Caso alguém que costume visitar este blog seja como eu, então provavelmente partilha um problema comigo: o uso vários serviços online, mas sem querer que o navegador os tenha abertos junto com sites normais.
Esta é uma paranóia normal que eu tenho, apesar de confiar no meu navegador, não confio nos sites que visito. Eu uso o Firefox, e no entanto bloqueio Flash, Javascript, e nunca estou em dois sites diferentes se tiver feito login num deles. Isto em conjunto com o hábito de ter sempre os e-mails à mão e de poder dar uma olhadela no Google Reader de vez em quando faz-me a vida difícil.
Resolver o problema dos e-mails é fácil: eu uso Gmail, por isso só preciso de activar o IMAP e configurar o meu leitor de emails - o Thunderbird - para ter os meus e-mails e todo e qualquer site ao mesmo tempo e sem preocupações.
O segundo problema é mais difícil. Apesar de existirem vários leitores de feeds, o Google Reader é o que me mais agrada, principalmente por causa das características de partilha pública (já que não escrevo muito, que partilhe muito de quem tem uma opinião semelhante à minha), entre outras características.
O que tenho usado até agora para o Google Reader é uma aplicação muito prática chamada Prism. O Prism é um navegador sem controlos, feito para que os serviços online possam funcionar como se um programa fossem.
Mas o Prism ainda tem alguns bugs, e começava a chatear-me com o excesso de janelas, por isso, decidi procurar alternativas.
Foi aí que me lembrei de um artigo no Lifehacker com já alguns meses e pensei no óbvio: tal como é possível pôr o Google Wave num separador à parte do Thunderbird, também é possível pôr qualquer outra coisa, como o Google Reader.
Então pus mãos à obra. E aqui está como o fazer:
O Thunderbird 3 tem uma característica nova muito interessante chamada "Separadores de Conteúdo". Estes separadores de conteúdo (feitos principalmente para extensões) permitem mostrar páginas web num separador, e o tal separador é persistente, ou seja, vai continuar disponível mesmo depois de fechar e voltar a abrir o Thunderbird. Para fazer um separador de conteúdo com o Google Reader só é necessário abrir a Consola de Erros (Ferramentas > Consola de Erros) e escrever o seguinte:
Components.classes['@mozilla.org/appshell/window-mediator;1'].getService(Components.interfaces.nsIWindowMediator).getMostRecentWindow("mail:3pane").document.getElementById("tabmail").openTab("contentTab", {contentPage: "http://reader.google.com/"});
Se se preferir outro site em vez do Google Reader, só é necessário substituir a parte carregada pelo endereço do site que se quiser.
O resultado final é este:
Espero ter ajudado e que tenham gostado da dica.