12 abril 2009

O novo Xorg e as suas configurações

Algumas distros recentes estão a implementar o novo Xorg 7.4 (núcleo servidor 1.6) o qual tem dado algumas dores de cabeça a muita gente (aqui inclusive) especialmente quando os sistemas são actualizados para a nova versão de Xorg. Em Debian Sid essa alteração está a acontecer ao mesmo tempo que a alteração de KDE 3.5.10 para 4.2.2 o que pode levar a mais confusões de interpretação do problema.
Tive e encontrei referências a problemas com o teclado e mouse; pois bem, estes dispositivos já não se configuram no xorg.conf e são automatizados pelo HAL, a disposição de teclado inicial tomada pelo Xorg é a mesma das consolas tty1 a tty6 (definida em /etc/default/console-setup), depois disso pode ser modificada internamente dentro do gestor de janelas se este tiver suporte para alteração de layout de teclado, como têm o KDE e GNOME.
Em caso especiais, pode-se adicionar novas regras de política ao HAL, que passa por adicionar ficheiros fdi em /etc/hal/fdi/policy... cada caso terá que ser estudado individualmente e há dois exemplos de ficheiros em /usr/share/doc/hal/examples/ (isto em Debian).

O segundo problema que deparei tem a ver com a utilização de drivers alternativas para placas gráficas como as nvidia e ati:
Neste momento não há qualquer necessidade de ter um xorg.conf, pois o Xorg detecta que drivers e definições deve usar, mas no caso de querermos usar uma driver alternativa temos que recorrer de novo a ele. No meu sistema (e provavelmente vai acontecer a outros) todo o conteúdo do xorg.conf foi apagado pela actualização, ficando lá o ficheiro mas vazio. Isto levou o Xorg a passar a usar a driver "nv" em vez da "nvidia", fazendo-me perder as capacidades de OpenGL que tinha.
A solução para isto é voltar a reconstruir o xorg.conf, mas sempre que eu o restaurava com um dos meus backups que tenho dos ficheiros conf, o xorg voltava a apagar tudo... demorou mas descobri (e é esta a principal dica que quero passar) que devemos apenas passar para o novo xorg.conf apenas as secções que queremos alterar. No meu caso apenas coloquei lá a secção do dispositivo gráfico (ou placa gráfica) e funcionou.
Neste momento o meu xorg.conf apenas tem isto:

Section "Device"
#Identifier "Configured Video Device"
Identifier "Card0"
BoardName "GeForce fx"
VendorName "NVidia"
#Driver "nv"
Driver "nvidia"
Option "UseEditDpi" "false"
#Option "Dpi" "105 x 105"
Option "Dpi" "90 x 90"
BusID "PCI:3:0:0"
EndSection

e parece ser o suficiente... já não tenho secções onde definir a resolução no entanto o Xorg leva-me o meu monitor à resolução ideal dele (1680x1050) sem indicações de configuração, no entanto acredito que esta secção possa também ser acrescentada caso necessário.
As secções para dispositivos de entrada (teclado e rato) e que já não fazem lá nada e segundo li nem a secção das localizações das fonts. No entanto pode acontecer que o Xorg apague todo o interior do ficheiro (ou simplesmente o ignore) caso estas secções estejam lá. Se isto vos acontecer, têm aqui uma dica de como restaurar as coisas sem queimarem muito as pestanas.

Abraços
ArameFarpado

6 comentários:

boas,

tb eu tenho andado a bater com a cabeça para tentar perceber esta nova situação usando para tal a versão minimal cd do ubuntu 8.10.

instalei só a cli, depois instalei apenas o xorg e fluxbox, o X arranca sem problemas mas não tenho rato e nem consigo colocá-lo.

o HAL não é instalado por omissão.

vou agora instalar para ver o que dá!

no entanto a versão debian 5 netinstall apesar de o dpkg-reconfigure tb não funcionar como anteriormente, o rato e o x funcionaram bem, apenas tive de modificar a resolução para a vbox, editando directamente o xorg.conf e acrescentando ainda o dontzap.

http://ovigia.wordpress.com/2009/04/11/dicastips-links-sobre-configuracao-do-xserver-xorg-e-duvida-do-dpkg-reconfigure/

ab

boas outra vez,

parece que afinal os senhores do ubuntu se esqueceram de colocar como dependencia o hal a quando da instalação do xorg.

agora que instalei o hal o mouse já funciona e não percebo porquê o ctrl+alt+bcksp tb, é só a partir do 9.04 é que está desligado?

ab

Pois, este novo Xorg tem deixado muita gente a "apanhar do ar"...

Eu postei aquilo que descobri na esperança de ajudar alguém que ande bloqueado com este problema, mesmo não lhe indicando a cura pelo menos serve para encaminhá-lo no caminho correcto, de certeza que ainda ficam muitas dúvidas por esclarecer.

inté
ArameFarpado

Olá,
Já há algum tempo que não tenho xorg.conf na distro que uso (Arch Linux), com uma placa ati e drivers open-source. Entretanto mudei para um pc no com nvidia e quis por os drivers proprietários.
Solução:
apagar o xorg.conf e correr o utilitário nvidia-xconfig. Este encarrega-se de configurar tudo como deve ser.

Este novo xorg pode dar algumas dores de cabeça no começo e invalidar centenas de tutoriais existentes na net, nas com o tempo penso que vai facilitar a vida de muita gente :)

É preciso é que as ferramentas que editao o xorg.conf tipo as ferramentas de configuração da nvidia, ati, KDE etc... se preparem para a mudança

@csousa

o nvidia-xconfig só serve para quem não sabe o que escrever dentro do ficheiro, e mesmo assim pode tornar-se inútil de o xorg resolver ignorar ou apagar o conteúdo do ficheiro xorg.conf

@Porfirio

Concordo contigo, este Xorg facilita muita coisa. O problema é que nesta fase há pouca documentação e práticamente ainda não há ferramentas de configuração para ele.