O novo Xorg e as suas configurações
Algumas distros recentes estão a implementar o novo Xorg 7.4 (núcleo servidor 1.6) o qual tem dado algumas dores de cabeça a muita gente (aqui inclusive) especialmente quando os sistemas são actualizados para a nova versão de Xorg. Em Debian Sid essa alteração está a acontecer ao mesmo tempo que a alteração de KDE 3.5.10 para 4.2.2 o que pode levar a mais confusões de interpretação do problema.
Tive e encontrei referências a problemas com o teclado e mouse; pois bem, estes dispositivos já não se configuram no xorg.conf e são automatizados pelo HAL, a disposição de teclado inicial tomada pelo Xorg é a mesma das consolas tty1 a tty6 (definida em /etc/default/console-setup), depois disso pode ser modificada internamente dentro do gestor de janelas se este tiver suporte para alteração de layout de teclado, como têm o KDE e GNOME.
Em caso especiais, pode-se adicionar novas regras de política ao HAL, que passa por adicionar ficheiros fdi em /etc/hal/fdi/policy... cada caso terá que ser estudado individualmente e há dois exemplos de ficheiros em /usr/share/doc/hal/examples/ (isto em Debian).
O segundo problema que deparei tem a ver com a utilização de drivers alternativas para placas gráficas como as nvidia e ati:
Neste momento não há qualquer necessidade de ter um xorg.conf, pois o Xorg detecta que drivers e definições deve usar, mas no caso de querermos usar uma driver alternativa temos que recorrer de novo a ele. No meu sistema (e provavelmente vai acontecer a outros) todo o conteúdo do xorg.conf foi apagado pela actualização, ficando lá o ficheiro mas vazio. Isto levou o Xorg a passar a usar a driver "nv" em vez da "nvidia", fazendo-me perder as capacidades de OpenGL que tinha.
A solução para isto é voltar a reconstruir o xorg.conf, mas sempre que eu o restaurava com um dos meus backups que tenho dos ficheiros conf, o xorg voltava a apagar tudo... demorou mas descobri (e é esta a principal dica que quero passar) que devemos apenas passar para o novo xorg.conf apenas as secções que queremos alterar. No meu caso apenas coloquei lá a secção do dispositivo gráfico (ou placa gráfica) e funcionou.
Neste momento o meu xorg.conf apenas tem isto:
Section "Device"
#Identifier "Configured Video Device"
Identifier "Card0"
BoardName "GeForce fx"
VendorName "NVidia"
#Driver "nv"
Driver "nvidia"
Option "UseEditDpi" "false"
#Option "Dpi" "105 x 105"
Option "Dpi" "90 x 90"
BusID "PCI:3:0:0"
EndSection
e parece ser o suficiente... já não tenho secções onde definir a resolução no entanto o Xorg leva-me o meu monitor à resolução ideal dele (1680x1050) sem indicações de configuração, no entanto acredito que esta secção possa também ser acrescentada caso necessário.
As secções para dispositivos de entrada (teclado e rato) e que já não fazem lá nada e segundo li nem a secção das localizações das fonts. No entanto pode acontecer que o Xorg apague todo o interior do ficheiro (ou simplesmente o ignore) caso estas secções estejam lá. Se isto vos acontecer, têm aqui uma dica de como restaurar as coisas sem queimarem muito as pestanas.
Abraços
ArameFarpado
6 comentários:
12 abril, 2009 18:54
boas,
tb eu tenho andado a bater com a cabeça para tentar perceber esta nova situação usando para tal a versão minimal cd do ubuntu 8.10.
instalei só a cli, depois instalei apenas o xorg e fluxbox, o X arranca sem problemas mas não tenho rato e nem consigo colocá-lo.
o HAL não é instalado por omissão.
vou agora instalar para ver o que dá!
no entanto a versão debian 5 netinstall apesar de o dpkg-reconfigure tb não funcionar como anteriormente, o rato e o x funcionaram bem, apenas tive de modificar a resolução para a vbox, editando directamente o xorg.conf e acrescentando ainda o dontzap.
http://ovigia.wordpress.com/2009/04/11/dicastips-links-sobre-configuracao-do-xserver-xorg-e-duvida-do-dpkg-reconfigure/
ab
12 abril, 2009 19:15
boas outra vez,
parece que afinal os senhores do ubuntu se esqueceram de colocar como dependencia o hal a quando da instalação do xorg.
agora que instalei o hal o mouse já funciona e não percebo porquê o ctrl+alt+bcksp tb, é só a partir do 9.04 é que está desligado?
ab
13 abril, 2009 01:17
Pois, este novo Xorg tem deixado muita gente a "apanhar do ar"...
Eu postei aquilo que descobri na esperança de ajudar alguém que ande bloqueado com este problema, mesmo não lhe indicando a cura pelo menos serve para encaminhá-lo no caminho correcto, de certeza que ainda ficam muitas dúvidas por esclarecer.
inté
ArameFarpado
13 abril, 2009 08:55
Olá,
Já há algum tempo que não tenho xorg.conf na distro que uso (Arch Linux), com uma placa ati e drivers open-source. Entretanto mudei para um pc no com nvidia e quis por os drivers proprietários.
Solução:
apagar o xorg.conf e correr o utilitário nvidia-xconfig. Este encarrega-se de configurar tudo como deve ser.
13 abril, 2009 10:15
Este novo xorg pode dar algumas dores de cabeça no começo e invalidar centenas de tutoriais existentes na net, nas com o tempo penso que vai facilitar a vida de muita gente :)
É preciso é que as ferramentas que editao o xorg.conf tipo as ferramentas de configuração da nvidia, ati, KDE etc... se preparem para a mudança
13 abril, 2009 18:43
@csousa
o nvidia-xconfig só serve para quem não sabe o que escrever dentro do ficheiro, e mesmo assim pode tornar-se inútil de o xorg resolver ignorar ou apagar o conteúdo do ficheiro xorg.conf
@Porfirio
Concordo contigo, este Xorg facilita muita coisa. O problema é que nesta fase há pouca documentação e práticamente ainda não há ferramentas de configuração para ele.
Enviar um comentário