05 dezembro 2012

A ZON impinge serviço da Hotmail aos clientes




 
A ZON (antes Netcabo) ainda tem servidores próprios de email os quais estão em fase de serem desactivados, e têm estado a migrar todos os serviços de email do domínio @netcabo.pt para servidores da Hotmail.
Quem quiser comprovar e já tiver a sua caixa @netcabo.pt ou @zonmail.pt migrada para a chamada “Nova Plataforma baseada no Windows Live” pode fazê-lo da seguinte maneira:
Ao invés de ir ao portal
https://webmail.netcabo.pt
tente o portal
e insira lá as credenciais de autenticação de uma caixa @netcabo.pt
verá que tem acesso tal e qual como se tivesse acedido pelo portal webmail da netcabo.

Este conselho é para quem não usa a internet apenas para brincar e recebe “coisas sérias” como facturas e outras coisas importantes pelo email:
Ter o correio na hotmail é quase como tê-lo publicado num expositor público... o portal da hotmail sempre foi “manhoso” no que toca a segurança e privacidade. Como é obvio, não vou ensinar aqui como se lê correio alheio na hotmail, essa informação está disponível nas “zonas” do costume onde se pode encontrar muitas outras coisas que a maioria esmagadora das pessoas que usam internet nem sonham ser possível.
Eu próprio aprendi um truque facílimo (que me mostraram) de entrar em caixas hotmail sem a password, truque esse que baseava-se na exploração de um defeito na caixa de texto onde é suposto escrever-se a palavra-passe... este defeito esteve presente na hotmail durante anos até que alguém o corrigiu, só que não corrigiram todos os defeitos daquele portal/servidores.
A maioria dos utilizadores da MSN têm as suas contas MSN associadas a caixas da Hotmail (a própria Microsoft empurra os utilizadores para isso mesmo), e eu conheço vários adolescentes que se divertem a entrar na MSN pela conta de um outro amigo ou inimigo e arranjar confusões... e para entrarem na MSN pela conta de outro é preciso a password do outro, a qual dizem ser “fácil” de conseguir no portal da Hotmail explorando falhas na operação de recuperação das passwords que este portal possui.
Também conheço pelo menos duas pessoas que tiveram as suas contas Hotmail/MSN alteradas por outras pessoas.
Por tudo aquilo que já tive provas do que se consegue fazer na Hotmail, desde ler o correio sem a password até mesmo adquirir a password alheia, acho que posso afirmar que a Hotmail é um recreio para adolescentes que se julgam hackers tal como a rede undernet do IRC é um campo de treino para iniciados a hackers onde era tão fácil experimentar qual nuke desligava qual modem ou derrubava qual firewall.

A ZON ao estar a “obrigar” os clientes a usar estas caixas que podem até ter o domínio netcabo.pt ou zonmail.pt mas que estão nos mesmos servidores da hotmail, está a colocar em alto risco a privacidade dos clientes. Não estou a dizer que os antigos servidores da netcabo eram seguros, mas pelo menos esses não tinham defeitos de segurança conhecidos e publicados nas zonas obscuras da internet. O cliente ZON ao ter uma caixa destas poderá não ter problemas até um dia que alguém “engrace” com a sua caixa de email.
Com esta atitude, a ZON está literalmente a meter excrementos no prato para os clientes comerem. Se ponderarmos que a ZON recorre a um serviço gratuito e considerado por muita gente como medíocre para preencher um serviço que é pago pelo cliente, concluímos o quê?
Quem quiser caixas de hotmail pode sempre criá-las na página da hotmail, se alguém cria ou criou caixas da netcabo é porque não quer ou não queria a hotmail... mas a ZON quer que os clientes comam hotmail à força.

No caso de preferirem usar um cliente POP3/SMTP em vez de usarem a interface Web para usarem este serviço de email, então a coisa complica-se mais:
De modo semelhante a muitas outras incompatibilidades e conflitos criados propositadamente pela Microsoft, os servidores POP3 e SMTP funcionam muito mal com clientes não-MS... tive várias dores de cabeça a usar a nova plataforma de email da netcabo com o Thunderbird, kmail e evolution... pareceu-me que os protocolos usados não são 100% standards e estão afinados para o programa de mail do Windows Live... para quem não usa Windows, esta nova plataforma é um autêntico lixo.
Outra situação muito errada com estes novos servidores e o serviço POP3, é que pensando que estamos a transferir todo o correio para o nosso disco e ele fica apenas no nosso disco dentro do nosso computador como é comum numa relação cliente/servidor POP3, isso não acontece nas novas caixas da netcabo: Nas definições na caixa (apenas acedidas pela interface web) se escolhemos que fiquem cópias dos emails ao serem descarregados por POP3, estas cópias ficam numa pasta chamada POP, e se escolhermos que não queremos que fiquem cópias nenhumas, então estas ficam na pasta do Lixo, mas ficam sempre cópias desnecessárias que poderão ser lidas por outras pessoas e no mínimo ficam a ocupar espaço e chegam a provocar que a caixa fique “cheia” e atrofiada. Não consegui configurar o serviço de modo a não deixar cópias após uma descarga POP3.

Resta dizer que com isto a ZON caiu a pique na minha consideração.

ArameFarpado

0 comentários: