nos seus autores um sentimento de injustiça. Porque razão a Microsoft que copiou o OSX para o Me2 e agora o KDE para o windows 7, ainda não tenha copiado o Xfce??


Fonte: Xfce Tour

3 comentários:

Porque dava muito trabalho por isso a consumir tantos recursos como os produtos tipicos deles :B É que o Xfce é mesmo muito muito leve!

Bom post! Obrigado pela dica...

Agora resta unir versalidade e ao mesmo tempo leveza.