22 Outubro 2010

Broadcom STA Wireless drivers no Ubuntu 10.10

Este post é uma dica para a "geral" e um "remember" para mim, em particular. Tive algumas dificuldades em configurar o sistema wireless no HP G62 A40 com o Ubuntu 10.10 Maverick, embora o wireless funcionasse na perfeição em modo LiveCD com os drivers proprietários. Tentarei explicar como o fiz nas duas situações.

Em modo LiveCD basta aceder a Sistema > Administração > Drivers Adicionais e activar o Controlador Broadcom STA para que o chipset BCM4313 usado no sistema wireless deste HP funcione na perfeição:


Após o Ubuntu Maverick instalado, o sistema wireless deixa de funcionar por conflito entre os drivers instalados. Tentando o mesmo processo de activar o driver proprietário como acima mencionado, dá erro e aponta-nos para um ficheiro de log do joker. Ou seja, dá merda!
A solução que arranjei foi procurar no Synaptic por todos os pacotes instalados relacionados com Broadcom e desinstalei-os. Reboot na máquina e instalei os pacotes abaixo. Novo reboot e voltei à carga com os drivers adicionais (Sistema >Administração>Drivers Adicionais) e então, o Ubuntu consegue ir buscá-los sem o tal erro. E só assim deu, pois doutra maneira aparecia sempre o tal erro do Joker!



E mais um pequeno conselho: não tentem instalar os drivers proprietários da ATI/AMD se não quiserem ficar sem o X a trabalhar...

0 comentários: