11 setembro 2009

Pelo estrangeiro...

Estive uma semana fora e como queria desenferrujar o meu inglês, tive de ir para o estrangeiro. E realmente onde estive quase só se falava inglês por todo o lado. Também holandês e castelhano se podia ouvir pelas ruas. Português é que era raro, bem que eu podia falar alto na língua de Camões que quase ninguém me percebia!
Nos restaurantes os menus eram quase sempre noutras línguas que não o português, os empregados então não pescavam nada de português! Ou pedia em inglês enferrujado ou então tinha de gesticular. Era comum encontrar bandeiras da Inglaterra, da Irlanda, da Holanda içadas por vários edifícios embora esses edifícios não estivessem construídos nesses países.
Pelas ruas, os letreiros e anúncios de bebidas, comidas, vendas e alugueres estavam quase todos na língua de Shakespeare. As tvs em locais públicos estão quase sempre sintonizadas em canais britânicos e passando futebol com equipas das Ilhas Britânicas, Irlandesas e Holandesas. Por vezes conseguia ver um pouco do jogo da seleção portuguesa quando eles faziam zaping pelos seus canais, e já estava com sorte!

Albufeira


Aaah, nada como fazer um pouco de turismo por Albufeira...

2 comentários:

Sinceramente não entendo o escândalo de não ouvires a língua de Camões nas ruas de Albufeira sendo um local turístico, bem mais escandalosa era a uns anos atrás ires por o Algarve fora e veres placas a porta de lojas, cafés, restaurante e sinalizações escritas em tudo menos em português!

Engraçado é ires a países como franca, bélgica, canada , australia, eua, e entrares em bairros inteiros e parece que não saíste de Portugal, coisa que por cá ainda não acontece!

Este ano fui para albufeira, e também passei por essa zona..faz-me lembrar Espanha, os Ingleses vêem para cá abrir bares e pubs para turistas ingleses e é claro quem fica a perder é o Português, que mesmo assim faz de tudo para cativar a "bifalhada" toda..

"Full breakfest - preçodachina €"
"Menu XPTO XXL - preçodachina €"


http://pedrog.com