21 Janeiro 2010

Como instalar o Firefox 3.6 no Ubuntu sem complicações

Outra Actualização: Este método de instalar o Firefox 3.6 é agora desaconselhado. O método ideal é através do PPA Firefox Stable Channel Package.

Actualização: Acrescentei instruções para instalar a última versão do Thunderbird e Seamonkey. Também acrescento que esta medida deve ser vista como uma medida temporária até o Firefox 3.6 estar disponível nos backports do Ubuntu ou num dos repositórios oficiais como o PPA da Ubuntu Mozilla Security Team.

Como provavelmente já muitos sabem, o Firefox 3.6 saiu há pouco tempo (não digo uma data específica porque ainda não tenho a certeza se foi ontem ou hoje). Se não sabiam, também é natural, a notícia ainda é fresca e eu sou um maluco pelos standards web, pelos "browsers" e por essas confusões todas.

No entanto, um dilema que vos aparecerá pela frente se usarem o sistema operativo Ubuntu Linux é que este não vos actualizará o Firefox para a versão 3.6 até a nova versão do Ubuntu sair (não sei se o mesmo se aplica ao Debian). Isso é uma chatice, pois o Firefox 3.6 tem muitas características novas e interessantes que podem ser vistas a fundo no site da Mozilla.

De qualquer maneira, eu decidi procurar um bocadinho no Google e na minha memória, e encontrei uma solução muito simples. Esta solução chama-se Ubuntuzilla.

O Ubuntuzilla basicamente é um repositório especial para programas da Mozilla, como o Firefox, Thunderbird e Seamonkey. O Ubuntuzilla tem vantagem sobre os outros sistemas porque se pode actualizar através do gestor de pacotes e não substitui o Firefox, Thunderbird ou Seamonkey oficiais.

Para actualizar o Firefox só é necessário adicionar o seguinte repositório ao Ubuntu:

deb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main

A maneira mais simples é ir a Sistema > Administração > Fontes de Pacotes.

 Depois disso, para autenticar o repositório, abrem uma linha de comandos e escreve-se:

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com C1289A29

Seguido de:

sudo apt-get update

Por fim, para instalar, procura-se pelo pacote firefox-mozilla-build no Synaptic, ou escreve-se na linha de comandos:

sudo apt-get install firefox-mozilla-build

O mesmo se aplica para o Thunderbird e Seamonkey ao substituir firefox-mozilla-build por thunderbird-mozilla-build e seamonkey-mozilla-build respectivamente.

Para pôr o Firefox em Português, dirige-se até aqui (para o caso do Firefox 3.6 em Português Europeu) e reinicia-se o Firefox. Se este ainda não estiver em Português, vai-se a Tools > Addons > Languages, e activa-se o Portuguese Portugal Language Pack.

Para mais informações sobre esta ferramenta fantástica, visitem o site do Ubuntuzilla aqui.

13 comentários:

este n e' o metodo correcto para obter o FF 3.6 uma vez que implica sair dos cuidados da distribuiçao, da equipa UbuntuMozillaTeam e das politicas da distro.
Se nao kerem esperar q seja feito o backport para os repositorios oficiais (a acontecer durante a proxima semana, apos os testes de compatibilidade terem sido realizados), entao o ideal é usar os PPAs da UbuntuMozillaTeam
https://launchpad.net/~ubuntu-mozilla-daily/+archive/ppa

BUGabundo, tens razão, este não é o método correcto, no entanto não é em muito prejudicial pois a instalação destes pacotes é feita em locais diferentes da instalação oficial do Mozilla Firefox/Thunderbird/Seamonkey. A única coisa alterada é o executável da pasta /usr/bin, e os executáveis originais são preservados com o sufixo ".ubuntu".

Eu prefiro antes usar o PPA da Ubuntu Mozilla Security Team, disponíveis no Launchpad. Mas como o Firefox 3.6 não foi ainda disponibilizado lá, e eu não gosto de usar PPAs diários, optei ao invés por sugerir esta alternativa.

Para alterar o idioma para portugues Brasil segue link:

http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/3.6/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi

Boa Tarde.

Eu instalei o thunderbird 3.0.1 (thunderbird-mozilla-build) através do ubuntuzilla, tal como se encontra indicado no post.

Depois de ter sacado o language pack pt-pt que se encontra no site http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/thunderbird/releases/3.0.1/linux-i686/xpi/
instalei-o através do add-on do thunderbird.

No entanto nenhuma alteração foi efectuada, uma vez que após reiniciar o programa, tal como pedido, o mesmo continua em inglês...

Alguém me sabe dizer como resolver este problema?

André Nascimento

André, para por o Thunderbird a funcionar em Português vai-se a Edit > Preferences > Advanced > General > Config Editor. Procura-se pela chave "general.useragent.locale", edita-se esta para "pt-PT" e reinicia-se o Thunderbird. Esta medida também deve funcionar para caso a medida descrita no artigo não funcione no Firefox ou Sunbird.

Espero ter ajudado!

José Pedro:

Funcionou perfeitamente!!! Muito obrigado pela dica.

Apesar de ser um utilizador ainda muito recente do linux, na sua distribuição Ubuntu 9.10, tenho de reconhecer que é impressionante a disponibilidade de todos os "experts" na matéria em resolver os problemas dos iniciantes.

Assim vale a pena. Muito obrigado e bom fim de semana :D

André Nascimento

O PPA oficial para a release é:
https://launchpad.net/~mozillateam/+archive/firefox-stable
vai estar disponivel em 12h

BUGabundo:

Há algum PPA oficial para o thunderbird 3.0.1?

@andre esta foi a resposta q obtive:
(04:49:02 PM) micahg: BUGabundo: hopefully early next week

Obrigado pela informação BUGabundo.

Bom fim de semana

Precisei instalar uma outra extensão para concluir a troca do idioma da interface.

Como não descobri como fazer um trackback para seu blog, fiz um post sobre o assunto.

Parabéns pelo blog. Muito obrigado.

Sensacional. Muito bom, sua explicação foi bem elucidativa. Finalmente consegui atualizar o Seamonkey.

Obrigado.