09 abril 2006

Down with DRM


Um tal senhor da RealNetworks, de nome Jeff Ayars e que é vice-presidente da dita empresa, veio dizer na Linuxworld que o linux precisa de suporte DRM para que tenha sucesso nos consumidores. E caso não o faça, ou seja, caso não adicione suporte a tecnologia de restrições de cópia, o linux arrisca-se a ser excluido do mercado, deixará de fazer parte das plataformas de entertenimento, ficando o linux reduzido a servidores e aos negócios, o que desgostará os utilizadores de linux que querem tecnologia de multimedia. Disse tambem que o windows vista está a implementar uma grande quantidade de tecnologias de direitos digitais tais como Protect Media Path, Protect Video Path e Protect User Mode Audio. Diz ele: "Eu gostaria que o linux tambem fizesse o mesmo." E continua dizendo que gostaria que o linux deveria ter incluido o suporte do DRM no sistema operativo. Continua o tipo dizendo que a Linspire, Novell ou a Red Hat estão interessados na tecnologia DRM como, caso seja mesmo verdade, eles fossem os representantes do linux. Quanto ao Linspire, uma distribuição de linux paga, Tom Welch que é chief technical officer ou o que quer que isso seja, considera realmente isso, mas ... quem usa linspire, sem serem alguns americanos....

Sinceramente gostava de saber de que planeta veio este otário e se pensa que alguem que goste de queimar uns cds de música, ou gravar um filminho num dvd, iria gostar que o seu pc o impedisse de fazer isso!
Parece que o tipo ainda não percebeu que as pessoas que usam o linux, o usam porque QUEREM ter a liberdade de puxar pela maquina para fazer o que o utilizador desejar! O utilizador de linux EXIGE TER O CONTROLE do software que tem no seu pc! Será que ainda não percebeu que um utilizador JAMAIS aceitará que seja o software a mandar no que o utilizador faz??

E esta opinião não é só minha, a Free Software Foundation Europe (FSFE) contra-ataca e diz que não são os utilizadores que querem o DRM, são as editoras de musica e filmes que querem.....Diz tambem que os consumidores (todos, não apenas do linux!) já mostraram claramente que NÃO QUEREM restrições ao uso de media pelo DRM. O senhor George Greve, presidente da FSFE diz: " O caso do rootkit da sony mostrou claramente que o DRM não é aceitável pelos utilizadores, e que não haverá sucesso com o negócio do DRM. O iTunes da apple permite às pessoas que gravem as suas musicas em vulgares cds, que depois podem ser re-encodados para serem partilhados facilmente. O Emusic.com oferece faixas de audio limpas sem restrições. Nenhuma plataforma de DRM consegue chegar perto de nenhum destes (itunes e emusic) em popularidade.

Fontes: ZDnet

0 comentários: