06 novembro 2009

Como resolver problemas com o novo Grub 2

Quem já instalou o novo Ubuntu 9.10 tambem conhecido por Karmic Koala, deve ter reparado caso tenha tido problemas com o seu bootloader, que o Grub já não é o mesmo que o das versões anteriores e as dicas para a sua reparação já não funcionam mais. O novo Ubuntu traz o "Grub 2" que vem cheio de novas funcionalidades e respectivas paneleirices bem como novos problemas que tem outros processos de resolução.
Caso tenhas problemas com o arranque do Ubuntu ou outra qualquer distro cujo bootloader seja o Grub 2, eis como resolver, segundo a informação retirada do site oficial:

Primeiro arranja um LiveCD do Ubuntu e arranca o PC por ele. Quando o sistema tiver arrancado, abre o terminal e digita:


$ sudo fdisk -l


Com este comando sabes que partições tens no PC e onde está o Linux instalado, convém agora não esquecer qual a partição! Vou usar a "/dev/sda1" como exemplo. Agora é necessário montar o sistema de ficheiros na pasta /mnt:


$ sudo mount /dev/sda1 /mnt


Se a pasta /boot estiver numa partição separada, tens também que a montar e dou aqui o exemplo de ela estar no "/dev/sda2". Atenção: não te enganes nas partições ou sai merda!


$ sudo mount /dev/sda2 /mnt/boot


Agora monta o resto dos outros "devices":


$ sudo mount --bind /dev /mnt/dev


Agora precisas usar o comando "chroot" para depois poderes usares comandos do "root" sem teres de usar o sudo:


$ sudo chroot /mnt


Chegou a altura de editares o ficheiro /etc/default/grub para reparares o sistema:


$ nano /etc/default/grub


Quando acabares de editar e salvar o ficheiro, tens de executar o "update-grub" para que o ficheiro de configuração seja criado:


$ update-grub


Para instalar o GRUB 2 na MBR, tens de executar o grub-install para a respectiva partição:


$ grub-install /dev/sda


Se encontrares algum erro podes sempre tentar o "grub-install --recheck"


$ grub-install --recheck /dev/sda


Feito? Então pressiona Ctrl + D para saires do "chroot".
Assim que regressares para o terminal, desfaz todas as montagens, começando pelo /dev


$ sudo umount /mnt/dev


Agora desmontas o "sistema root"


$ sudo umount /mnt


Se tudo foi bem feito, podes fazer então o reboot da ordem e entrar normalmente no teu sistema instalado


Nota: se tiveres outras entradas para outros SOs, ao executares o "update-grub" pode aparecer a mensagem "Cannot find list of partitions!". Faz de conta que não viste, assobia para o lado e continua com o que estavas a fazer. Quando arrancares com o sistema volta a executar o "update-grub" e depois o "grub-install /dev/sda" como root.

6 comentários:

bem q podias ter mais tento na lingua, afinal este é um site familiar :\

mas ja agora q problemas são estes q esperas resolver com estes passos??
Ha bugs reportados sobre isto? se sim, quais sao os bugs ids?

Não usei linguagem fora do normal daquela que se usa em família ou em qualquer lugar cristão :)

Que tipos de problemas existem com o antigo grub? Deixa de funcionar, é apagado, instalaram o windows para ver como era e depois o linux vai à vida, etc... Isto são soluções para recuperar e resolver problemas com o grub 2 tal como havia soluções para o fazer com o grub antigo.

Cumps

E quando não se tem o Cd de instalação do Ubuntu 9.10? No meu caso venho atualizando as versões desde a versão 8.04... e fazia muito tempo que não mexia no Grub e quando vi GRUB 2 :( Não teve jeito! instalei uma versão mais antiga em uma pequena partição e através do GRUB 1, acessei minha partição usual e recuperei!

Dei o exemplo do Ubuntu mas pode-se usar outro LiveCD de Linux, a ideia é usar esse livecd para montar as partições do sistema operativo instalado no PC.

RedTuxer

Correção não é GRUB 2 que vem nesse LIXE mas sim GRUB 1.97BETA4 Pior versão que testei até hoje do Ubuntu... Quem sabe na próxima eles tenham mais sorte pq nesta eles perderam foi muitos useres e bateram os recordes dos BUGs...

Abraços.

Esse Grub 1.97 beta é um beta do Grub 2, muito diferente do antigo Grub. Uma boa merda, diga-se de passagem! São 30 segundos a arrancar que torna este Ubuntu uma boa bosta no aaranque. Pode ter muitas coisas interessantes mas no meu caso, completamente dispensáveis.